Ações humanitárias: benevolência ou justiça?

  • 0

O combate à desigualdade social é um dos assuntos mais discutidos em todo o país, e não é para menos. No Brasil, segundo levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo e seguindo parâmetros recomendados pelo Banco Mundial para avaliar a pobreza extrema, em torno de 25% da população (mais de 51 milhões de brasileiros) vive com menos de 5,5 reais por dia. Percebe-se, portanto, que é imprescindível a humanitária em nossa sociedade.

Desde os primórdios o individualismo esteve presente na sociedade como forma de justificar a miséria. Diversos pensadores famosos propagaram ideais onde o “eu” sobressaia ao “nós”. De Adam Smith a Hayek, passando por Mises e Rothbard, todos apoiaram de forma implícita sob o argumento da liberdade total do indivíduo, a vida em condições insalubres para grande parte das pessoas.

O que deveria ser óbvio é entender que nenhum extremismo é justificável. Logo, deixar a sociedade ao léu, onde cada um cuida exclusivamente do seu próprio umbigo, converge para uma completa zona. Assim como a regulação exagerada gera falta de competitividade e, em tempo, o mesmo colapso social.

Portanto, se faz importante a existência de órgãos públicos que prezem pela vida acima de tudo e todos, fazendo justiça para os mais necessitados sem que se prejudique nenhum grupo. Ainda mais interessante é a presença do voluntariado, pois é da benevolência do padeiro que sobrevivem os mais pobres.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oie, vou tentar pontuar algumas coisas que observei.

    INTRODUÇÃO: eu vi que você já começou trazendo dados e argumentando. É legal sim já começar com dados mas lembre-se de deixar a argumentação para o D1 e D2. Esse parágrafo pode ser mais expositivo, então não se atente muito a já começar argumentando.

    D2: ao invés de trazer todos esses teóricos, pega apenas um, trás a ideia dele e argumenta em cima disso. Os corretores querem saber o que tu pensa sobre o tema, claro que é importante trazer alusões, mas elas servem apenas para confirmar a sua argumentação, sacou?!

    D2: já no d2 você argumentou bastante e não trouxe nenhum mecanismo que comprovasse. Ao invés de colocar 4 teóricos em apenas um desenvolvimento, coloca um em cada parágrafo que fica show.

    CONCLUSÃO: “se faz importante a existência de órgãos públicos”- que órgãos são esses??? Deixe isso bem explícito.

    Agente: órgãos públicos (mas quais órgãos?)

    Ação: fazendo justiça para os mais necessitados- que justiça? Seria no repasse de renda? Em projetos voltados a oferecer trabalho e casa aos mais pobres?
    *diga como essa justiça será feita*

    Meio/modo: não observei

    Finalidade: não observei

    Detalhamento: não observei detalhamento

    “Ainda mais interessante é a presença do voluntariado, pois é da benevolência do padeiro que sobrevivem os mais pobres.” ????

    – sua conclusão tá praticamente toda incompleta, se atente a organizar bem esse parágrafo. Tente trazer o agente, a ação, meio/modo, finalidade e detalhamento bem explícitos.

    Em suma, a estrutura do seu texto precisa melhorar bastante, estude conectivos, argumente mais e se liga aonde você deve colocar as teorias e os dados estatísticos.

    Espero ter ajudado. Boa sorte!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.