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Acesso á internet no Brasil: uma corrida contra a desigualdade e a exclusão social

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Tema: O acesso á internet em questão no Brasil:

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, oportunidades de melhorias ficaram mais visíveis no que diz respeito ao acesso á internet. Além de evidenciar o despreparo e a falta de infraestrutura com o setor público de saúde, essa pandemia também serviu para apresentar índices não tão familiares para a maioria da população brasileira. De acordo com os dados, 42% da população não tem computador em casa, que dirá internet. Assim, vemos que a falta de acesso á internet é apenas mais uma das lacunas da desigualdade no país.

A questão se viu mais polemizada, quando as escolas e faculdades, principalmente, se viram de certa forma, obrigadas a fazer uso do ensino a distância (EAD) como medida de combate ao vírus e uma forma de reaproveitamento dos estudos no ano letivo de 2020. Porém, uma parcela da população, que é minoria, não se deu representada, uma vez que, além de não possuir acesso á internet, também não possui conexão boa o suficiente para acessar tais conteúdos de uma plataforma EAD.

Ainda, o acesso á internet nos dias atuais, também faz parte de uma das possíveis ações para se alcançar uma inclusão social, e, assim, fica evidente que a desigualdade também permeia essa questão. Isso, porque outros dados afirmam que o Brasil está entre os países com a internet mais lenta e de maior custo comparado a outros países.

Dessa forma, é necessário que o Governo invista em empresas de novas tecnologias, assim como, por meio de parcerias com a ANATEl, possa fiscalizar e garantir o bom acesso e conexão á rede de internet, em especial, em relação ao seu custo benefício. Podendo investir, por exemplo, em mais e melhores pontos de acesso ao wi-fi gratuito, como forma de minimizar os impactos desiguais dos menos desfavorecidos. Assim, a corrida á igualdade e inclusão social pode ser mais justa no país.

 

Proposta Imaginie: <https://www.imaginie.com.br/temas/o-acesso-a-internet-em-questao-no-brasil/>

 

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9 Correções

  1. Gostei bastante do texto.
    A única coisa que me incomodou um pouco foi o foco no corona vírus, talvez seria legal não focar tanto na pandemia, mas acho que isso não influenciaria tanto na nota.
    De resto está muito bom, estrutura boa, bons conectivos e uma ótima proposta de intervenção.
    Certamente essa redação é digna de uma nota maior que 800 no enem.
    Parabéns!

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  2. Boa noite, gostei da redação, mas, cuidado com a quantidade de linhas nos desenvolvimentos, tipo desenvolvimento 1 ficou com mais quantidade de linhas que o desenvolvimento 2, isso pode passar a ideia que, em um você soube defender mais que no outro.
    Parabéns, gostei do tema abordado, boa sorte!

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  3. Bom dia, gostei da sua redação, mas você deve se atentar para alguns detalhes:
    – “De acordo com os dados”, “porque outros dados” cadê a fonte?
    – Repetição de conectivos: O Enem tira pontos na competência 4 se você usar 2 vezes ou mais o mesmo conectivo, vi que você usou “assim” 3 vezes
    – “Uma parcela da população, que é minoria”, ou você usa um ou outro, isso pode ser caracterizado como redundância.
    – Crase: Percebi 3 vezes que o acento agudo foi usado no lugar da crase (acesso á internet, corrida á igualdade)
    – O seu D2 está um pouco superficial, tente aprofundá-lo, pois este tem menos linhas que o D1.
    No mais, seu texto está bom, mas precisa melhorar nesses aspectos. Você elaborou uma boa introdução e conclusão, além de estar bem estruturado.

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  4. oiii tudo bom?
    bom, achei sua progressão textual mt boa e seus argumentos bem relacionados com o tema, mas tb acho que ta mt voltado pro corona, na minha sincera opinião você poderia ter usado outro elemento pra contextualizar. ah e tbm vc podia ter desenvolvido mais desse argumento “Ainda, o acesso á internet nos dias atuais, também faz parte de uma das possíveis ações para se alcançar uma inclusão social, e, assim, fica evidente que a desigualdade também permeia essa questão. Isso, porque outros dados afirmam que o Brasil está entre os países com a internet mais lenta e de maior custo comparado a outros países.” pq pareceu que vc nao teve repertorio na hora de escreve-lo.
    olha, morro de medo de ofender alguém quando to corrigindo texto aqui, de ja me desculpa qualquer coisa! so quis ajudar e ganhar pontos tbm… bjs tchau!
    continua escrevendo pelamordedeus.

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  5. Boa noite, gostei da redação, mas, cuidado com a quantidade de linhas nos desenvolvimentos, tipo desenvolvimento 1 ficou com mais quantidade de linhas que o desenvolvimento 2, isso pode passar a ideia que, em um você soube defender mais que no outro.
    Parabéns, gostei do tema abordado, boa sorte!

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  6. Boa noite! Primeiramente, na sua introdução a tese embora bem apresentada não pode ser desenvolvida durante a mesma e sim apenas no desenvolvimento sendo assim o uso de dados que comprovam a sua tese são inúteis e te fazem perder pontos na competência 3, que trata do modelo de dissertação-argumentativa.
    No D1, a falta de um conectivo para iniciar seu texto tira dele a sensação de coesão fazendo com que este perca a fluides durante a leitura. Recomento que você passe a usar conectivos de introdução como: Em primeiro plano, Em primeira análise ou até Apriore para iniciar esse parágrafo. Ainda nesse parágrafo você faz uso de muitas afirmações de senso comum sendo isso prejudicial para a sustentação da argumentação ao invés de fazer uso de tais afirmações seria interessante a inserção do dado usado por você na introdução no segundo parágrafo para avaliar essas informações.

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    • Oi Geraldo, tudo bom? Confesso que não concordo com nenhum dos apontamentos feitos, mas mesmo assim, eu agradeço pelo seu tempo disposto na correção! Muito obrigada! :)
      Não acredito que usar dados na introdução, que embasam a argumentação do desenvolvimento, faz com que os mesmos sejam inúteis. Acredito que tenha cumprido pelo menos, a maioria dos critérios da competência 3.
      A competência 3 do ENEM, confere basicamente á: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
      Sendo avaliada assim:
      0 – Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem
      defesa de um ponto de vista.
      1 – Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou
      incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
      2 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas
      desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos
      textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
      3 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
      limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados,
      em defesa de um ponto de vista.
      4 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma
      organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
      5 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto,
      de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um
      ponto de vista.
      Entendo que o uso de conectivos pode ter feito falta, vou melhorar o uso. Mas discordo que isso tenha “descausado” fluidez quanto a leitura do texto. Além disso, os conectivos que me sugeriu me parecem um tanto quanto ultrapassados, ainda assim obrigada.
      E para não me alongar mais, discordo quanto ás “afirmações de senso comum”, visto que basicamente, em ambas argumentações, fiz uso de dados de pesquisas/ índices, além de não mencionar possíveis “achismos”do sendo comum.
      Obrigada! :)

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