Tema: O acesso á internet em questão no Brasil:
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, oportunidades de melhorias ficaram mais visíveis no que diz respeito ao acesso á internet. Além de evidenciar o despreparo e a falta de infraestrutura com o setor público de saúde, essa pandemia também serviu para apresentar índices não tão familiares para a maioria da população brasileira. De acordo com os dados, 42% da população não tem computador em casa, que dirá internet. Assim, vemos que a falta de acesso á internet é apenas mais uma das lacunas da desigualdade no país.
A questão se viu mais polemizada, quando as escolas e faculdades, principalmente, se viram de certa forma, obrigadas a fazer uso do ensino a distância (EAD) como medida de combate ao vírus e uma forma de reaproveitamento dos estudos no ano letivo de 2020. Porém, uma parcela da população, que é minoria, não se deu representada, uma vez que, além de não possuir acesso á internet, também não possui conexão boa o suficiente para acessar tais conteúdos de uma plataforma EAD.
Ainda, o acesso á internet nos dias atuais, também faz parte de uma das possíveis ações para se alcançar uma inclusão social, e, assim, fica evidente que a desigualdade também permeia essa questão. Isso, porque outros dados afirmam que o Brasil está entre os países com a internet mais lenta e de maior custo comparado a outros países.
Dessa forma, é necessário que o Governo invista em empresas de novas tecnologias, assim como, por meio de parcerias com a ANATEl, possa fiscalizar e garantir o bom acesso e conexão á rede de internet, em especial, em relação ao seu custo benefício. Podendo investir, por exemplo, em mais e melhores pontos de acesso ao wi-fi gratuito, como forma de minimizar os impactos desiguais dos menos desfavorecidos. Assim, a corrida á igualdade e inclusão social pode ser mais justa no país.
Proposta Imaginie: <https://www.imaginie.com.br/temas/o-acesso-a-internet-em-questao-no-brasil/>
Vanessasantos_f
Gostei bastante do texto.
A única coisa que me incomodou um pouco foi o foco no corona vírus, talvez seria legal não focar tanto na pandemia, mas acho que isso não influenciaria tanto na nota.
De resto está muito bom, estrutura boa, bons conectivos e uma ótima proposta de intervenção.
Certamente essa redação é digna de uma nota maior que 800 no enem.
Parabéns!
AnaIdesti
Oi Vanessa, tudo bem? Desde já, obrigada pelo seu tempo disposto!
Sério que você achou a redação muito focada no corona? Menina, eu juro que o que eu menos queria era isso hahaha :/
Eu só achei interessante mencionar a princípio, como contexto mesmo para abordar a questão do acesso á internet…
Mas mesmo assim, tentarei ficar mais esperta hahah
Muito obrigada, beijos!
Gabriel_Oliveira
Boa noite, gostei da redação, mas, cuidado com a quantidade de linhas nos desenvolvimentos, tipo desenvolvimento 1 ficou com mais quantidade de linhas que o desenvolvimento 2, isso pode passar a ideia que, em um você soube defender mais que no outro.
Parabéns, gostei do tema abordado, boa sorte!
selton.ang
Bom dia, gostei da sua redação, mas você deve se atentar para alguns detalhes:
– “De acordo com os dados”, “porque outros dados” cadê a fonte?
– Repetição de conectivos: O Enem tira pontos na competência 4 se você usar 2 vezes ou mais o mesmo conectivo, vi que você usou “assim” 3 vezes
– “Uma parcela da população, que é minoria”, ou você usa um ou outro, isso pode ser caracterizado como redundância.
– Crase: Percebi 3 vezes que o acento agudo foi usado no lugar da crase (acesso á internet, corrida á igualdade)
– O seu D2 está um pouco superficial, tente aprofundá-lo, pois este tem menos linhas que o D1.
No mais, seu texto está bom, mas precisa melhorar nesses aspectos. Você elaborou uma boa introdução e conclusão, além de estar bem estruturado.
silvia
oiii tudo bom?
bom, achei sua progressão textual mt boa e seus argumentos bem relacionados com o tema, mas tb acho que ta mt voltado pro corona, na minha sincera opinião você poderia ter usado outro elemento pra contextualizar. ah e tbm vc podia ter desenvolvido mais desse argumento “Ainda, o acesso á internet nos dias atuais, também faz parte de uma das possíveis ações para se alcançar uma inclusão social, e, assim, fica evidente que a desigualdade também permeia essa questão. Isso, porque outros dados afirmam que o Brasil está entre os países com a internet mais lenta e de maior custo comparado a outros países.” pq pareceu que vc nao teve repertorio na hora de escreve-lo.
olha, morro de medo de ofender alguém quando to corrigindo texto aqui, de ja me desculpa qualquer coisa! so quis ajudar e ganhar pontos tbm… bjs tchau!
continua escrevendo pelamordedeus.
@Gabriela
Boa noite, gostei da redação, mas, cuidado com a quantidade de linhas nos desenvolvimentos, tipo desenvolvimento 1 ficou com mais quantidade de linhas que o desenvolvimento 2, isso pode passar a ideia que, em um você soube defender mais que no outro.
Parabéns, gostei do tema abordado, boa sorte!
AnaIdesti
Oi Gabi, tudo bem?
Muito obrigada pelos apontamentos. É verdade, concordo que pode deixar essa impressão. Talvez algumas linhas a mais fariam diferença!
Obrigadão pelo tempo disposto! :)
Bjs
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Geraldo157
Boa noite! Primeiramente, na sua introdução a tese embora bem apresentada não pode ser desenvolvida durante a mesma e sim apenas no desenvolvimento sendo assim o uso de dados que comprovam a sua tese são inúteis e te fazem perder pontos na competência 3, que trata do modelo de dissertação-argumentativa.
No D1, a falta de um conectivo para iniciar seu texto tira dele a sensação de coesão fazendo com que este perca a fluides durante a leitura. Recomento que você passe a usar conectivos de introdução como: Em primeiro plano, Em primeira análise ou até Apriore para iniciar esse parágrafo. Ainda nesse parágrafo você faz uso de muitas afirmações de senso comum sendo isso prejudicial para a sustentação da argumentação ao invés de fazer uso de tais afirmações seria interessante a inserção do dado usado por você na introdução no segundo parágrafo para avaliar essas informações.
AnaIdesti
Oi Geraldo, tudo bom? Confesso que não concordo com nenhum dos apontamentos feitos, mas mesmo assim, eu agradeço pelo seu tempo disposto na correção! Muito obrigada! :)
Não acredito que usar dados na introdução, que embasam a argumentação do desenvolvimento, faz com que os mesmos sejam inúteis. Acredito que tenha cumprido pelo menos, a maioria dos critérios da competência 3.
A competência 3 do ENEM, confere basicamente á: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
Sendo avaliada assim:
0 – Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
defesa de um ponto de vista.
1 – Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
2 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas
desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos
textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
3 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados,
em defesa de um ponto de vista.
4 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
5 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto,
de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um
ponto de vista.
Entendo que o uso de conectivos pode ter feito falta, vou melhorar o uso. Mas discordo que isso tenha “descausado” fluidez quanto a leitura do texto. Além disso, os conectivos que me sugeriu me parecem um tanto quanto ultrapassados, ainda assim obrigada.
E para não me alongar mais, discordo quanto ás “afirmações de senso comum”, visto que basicamente, em ambas argumentações, fiz uso de dados de pesquisas/ índices, além de não mencionar possíveis “achismos”do sendo comum.
Obrigada! :)