Na série “Anne witch an E”, retrata-se a história de uma garota órfã, que é adotada por engano, por ela não corresponder os requisitos da família, eles pensam em manda-la de volta para o orfanato. Apesar de ser uma ficção, hodiernamente é o cenário de muitas crianças órfãs, que por conta da alta exigência, não conseguem encontrar um lar. Dessa maneira, é necessária a análise concreta da problemática, com ênfase na burocracia estatal e nas raízes históricas escravistas, que trazem contornos específicos ao mal-estar da sociedade.
Sob esse viés, urge citar a burocracia estatal como promotora desse problema. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, no Ceará, cerca de 450 pessoas estão na fila para adotar uma criança. Nesse sentido, percebe-se que por causa dessa questão burocrática, muitos jovens perdem de serem adotados por uma família, visto que as pessoas acabam desistindo do sonho de adotar um filho por conta da demora. Desse modo, faz necessária reformulação dessa postura estatal urgente.
Ademais, pode-se citar o preconceito como promotor desse óbice. Segundo Albert Einstein, “É mais fácil desintegrar um átomo, do que acabar com preconceito”. Seguindo essa linha de raciocínio, em uma sociedade que é marcada pelo racismo, o processo adotivo se torna mais difícil, uma vez que, a maioria prioriza crianças brancas. Dados disponibilizados pelo conselho nacional de justiça, afirma que cerca de 89% dos jovens negros e pardos permanecem nos orfanatos. Este cenário advém do escravismo, que trouxe o racismo para a sociedade, e faz com que até hoje muitos pense dessa forma. Destarte, tudo isso é tarde a resolução desse empecilho, já que o estigma presente no corpo social traz consequências para adoção brasileira.
Em vista disso, percebe-se como é difícil a adoção no país. Por conta disso, para combater esses empecilhos, a grande mídia deve, através das ficções engajadas, por meio da TV nacional, promover filmes e séries que mostrem famílias, que possuem filhos adotivos, mostrando que a família de coração também é válida, com o intuito de que pais e mães se interessem mais pela adoção e, assim mais crianças terão seus lares e conseguiram uma boa família para viver. Feito isso, poderá observar se um país em progresso, e a realidade vista em Anne ficará restrita á ficção.
Mihss
– Achei muito bom o modo como você relacionou a série com o tema proposto.
– Pude notar alguns erros gramaticais, como no trecho “muitos pense”.
– Algumas palavras foram usadas sem necessidade, como “se” na última frase do último parágrafo.
– Parabéns pelo texto, você teve um ótimo desenvolvimento!
Ângelo.
Olá! De acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Percebi erros de concordância e de pontuação, procure melhorar isso.
C2: 200
Não fugiu do tema em nenhum momento! Parabéns!
C3: 160
O D1 está muito superficial. Repertório improdutivo! O D2 está bom!
C4: 200
Muitos conectivos! É isso aí!
C5: 160
A proposta está completa, com os 5 elementos, mas você acha que apenas a promoção de séries e filmes é suficiente? Não achei muito firme sua proposta, meio duvidosa.
Nota final: 880
A redação está boa, na minha opinião só faltou uma articulação de ideias no D1 e uma ação da proposta mais firme, ou talvez até mesmo uma 2° proposta. Enfim, é isso! Bons estudos :)
Matheus Oliveira Higo
Olá Camilayyy.
Corrigirei sua redação via “google docs” e lhe enviarei o link por aqui,
Espero te ajudar a aprimorar sua redação.
.
Link para a correção detalhada:
.
https://docs.google.com/document/d/193HxvWL51ZfMduu10gD84ml1jKx9Nb1rA5aF3JcSjWo/edit?usp=sharing
.
Notas por competências:
C1-160: Possui poucos desvios, porém superior a 3, configurando nível 4.
.
C2-200: Apresenta um bom desenvolvimento do tema, por meio de repertórios legimados, pertinentes e produtivos.
.
C3-160: Possui um bom projeto de texto, com autoria. Porém, apresenta falhas no projeto de texto e predominância expositiva em um dos parágrafos.
.
C4-160/200: Aqui, creio que sua nota viria fragmentada (180), pois um corretor lhe daria 200, em virtude do nexos e da fluidez textual, entretanto, outro corretor lhe daria 160, por conta das repetições próximas que podem deixar o texto menos coeso.
.
C5-200 Possui os 5 elementos.
.
Comentário: Gostei muito da sua redação. Sugiro que trabalhe um pouco melhor em sua argumentação e na escolha dos repertórios. Outra dica, leia seu texto em voz alta quando terminá-lo, para que você possa identificar as repetições próximas.
Parabéns pelo texto e, caso precise, pode me chamar :D