Abandono de incapaz em questão no Brasil

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“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. Essa frase, da filósofa Hannah Arendt, aponta para a importância de os direitos serem mantidos na sociedade. No entanto, no que concerne à questão do abandono de incapaz, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos, o que configura um grave problema. Nesse contexto, tornam-se evidentes, como causas, tanto o receio de denunciar quanto a ineficácia das leis.

Em primeiro plano, evidencia-se que o receio de denunciar é um grande  responsável pela complexidade do problema. Sob esta lógica, o imperativo categórico, de Kant, preconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. No entanto, no que tange à questão do abandono de incapaz, há uma lacuna no dever moral quanto ao exercício da denúncia.

Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da Ineficácia das leis. Maquiavel defendeu que “Mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes.” A perspectiva do filósofo aponta para uma falha muito comum das sociedades: acreditar que a criação da lei em si pode  resolver problemas complexos, como a questão do abandono de incapaz. Assim, o  que se verifica é uma insuficiência da legislação, já que a lei que reges o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não tem sido capaz de controlar o abandono de incapaz.

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Faz-se necessário, portanto, que o Ministério da Justiça, em parceria com as mídias de grande acesso, divulguem amplamente os canais de denúncia, tanto via telefone, quanto online, por meio de publicações nas redes sociais e transmissões ao vivo, esclarecendo a importância da denúncia e a possibilidade de fazê-la anonimamente. Nessas transmissões, seria viável convidar voluntários que foram beneficiados pelo exercício da denúncia a relatarem sua experiência, a fim de desmistificar e superar o receio que muitas pessoas têm. Assim, ressalta-se a relevância de resolver a problemática no momento atual, pois, como defendeu Martin Luther King: “Toda hora é hora de fazer o que é certo”

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4 Correções

  1. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(160)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (160)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o autocomplacência (160)
    Nota:800

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  2. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(160)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (160)
    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o autocomplacência (160)
    Nota:800

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  3. Introdução: você contextualizou e explicou o tema pela frase Hannah Abret. Apresentou a tese com seus argumentos. Não há defeitos para relatar, ela segue a estrutura cobrada no Enem.

    Desenvolvimentos: seus repertórios não apresentam produtividade. Seu primeiro repertório não está produtivo. Tente argumentar baseado neles. Para isso, existe estratégias de argumentação para a redação, se explicar vai ficar extenso, então aconselho você a procurar por vídeos no YouTube ou posts no Instagram que disponibilizam esse conteúdo. O primeiro desenvolvimento está menor que a introdução também… nem sempre no tamanho é um problema, mas esse caso demonstra que não houve um projeto de texto. O segundo desenvolvimento está bom, melhor que o primeiro.

    Conclusão: apresenta os 5 elementos da proposta de intervenção, o que lhe garante 200 na C5.

    C1 – 160 (há alguns erros ortográficas ao longo do texto, procure revisar)
    C2 – 160 (torne os repertórios mais produtivos)
    C3 – 160 (demonstre ao corretor um planejamento textual)
    C4 – (você só não ganhou 200 pela repetição, no mesmo parágrafo, de conectivos. Evite ao máximo repetir conectivos)
    C5 – 200

    Nota: 840
    Parabéns!! Continue assim que logo você alcança o 900+

    Espero ter te ajudado e que você possa alcançar seus objetivos!

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  4. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(160)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (160)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o autocomplacência (160)
    Nota:800

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