Ações para o combate ao analfabetismo funcional no Brasil

  • 1

A sociedade contemporânea a qual estamos inclusos, muito se discute a cerca da grande e crescente mazela do analfabetismo funcional. Em Forrest Gump, por exemplo, o personagem principal tem um atraso na aprendizagem que afeta seu desempenho escolar, tal qual o analfabetismo funcional afeta a escolaridade dos acometidos e é por este motivo que é preciso discutir ações para combater o analfabetismo funcional no Brasil.

Em 2007, 21% da população era analfabeta funcional e lia 4,7 livros por ano; em 2018 29% e no mesmo período a média de leitura foi de 2,43 livros, segundo o IBGE, sendo possível afirmar uma correlação entre a diminuição do número de livros e o aumento do déficit de interpretação. Antes de existir o termo “analfabetismo funcional”, existia a evasão escolar, principalmente fomentada para ajudar financeiramente a família; a dificuldade de interpretação corrobora para a evasão escolar devido muitos alunos sentirem que são ignorantes demais para aprenderem.

Além de afetar o desenvolvimento escolar e a continuidade na educação, o analfabetismo funcional também abala a vida profissional. Tendo em vista que os cargos estão cada vez mais concorridos e exigem mais qualificação, diversas pessoas com dificuldade de interpretação se veem sem possibilidade de ascender profissionalmente tendo como alternativa empregos, que não demandam qualificação, com remunerações reduzidas, impactando diretamente em suas qualidades de vida.

Tendo em vista os fatos analisados, visando propor ações para atenuar o analfabetismo funcional dos brasileiros, o MEC criou um programa chamado “Conta comigo”, que tem como objetivo pais contarem histórias para seus filhos, desenvolvendo tanto as capacidade interpretativas das crianças quanto dos pais e essa campanha deveria ser divulgada nas escolas, pois a propaganda passa somente em comerciais televisivos; proporcionando assim mais engajamento. Como o filósofo Kant postulou “o homem é aquilo que a educação faz dele”

Compartilhar

3 Correções

  1. Helo Helo Jlmoro!!!
    Tudo bem?
    Bom, sua redação está boa, precisamos melhorar alguns pontos, para que você consiga subir sua nota e, no fim do ano, chegar no tão sonhado 1000… Aeee…😂
    Farei uma análise de cada parágrafo, e me perdoe se eu só falar mal, acho que desta forma fica mais fácil de ajustar o erro!
    INTRODUÇÃO:
    Primeira pessoa nos textos dissertativos argumentativos podem ser usadas, maaas sugiro que não use, para que seu texto não venha a ficar com traços de individualidade. Portanto, tire esse nós daí.
    Muito se discute quem? Da forma que você colocou, parece que a sociedade contemporânea discute, mas não é a sociedade contemporânea, e sim as pessoas dela.
    Você cumpriu o papel de introduzir o assunto, mas não de apresentar o quais são seus argumentos.
    Dica: Comece com a alusão (nesse caso comece comece com Forrest Gump) em seguida coloque um ponto final, faça uma PROBLEMATIZAÇÃO em cima disso, outro ponto final, depois coloque sua tese (posicionamento) dividido em dois núcleos (argumentos).
    DESENVOLVIMENTO 1:
    Seu desenvolvimento um está ok.
    Porém, em logo sua primeiraa frase: “21% da população era analfabeta funcional e lia 4,7 livros por ano” temos uma ambiguidade viciosa, não dá pra entender se a população lia 4,7 livros por ano, ou se os analfabetos funcionais liam 4,7 livros por ano.
    Antes do “antes” coloque uma conjunção, para ligar a ideia anterior com a atual.
    Você cometeu um erro muito comum, expor muitas ideias e citações e não justificar o uso delas no seu ponto de vista, assim seu texto fica descritivo expositivo, fugindo da dissertação.
    Suas estruturas estão um pouco desorganizadas.
    Sugiro que vc faça 3 períodos para todos os parágrafos do seu texto(usar 2 pontos finais), os períodos da introdução e conclusão são um pouco diferente, mas nos desenvolvimentos seguem esse modelo: o primeiro período será seu tópico frasal(o que será abordado no parágrafo), o segundo um aprofundamento do tópico frasal (aqui você vai falar o por que você pensa dessa forma, basicamente justificar o tópico frasal usando citações, filmes, séries…) O terceiro é onde você vai argumentar, falar o pq vc acha q o que você usou ajuda no seu posicionamento.
    Outro erro MUUUITO comum, usar corroborar com sinônimo de colaborar. Corroborar tem como sentido fortalecer e não pede preposição (verbo transitivo direto), então você cometeu um erro de regência e de retomada/coesão.
    DESENVOLVIMENTO 2:
    Seu desenvolvimento 2 tem uma estrutura boa e está bom!
    Parabéns pelo tópico frasal.
    Seu D2 está mais argumentativo, mas faltou uma citação pra me provar isso!!
    Cuidado com repetições: “tendo em vista (que você também usa na conclusão) e “tendo” no mesmo parágrafo.
    CONCLUSÃO:
    Tinha tudo pra ser uma conclusão top, mas você falou algo que já existe, poderia ter falado que esse algo que já existe seja melhorado.
    Começa com “Portanto” para não repetir o tendo em vista.
    Para uma conclusão 200 precisamos: Agente (quem fazer?), Ação (o que fazer?), Modo/meio (como fazer?), Finalidade (pra que fazer? Qual o efeito disso?) E Detalhamento de um dos elementos citados.
    Você usou Kant na conclusão (não use essa citacao os corretores odeiam akakakkaka, uma pra vc substituir: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tão pouco sem ela a sociedade muda”~Paulo Freire), use essa citação nos desenvolvimentos, para que não inserir novas informações na conclusãoe fortalecer sua argumentação nós desenvolvimentos.
    Notas:
    C1-160 (erros leves (sou péssimo pra achar erro,kakakaka talvez seja 120)
    C2-120 (conhece pouco a dissertação argumentativa, usa poucos fatos, mas usa 😂)
    C3-80 (usou poucos fatos, estrutura comprometida, não usou os fatos para argumentar e sim pra expor).
    C4-

    • 1
  2. Boa tarde,
    1° parágrafo: Apresentou o tema bem e não tangenciou, pois explicitou que é preciso ações para combater o analfabetismo funcional, como pedido no tema. Erros: na primeira frase, o certo seria “NA sociedade contemporânea a qual estamos inclusos…”, e não “A sociedade contemporânea a qual estamos
    inclusos…”
    2° parágrafo: não há conectivos para retomar o que foi dito no primeiro parágrafo, assim não há a ligação entre um parágrafo e outro, o que a faria perder pontos. Também não há a exposição do seu posicionamento, você explica o problema mas não esclarece que ele é ruim pra sociedade, que deve acabar e etc, você não mostra o ponto de vista defendido, poderia-se usar adjetivos para deixar isso mais claro, por exemplo.
    3° parágrafo: cometeu os mesmos erros do parágrafo anterior. Não usou conectivos e não colocou o ponto de vista defendido. Assim, esse texto se assemelha a um artigo que só expõe fatos, para que o leitor decida se aquilo é bom ou ruim. Claramente neste caso, ao se raciocinar, é um problema maléfico a sociedade, mas você não expõe esse ponto de vista ao leitor.
    4° parágrafo: não houve todas as informações necessárias para a proposta de intervenção. Ao dizer “essa campanha deveria ser divulgada nas escolas” você não cita quem deveria fazer isso, e nem como. Isso é algo significativo que a faria perder pontos. Nunca esqueça: explicite quem, como, para que e o detalhamento sobre alguma dessas informações. Também não se fez a conexão entre a última frase citade de Kant com o tema abordado, deixando a frase sem nexo junto ao todo, pois o leitor teria que fazer essa relação entre a frase e o tema sozinho, e os corretores de redação gostam que correlacionemos os argumentos que abordamos.
    Perderia pontos provavelmente na competência 3 (pela falta de posicionamrnto de um ponto de vista), na competência 4 (pela falta de ligação entre parágrafos e argumentos) e na competência 5 (proposta de intervenção incompleta).
    Você tem tudo para escrever redações maravilhosas e melhorar cada dia mais, acredite em você e que Deus te abençoe pra você conquistar seus sonhos, beijossss

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.