Iniciante

Acessibilidade e deficiência física

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Conhecida como ”cidadã”, por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição brasileira de 1988 garante direitos básicos e inalienáveis à população. Todavia, ao analisar a falta de acessibilidade para os deficientes físicos, percebe-se que os ideias da Carta Magna não são cumpridos. Logo, cabe entender de que maneira o comportamento social e a negligência governamental contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.

Sob essa perspectiva, é lícito postular o comportamento social como contribuinte da problemática. A filósofa alemã Hannah Arendt, em “Banalidade do Mal”, reflete como muitas vezes praticamos ”maldades” no sentido de aceitar as situações sem questionar, e de sermos incapazes de realizar julgamentos morais. A partir disso, o pensamento da filósofa está relacionado ao comportamento social, pois a sociedade não demonstra empatia pelos deficientes físicos, não questionando as autoridades por essa falta de acessibilidade, o que acaba os deixando de lado do meio social, porque não há quem lute por eles.

Outrossim, a negligência governamental corrobora para o problema supracitado. De acordo com o filósofo inglês Nick Couldry, existem inúmeras vezes que, por serem minorias, acabam sendo postas a inexistência. Nesse âmbito, a negligência por parte do governo em investir minimamente em estruturas adequadas para inserir essa parcela de deficientes na sociedade, nos mostra que o pensamento de Nick está certo, e que os menores sempre sofreram duras consequências.

Portanto, faz-se necessário que medidas sejam tomadas para a resolução do impasse. Para isso, é imprescindível que as ONG´s promovam palestras informacionais por meio de ”lives” nas redes sociais, a fim de conscientizar a sociedade de que os deficientes precisam tanto quanto nós, que somos sãos, participar ativamente das atividades do dia-a-dia. Paralelamente, cabe também ao Governo Federal investir em estruturas de qualidade para que os deficientes físicos possam ter uma vida mais próxima do normal. Assim, tornar-se-á possível o cumprimento dos ideais da Carta Magna.

 

Se for possível corrrigir pelas competências do Enem, agradeço!!!

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2 Correções

  1. Olá Camille, vamos corrigir, primeiro te dou umas dicas do texto e depois trago a nota sugerida.
    Já na sua introducao, nao encontrei nenhum erro grave da gramática, selecionou e organizou o repertório com o problema a ser abordado. E sua tese ficou clara e objetiva! 0 defeitos nessa introdução, parabéns.
    o d1 Ficou muito bom, usando mais um repertório, explicou e relacionou com a realidade atual, e fechou com tudo trazendo o indício de autoria, a unica coisa que me deixou insegura foi o conectivo interparagrafo, mas “sob essa perspectiva” é muito válido. Mas por precaucao se quiser usar algo que denote mais uma ideia de primeira apresentação, como : primeiramente, à princípio, é apenas uma sugestão.
    No d2, ficou muito bom, mas como uma professora minha falava, você poderia ter escrito uma frase a mais. O repertório foi bom, mas ao tratar da negligencia use um exemplo que prove seu argumento; como a falta de marcação para estacionamento de cadeirantes em ambientes públicos, entende ?! já deixaria seu d2 impecável. E tome cuidado com o uso do sempre, ” as minorias sempre serão excluidas” reescreva em na maioria dos casos, por exemplo, para nao perder ponto por generalização.
    Fico muito feliz, quando vejo uma redação clara e objetiva, onde o aluno não se perde ao argumentar e consegue manter o titulo( problema) do paragrafo em mente.
    Quanto à proposta, vejo que fez 2, eu sugiro a todos que foquem em uma proposta, pois, fazendo duas é raro conseguirmos colocar os 5 elementos válidos.
    Acao ( deve fazer, deve promover, deve aplicar -use essas palavras chaves para idenficar a ação) Agente, meio, detalhamento (defina a data de duração ou assunto a ser abordado – para definir o detalhamento) e finalidade.
    Na 1 proposta faltou detalhamento
    Na segunda faltou meio e detalhamento.
    I – 200
    II- 180
    III – 200
    IV- 200
    V -160
    Continue escrevendo !!!

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  2. C1: 200 – Demonstra domínio da norma culta da língua portuguesa
    C2: 180 – Compreendeu a proposta de redação e aplicou conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, entretanto, no meu breve conhecimento sobre redação, usar a Carta Magna na introdução deixou o texto confuso, uma vez que você não explicou o que seria ela.
    C3: 180 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – Acredito que você poderia ter prolongado mais seu argumento, explicado mais, ficou breve (especificamente no terceiro parágrafo)
    C4: 200 – Demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    C5: Elaborou a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Observações:
    1 – O seu texto está praticamente perfeito, você conseguiu trazer ao longo do texto o que falou na sua tese.
    2 – A coesão do seu texto também esta muito boa, as partes do texto estão bem conectadas e assim da pra conseguir passar o que você que falar.
    3 – A conclusão está completíssima, com tudo que é necessário
    4- Não esqueça de focar bem no tema, trazer realmente a questão da “acessibilidade e deficiência física”, por alguns momentos senti que deu uma leve escapada, mas nada grave, só pra tentar alertar para sua próxima redação.
    É isto, espero que meu breve conhecimento sobre redação tenha te ajudado, boa sorte!

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