Segundo a Constituição Federal, promulgada em 1988, é dever do estado garantir o acesso a qualquer informação. Conquanto, tal prerrogativa não tem se retumbado com ênfase na prática quando se observa o acesso à informação no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise de fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a dificuldade de acesso a informação. Nesse sentido, a falta de medidas públicas que garantem o acesso às informações, pelas camadas mais pobres da sociedade faz o caminho ficar livre para as fake news, tornando o problema ainda maior. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis como o acesso à informação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental pontuar a falta de democratização no acesso à internet no Brasil como um impulsionador do problema no Brasil. Segundo o IBGE mais de 46 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso à internet no Brasil, o que da ¼ da população. Diante de tal exposto, a falta de acesso a informação por essa camada da sociedade viola a constituição, e praticamente deixa essas pessoas “cegas” perante a sociedade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Conclui-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Infraestrutura, por intermédio de parcerias com a iniciativa privada, instale pontos de internet grátis pelos lugares onde a população está em vulnerabilidade a fim de dar o acesso à internet e as informações. Assim, tornar-se-à possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Constituição Federal.
anajulianed
Olá Ryan! Gostei muito da sua redação! Vou te dar algumas dicas que talvez possam te ajudar.
Na sua introdução, ao citar a Constituição Federal, seria interessante você citar o artigo que sua frase está inserida (nesse caso, o artigo 5°), mas isso não é obrigatório e você não será descontado por isso. Ainda na introdução o correto seria: “retumbado-se”. Por fim, é interessante você já citar na sua introdução os fatores que irá abordar no seu texto, pois, assim, dá uma maior noção de clareza para o corretor da sua redação.
Seu segundo parágrafo está claro e conciso, porém senti falta de uma frase que finalize o seu argumento, retomando o tema em síntese. Acho que ficaria melhor se você terminasse a frase “…indispensáveis, como o acesso à informação” e criasse outra frase para retomar o tema e dizer o quanto isso é evidente em nosso país. Um pequeno erro gramatical foi a falta da vírgula após “camadas mais pobres da sociedade”.
Seu terceiro parágrafo também está muito bom. No trecho “o que da 1/4 da população” achei um pouco informal para a situação, seria melhor: “…acesso à internet no Brasil, que corresponde a 25% da população”. Um erro gramatical de virgulação: você deve inserir a vírgula após o “e” e deixar o “praticamente” isolado da oração, da seguinte forma: “…sociedade viola a constituição e, praticamente, deixa essas pessoas “cegas”. Obs: só use aspas na sua redação quando a palavra for estrangeira.
Por fim, no seu parágrafo de conclusão você colocou todos os elementos necessários, parabéns! Dica pessoal: faça uma proposta de intervenção para cada um de seus argumentos, nem sempre você encontrará uma medida que solucione os problemas dos seus dois parágrafos de desenvolvimento (e isso é importante). Além disso, se você fizer duas propostas de intervenção há menos chances de lhe descontarem na competência 5, pois basta aparecer uma única vez cada um dos 5 elementos. Logo se você errar um elemento em alguma das propostas, a outra fará que você não seja descontado.
Lembrando dos 5 elementos: Agente, ação, modo, finalidade e detalhamento (não necessariamente nessa ordem).
Você escreve muito bem! Espero ter ajudado!