Escrita pelo filósofo inglês Thomas More, a obra “Utopia” define a sociedade como perfeita, equitativa, ausente de conflitos e problemas. Conquanto, quando se observa o uso de agrotóxicos e seu impacto na sociedade moderna, verifica-se que esse mundo ideal de More está impossibilitado ser alcançado, uma vez que a realidade está totalmente oposta ao que o autor prega. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas ambientais e humanas, torna-se premente analisar os principais impactos dessa problemática.
Em primeiro lugar, é relativo pontuar que o uso indiscriminado dessas substâncias químicas também conhecidas como defensivos agrícolas, deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Devido à falta de atuação das autoridades, nos seres humanos, esses produtos representam a terceira maior causa de intoxicação do país. Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), 1,5 milhão de trabalhadores rurais estão intoxicados no campo. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Outrossim, destaca-se a falta de fiscalização como impulsionar do problema. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Diante do exposto, para o consumidor o perigo está no prato. Diversos produtos chegam à mesa com resíduos acima do permitido ou com substâncias químicas proibidas. No meio ambiente, os agrotóxicos contaminam o solo e água, além de atingir alguns animais.
Infere-se, portanto, que a conscientização do uso de agrotóxicos é um grande desafio no Brasil. Dessarte, faz-se necessária a atuação do Ministério da Agricultura através de campanhas na mídia, como redes de TV e Internet, no intuito de promover o incentivo à produção orgânica, e o uso de agrotóxicos somente em condições necessárias e permitidas. Outra iniciativa, sobretudo, é a implementação de leis e punições mais severas pelo Poder Executivo, e que sejam rigorosamente fiscalizadas pelo Poder Judiciário, por intermédio da Polícia Ambiental. Desse modo, poder-se-á criar um legado que More pudesse se orgulhar.
TamiresPereiraSantos
Gostei de seu tema sobre o uso de agrotóxicos, mas na atualidade percebe-se que as entidades está deixando a desejar quanto ao uso, está muito liberal cada vez mais as pessoas estão fazendo uso de produtos fortes que afeta a vida dos seres humanos, e muitas vezes somos obrigados a consumir alimentos contaminados por estes, que futuramente pode causar problemas de saúde.
[email protected]
Primeiramente queiria parabenizar pelo uso do da obra utopia de mor, vc soube esclarecer bem os seus objetivos e conseguio implementa na redação as coisas necessárias . De forma subjetiva e Clara . O desenvolvimento está bem colocado e com as correções devidas. Acho que vc perderia ponto no fator ortográfica mas vc conseguiria fazer o total de pontos de 920 pontos
Gusta3456
Sua redação foi bem elaborada. Respeitando os direitos humanos
A estrutura do texto dissertativo argumentativo
Expondo muito bem suas ideias
Conclusão muito bem feita assim como o desenvolvimento e a introdução
Utilizou muito bem os comentarios enriquecedores !!! Acredito eu que ganharia entre 850 a 950
Eu n sou nenhum profissional, muito pelo contrario, sou aluno do terceiro ano do ensino médio e estou muito orgulhoso da sua redação
Meus sinceros parabéns !!!!!
mari loudes
Olá Luis, Sua introdução foi objetiva principalmente citando UTOPIA, de Thomas More preenchendo o primeiro requisito ANATOMIA DA DISSERTAÇÃO.
Utilizou uma forma culta.
Sua contextualização do assunto foi abrangente,colocando o problema e dando a sua solução.
Uma tese com visão singular de acontecimentos e dos efeitos de agrotóxicos em nossa vida.principalmente em nossa “mesa”.
Continue aprimorando suas idéias,e fazendo redações como esta, muito boa.!
LeoGuedes
Olá!
Sua redação está ótima! Destaco fatores positivos:
– Uso correto dos conectivos.
– Vocabulário rico.
– Boa contextualização.
– Excelente intervenção.
Não achei motivos para descontar pontos. Porém, a banca sempre encontra hahaha
Acredito então, que ganharia 920 ou 960.
Parabéns!!!