Abandono Infantil e suas consequências (ENEM) ME AJUDEM, POR FAVOR

  • 0

No conto ‘João e Maria” é retratado a história de dois irmãos abandonados pelos pais em decorrência das condições econômicas da família. O enredo mostra a difícil luta pela sobrevivência que eles enfrentam após serem largados na floresta. Embora, seja uma obra ficcional, a narrativa trata de um problema determinante, isto porque as crianças abandonadas adquirem traumas e dificuldades em lidar consigo dentro da sociedade.

Dentro desta pespectiva,  é comum notar a diferença de comportamento dentro dos contextos de criação familiar. Segundo Freud, o contato da criança com os pais traz as primeiras sensações de prazer e satisfação. Assim, fica evidente que, aqueles que na qual essa presença é inexistente sofrem com a falta de sentimentos essenciais . Por isso, deve haver acompanhamento psicológico para que essas questões sejam tratadas.

Ademais, a presença dos pais na criação é de extrema importância para o desenvolvimento dos filhos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que esse grupo tem o direito à participação do pai e da mãe em sua vida. Todavia, a realidade caminha em direção contraria a do Estatuto, prova disso são as 47 mil crianças  e adolescente que vivem em abrigos no Brasil, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Torna-se evidente, portanto, que esta é uma situação sensível e deve ser tratada com cuidado intenso. O governo Federal deve assegurar aos pais condições de criarem seus filhos com dignidade, fortalecendo programas como o Salário Maternidade e o Bolsa Família. Para as crianças e adolescentes que vivem em abrigos, o Estado deve ampliar o sistema de adoção brasileiro, por meio de campanhas publicitarias que mostrem os beneficios da adoção e, assim, conceder a este grupo uma base familiar forte, na qual os direitos infantis sejam respeitados.

Compartilhar

3 Correções

  1. seu texto de forma geral esta muito bom, mas irei fazer algumas observaçoes com base nos meus conhecimentos sobre .
    o texto aparenta ser mais um texto base, pois ele apenas expos o problema, voce explicou sobre ele, sobre o que se trata, mas nao defendeu SEU ponto de vista.
    as referências foram muito bem utilizadas, mas em um dos paágrafos foram colocadas duas delas, o que nao é necessario.

    • 0
  2. Gostei da introdução. Conselho : deixa sua tese bem explícita na introdução.
    Na correção anterior foi falado que está bem informativo, não leve isso como elogio, pois a redação do enem é um texto dissertativo ARGUMENTATVO. Desse modo, senti falta de argumentação no seu texto, tem embasamento de informações, mas elas precisam ser desenvolvidas de forma argumentativa não adianta só expor.
    Na conclusão consegui identificar o Agente, meio, finalidade. Parabéns continue a evoluir

    • 0
  3. sua introdução está ok, mas tente gastar menos linhas com o contexto e mais o tema .
    o primeiro desenvolvimento está bacana e informativo e no segundo faltou a virgula depois de ” (ECA) ” , cuidado com a repetição de palavras, procure sinônimos .
    sua conclusão está ótima.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.