Acesso ao ensino superior no Brasil

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Realizar um curso de nível superior é um sonho de milhares de brasileiros. Seja visando melhores chances de trabalho, melhores salários, ou uma realização pessoal, o ensino superior é a porta de entrada para uma pessoa ter muito mais oportunidades profissionais e pessoais em sua vida. Mas, devido a vários fatores, não são todos que conseguem atingir este objetivo.

No Brasil, o acesso ao ensino superior é feito através de processos seletivos próprios de cada instituição de Ensino, e também através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesses processos seletivos são realizadas provas que avaliam as competências adquiridas pelo estudante no ensino médio. Dessa forma, os alunos que fazem parte da parcela mais pobre da população, acabam ficando em desvantagem, pois tem mais chances de ter recebido uma formação deficitária no ensino médio, devido a problemas como falta de materiais nas escolas, falta de professores, escolas com estrutura precária, etc.

Além disso muitos adolescentes precisam trabalhar para o auxílio no pagamento de despesas familiares. Assim, também não conseguiriam arcar com os custos de mensalidades de universidade privada, onde a entrada geralmente é facilitada, por ter menor demanda.

Atualmente, existem programas de acesso ao Ensino Superior criados pelo governo, como PROUNI (Programa de Bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes de baixa renda) e FIES (financiamento estudantil) além de vagas exclusivas para alunos de escola pública e de baixa renda, que facilitam a entrada destes estudantes em uma universidade. Apesar disso, ainda há muito o que fazer. No âmbito público o Governo Federal através do Ministério da Educação deve promover o aumento de vagas nos programas de acesso ao acesso ao ensino superior para alunos da parcela mais pobre da população e, também investir em melhorias nas escolas públicas de ensino médio e fundamental. Também é importante o aumento de vagas nos cursos superiores de educação a distância em instituições educacionais públicas, pois esta modalidade de ensino, que cresce constantemente, oferece mais flexibilidade ao estudante que precisa trabalhar. Dessa maneira cada vez mais pessoas terão oportunidade de cursar o ensino superior.

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1 Correção

  1. Opa
    Tudo bom?!

    Vou corrigir de acordo com o formato do ENEM, pelo que eu percebi você não se habituou ao modelo do enem ainda, que seria

    Introdução(tem que apresentar tese, e argumentos 1 e 2 os que você vai discutir no desenvolvimento 1 e 2, nessa ordem)
    desenvolvimento 1(argumento 1)
    desenvolvimento 2 (argumento 2)
    conclusão (proposta de intervenção, tem que ter)

    além de você ainda ter que adicionar
    -Conhecimento de outra área( na introdução ou desenvolvimento, como um dado ou informação, não esqueça de dizer a origem)
    -Repertorio sociocultural( citação histórica ou frase de alguém ou ate mesmo uma musica)

    pra falar a verdade você só deve ter se enrolado na hora de definir os parágrafos e eu sou uma besta né? kkkkkk

    enfim, oque eu notei além de você não ter seguido o modelo foi

    PESSOALIDADE( seja impessoal, nunca deixe explicito oque você pensa)
    ERROS ORTOGRÁFICOS( peco nisso também, mas é questão de prática e estudo)
    FALTA DE CONECTIVOS( a banca adora conectivos, use com moderação e seja experto, adote os flexíveis que você possa usar em varias redações)

    aiai bons estudos e boa sorte, com certeza voce consegue se tentar!

    ah e NUNCA cite o enem no enem, o enem nunca vai botar um tema onde existe possibilidade de ser citado, ent realxi, nunca cite o enem novamente e procure temas validos para escrever sobre, como os do site mesmo, com textos motivadores e tudo.

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