Segundo o escritor Setfan Zweig em sua obra literária “Brasil, país do futuro” o Brasil de certo seria uma nação do futuro, com grande desenvolvimento econômico e social. Contudo, a partir da dificuldade dos órfãos serem adotados, no século XXI, é perceptível que esse futuro ainda não chegou.
Primeiramente, é necessário destacar que o processo da adoção é uma vítima de preconceito pela sociedade, de tal forma que se mostra perceptível através da cultural popular, por exemplo, em obras cinemáticas, como a “Órfã”, filme americano de terror, onde é retrata a vida de uma menina recém adotada que se rebela contra a nova família. Dessa forma, inegavelmente esse preconceito é fruto de um pensamento retrógrado, que não enxerga nos adotados filhos legítimos.
Além disso, outro entrave no processo é o custo, por conseguinte de famílias precisarem custear um advogado particular, uma vez que segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, metade dos brasileiros vive com menos de quinhentos reais mensais, sendo assim, para a maioria da população torna-se quase impossível esse gasto. Enfim, é de extrema necessidade a criação de medidas que tornem a adoção acessível à população de menor renda.
Portanto, visando o aumento da adoção no Brasil é necessário que o Ministério da Educação crie o projeto “Adote!”, por meio dele realize campanhas publicitárias na televisão, contendo depoimentos de famílias que realizaram a adoção, e suas experiências positivas com o processo, afim de que o preconceito contra os órfãos seja eliminado. Também deve por meio do projeto fornecer um advogado para os interessados em adotar. Somente assim, a adoção no país poderá, enfim, se tornar eficiente, e os órfãos encontrarão um lar.
cibamorim
Oi! Seu texto é muito rico em todos os sentido! Apesar de ter usado muitas referências, o texto não está pesado em informações, a leitura fica leve. A citação foi bem colocada, e acrescenta muita às falas no texto, as referência se completam, e os dados trazem mais valor ao texto, pois não se trata de opinião, e sim um fato, o que acaba tornando a sua argumentação quase imbatível de refutar! As conjunções no início de cada parágrafo foram bem usadas, e a linguagem está adequada na minha opinião. Parabéns! seu texto foi muito bem escrito! (eu talvez adicionaria algumas informações sobre como a burocracia na hora da adoção é um fator agravante da desistência)