No filme “Tempos Modernos”, estrelado por Charles Chaplin, é apresentada a rotina repetitiva e alienada de trabalhadores durante a vigência do modelo fordista de produção. Assim como as características dessas atividades foram superadas com o decorrer dos anos, a atual forma de trabalho também está sendo modificada com a introdução de tecnologias. Acerca disso, problemas no sistema educacional e a falta de inclusão digital são empecilhos que precisam ser superados para garantir a adequação dos jovens a esse novo mercado de trabalho.
A partir desse cenário, pode-se afirmar que o vigente modelo de ensino está ultrapassado pois, forma indivíduos sem as qualidades que as vagas de emprego exigem. Sob tal perspectiva, o dramaturgo George Bernard Shaw afirma: “O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada”. Nesse sentido, fica claro que para originar profissionais que se ajustem às transformações trabalhistas, o ensino das escolas precisa mudar para estimular a capacidade intelectual, o raciocínio e a interação social. Logo, o aprendizado passivo e distante das vivências dos alunos deve ser substituído.
Ademais, como diferentes profissões têm exigido cada vez mais conhecimentos tecnológicos, a dificuldade de acesso aos meios virtuais é uma barreira para a entrada no mercado de trabalho. Com base nisso, segundo dados do IBGE, em 2019, cerca de 12 milhões de residências não estavam conectadas à internet no Brasil. Dessa forma, nota-se que vários empregos deixarão de existir nos próximos anos enquanto novos serviços surgirão com as tecnologias, porém, em razão da exclusão digital, milhares de jovens não terão a oportunidade de se realocarem nesse contexto. Sendo assim, fica claro que para que todos tenham as mesmas oportunidades nas vagas de trabalho, precisa ocorrer a democratização da internet.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. A fim de adequar o ensino das escolas às novas exigências do mercado de trabalho, urge que o Ministério da Educação realize mudanças na Base Nacional Curricular Comum, mediante a inserção de atividades e disciplinas que desenvolvam as competências imprescindíveis para as ocupações, como: liderança e pensamento crítico. Também, para permitir o acesso às tecnologias, computadores e notebooks devem ser disponibilizados nas instituições de ensino. Só assim, como a sociedade se adaptou ao fim do fordismo, também se adaptará às novas mudanças.
Nildaline Rocha
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução: o ínicio da segunda frase ficou um pouco sem sentido, prefira algo como “Embora esse sistema fabril degradante tenha sido superado ao longo do tempo..” Lembre-se que o uso de um conectivo NO LUGAR ERRADO prejudica a coesão e compromete a C4.
3⁰ frase: novamente o conectivo usado de forma errada. Aqui cabe uma expressão coesiva que demonstre conclusão (assim, desse modo, dessa forma, nesse sentido, nesse contexto, etc.)
Exceto por esses dois deslizes na coesão e 1 na coerência ( vide frase modelo que eu propus em substituição à sua haja vista a incoerência da original)
sua introdução está completa: apresenta repertório sociocultural produtivo e pertinente ao tema, problematização, ponto de vista explícito por meio da tese bem construída e adjetivos que demarcam sua opinião. Perfeito!
D1: “A partir desse cenário…” que cenário? O da introdução? Início arriscado, tome cuidado garoto.
Seguinte: quando você inicia seu parágrafo 1 de desenvolvimento, o conectivo ideal é aquele com a função de relevância (em primeiro lugar, em primeiro plano, inicialmente, primeiramente, etc.)
“Nesse sentido, fica claro que para originar…” vírgula depois do “que”
Quanto à argumentação, faltou problematizar mais, e, claro, relacionar o repertório à causa apresentada.
D2: “Ademais, como diferentes…” substitua o “como” por um conectivo de causa e efeito, por exemplo, “visto que”
Argumentação: muitas ideias e pouco desenvolvimento destas. O que o desaparecimento de empregos tem a haver com a dificuldade da entrada dos jovens no mercado de trabalho? Para evitar esse excesso de informação e pouco espaço para desenvolvê-las, prefira uma estratégia argumentativa de causa-efeito e coloque marca de autoria.
Proposta de intervenção
Agente: ok
Ação:ok
Meio/modo:ok
Detalhamento:ok
Finalidade:ok
Perfeito! Tudo certo nesse parágrafo ;
-Comentários finais-
Você apresenta dificuldades quanto ao uso certo do tipo de conectivo em cada parte do texto;
No D1, o repertório sociocultural é legítimo mas pouco produtivo pois você não o relaciona diretamente à causa do ensino defasado das escolas e como isso afeta negativamente os jovens dentro do mercado de trabalho;
No D2, a sua dificuldade é semelhante à do D1
Conclusão, tudo ok
Notas
C1: 200
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 200
Teles_Guiga
olá, boa noite.
Introdução= A intro está bem completa, apresenta tese clara e contextualização bacana.
desenvolvimento 1= O d1 está bem escrito, porém acredito que você poderia trocar de lugar o d1 e d2, uma vez que no d2 há uma dissertação sobre a temática maior, que mostrara assim para o corretor que você interpretou de forma clara e coesa a problemática.
desenvolvimento 2= O D2 desenvolve as problemáticas de forma criativa e critica, parabéns.
conclusão= Sua conclusão está bem escrita e abrange os requerimentos.
competência 1= 200
competência 2= 180
competência 3= 200
competência 4= 180
competência 5= 200
nota= 960