Acesso dos pobres à cultura no Brasil

  • 1

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, na qual essa se padroniza pela ausência de problemas. Contudo, ao observar a realidade, nota-se que o exposto de More apresenta um equívoco, uma vez que o pouco acesso da população de baixa renda às esferas de cultura no Brasil é uma barreira para a conclusão do plano do autor. Dessa maneira, em razão da falta de aplicabilidade das leis e de uma negligência midiática, emerge uma problemática, que exige ser solucionada urgentemente.

Primordialmente, faz-se mister citar uma lacuna na aplicação das leis como sendo um fator fomentador do problema. Segundo a Constituição Federal Brasileira, é dever do Estado promover à população, entre outros aspectos, bem estar e cultura. Entretanto, contradizendo a teoria legislativa, esses direitos não alcançam toda população, tendo a camada desfavorecida financeiramente como sendo uma das mais afetadas por esse desleixo. No que tange ao acesso de pessoas de baixa renda à cultura, verifica-se uma latente influência dessa causa, já que faltam investimentos do setor governamental para que essa parcela da sociedade possa vivenciar uma experiência democrática nessa área. Dessa forma, é indubitável que essa postura é prejudicial.

Ademais, a questão encontra forma de expansão no silenciamento da mídia. De acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser mecanismo de democracia não deve ser convertido em instrumento de opressão. Nesse viés, é possível notar que a mídia, geralmente, em vez de promover debates que elevem o nível de informação da conjuntura social, colabora com a propagação do problema, visto que a omissão dos meios de comunicação acerca do baixo índice de acesso da população pobre à cultura no Brasil ocasiona a falta de conhecimento da sociedade a respeito dessa problemática, dificultando sua erradicação. Desse modo, a mídia perpetua essa triste realidade.

Portanto, a fim de mitigar os efeitos desse fato, medidas devem existir. Para isso, urge que o Ministério da Cidadania efetue palestras com a presença de assistentes sociais, bem como em entrevistas com pessoas desfavorecidas economicamente. Tais ações devem ser transmitidas via web e publicadas nas redes sociais do órgão supracitado, objetivando alcançar um maior público e trazer mais lucidez sobre as dificuldades do acesso da população pobre à cultura no Brasil.
(Dêem uma nota de acordo com o Enem)

Compartilhar

0 Correções

  1. Competência 1: no primeiro paragrafo há 2 má formulação de períodos junto com 1 desvio. “na obra utopia, do escritor” essa virgula não existe, a virgula certa é apenas no final da explicação dessa obra. “retratação de uma sociedade perfeita, na qual” é no qual, e essa virgula não existe por estar separando oração subordinada da principal. houveram poucos desvios e estrutura sintática boa. Nota: 160
    Competência 2: Deixou claro o tema, desenvolveu bem a ideia dos 3 primeiros parágrafos e usou repertorio legitimado, pertinente e produtivo. Nota: 200
    Competência 3: A sua tese não ficou muito explicita, deu para compreende-la mas eu recomendo que você deixe ela um pouco mais explicita, lembrando que nesse caso não vai ser motivo de penalidade. Na conclusão você esqueceu de solucionar um dos problemas que você citou no desenvolvimento, que foi o das leis, você falou das midias divulgarem a realidade da população mais pobre mas esqueceu de resolver a outra problemática que são a questão das leis. Nota: 160
    Competência 4: Você usa bem os conectivas tanto para começar os parágrafos como dentro deles. Não é notório repetições de palavras. Você soube usar bem as palavras, mas cuidado com essas palavras muito complicadas que você usa, é mais fácil você se confundir e usa-las de forma que o texto não fique coerente, o que não acontece nesse caso. Nota:200
    Competência 5: Agente: Ministério da Cidadania; Ação: palestras; meio: transmissão por redes sociais; Finalidade: maior lucidez; Detalhamento: assistentes sociais. Nota:200

    Nota final: 920

    Parabéns

    • 1
  2. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 180
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 180
    5. Conclusão = 200
    vou deixar esse link para ajudar no uso da virgulahttps://brasilescola.uol.com.br/gramatica/uso-da-virgula.htm

    • 0
  3. Olá, não sou especialista, mas vou tentar ajudar como puder.
    Seguindo as competências do ENEM:
    C1- 160 (poucos desvios gramaticais leves)
    C2- 200 (argumentação consistente e um repertório sociocultural produtivo)
    C3- 160 (conteúdo dentro do tema, de maneira organizada, e com indícios de autoria e defesa de ponto de vista)
    C4- 160 (poucas inadequações de argumentação)
    C5- 200 (proposta de intervenção muito boa, detalhada, e com total relação com o assunto central)
    Nota= 880

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.