Nas sociedades antigas, os animais eram considerados como seres inferiores ao ser humano e muito filósofos, como Aristóteles, defendiam essa ideia de soberania. No contexto atual, tais pensamentos ainda não foram extintos, o que leva os indivíduos a cometerem diversos atos de maus tratos contra esses seres vivos. Assim, destaca-se o abandono animal no Brasil, que foi estimulado pelo novo Coronavírus e que acarreta diversos prejuízos à saúde pública.
Em primeira análise, após a disseminação do novo vírus da família SARS, Covid-19, muitas notícias sobre o risco de animais domésticos serem possíveis transmissores foram expostas. Em consequência, o medo estimulado na população por essas notícias, que muitas vezes não tinham veracidade e contribui para disseminação de informações falsas, levou ao aumento das ocorrências de abandono, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV. Dessa forma, o medo causado por essas notícias falsas sobre possíveis vetores de contaminação do vírus citado, apavoraram muitas pessoas e as levaram a abandonar seus animais.
Outrossim, de acordo com a federação “World Veterinary Association”, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Esse número alarmante torna-se um problema para saúde pública, já que estes serem abandonados contribuem para propagação de algumas doenças como raiva e algumas verminoses, como afirma o CFMV. Assim, surge a necessidade de combate a esse tipo de violência contra os animais, que pode se tornar também um problema de saúde.
Diantes desses aspectos, fica imperativo ao Ministério da Saúde – maior órgão da saúde brasileira -, em parceria com grandes emissoras de TV e redes sociais, combater o abandono de animais, bem como incentivar a adoção, principalmente dos que estão em situação de rua, por meio de campanhas e anúncios publicitários sobre as consequências do abandono e dos benefícios de ter um animal doméstico a fim de atenuar tal problema ainda persistente na sociedade. Desse modo, assegurando o tratamento desses seres vivos como iguais, não como inferiores.
Jéssica Pereira
Olá, primeiramente queria dizer que sou apenas uma aprendiz, e como você ainda estou aprendendo.
Eu gostei que você utilizou dados estatísticos na sua redação, mostra que você entende do assunto e deixa o texto mais rico.
Bom uso da norma culta, fazendo com que tenha um bom entendimento do texto.
Você compreendeu o tema e não fugiu do que foi proposto.
Peço que se puder, também corrija a minha redação.
MonicaVBezerra
Alguns comentários
Introdução:
1- seres inferiores ao ser humano: seria interessante manter seres humanos no plural já que o restante da frase está no plural, ajudando no paralelismo;
2- maus tratos: o correto é maus-tratos;
3- Na minha opinião sua introdução não deixa clara a tese que será defendida.
D1:
1- contribui : o verbo contribuir concorda com essas notícias e deveria estar no plural;
Conclusão:
1- Diantes desses aspectos: não exite a palavra diantes
2- Você cita durante grande parte do seu texto o abandono causado pelas notícias falsas mas na conclusão não apresenta nenhuma solução para esse problema
3- . Desse modo, assegurando o tratamento desses seres vivos como iguais, não como inferiores: frase redundante, se eles passarem a ser vistos como iguais já indica que não serão vistos como inferiores.
Seu texto está bom e bem estruturado mas creio que fugiu um pouco do tema citando abandono por causa do coronavírus já que o tema é mais geral, você acabou o abandono associado ao corona vírus na introdução e no segundo parágrafo inteiro mas não concluiu sobre esse assunto, pareceu que ficou apenas jogado no texto.
C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160/200
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 120/200
C3: . Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200/200
C5: Respeito aos direitos humanos 120/200
Nota: 760
BEATRIZADM
Olá como vai?
Vou corrigir por parágrafos e modelo ENEM ok?
Espero te ajudar como posso.
INTRODUÇÃO
Em uma introdução deve trazer contexto, abordagem do tema proposto e a tese.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Existem várias formas de trazer contexto desde citações, fatos históricos ou concretos (atuais), apresentar uma obra, dados estatísticos e até definindo uma palavra.
Você contextualizou com um fato histórico:
“Nas sociedades antigas, os animais eram considerados como seres inferiores ao ser humano e muito filósofos, como Aristóteles, defendiam essa ideia de soberania. ”
ABORDOU O TEMA: Você abordou o tema dando detalhes e esclarecendo que compreendeu a proposta.
“No contexto atual, tais pensamentos ainda não foram extintos, o que leva os indivíduos a cometerem diversos atos de maus tratos contra esses seres vivos.”
TESE: A tese é quando você apresenta o que sera abordado nos desenvolvimentos, ou seja, é o que será defendido.
Sua tese:
“Assim, destaca-se o abandono animal no Brasil, que foi estimulado pelo novo Coronavírus e que acarreta diversos prejuízos à saúde pública.”
DESENVOLVIMENTO 1:
TÓPICO FRASAL: Aqui é onde você vai afirmar algo, vai apresentar aquilo que colocou na tese, é a ideia central do seu paragrafo da qual vai dereivar os argumentos.
Seu tópico: Bem legal, utilizou o conectivo corretamente.
“ Em primeira análise, após a disseminação do novo vírus da família SARS, Covid-19, muitas notícias sobre o risco de animais domésticos serem possíveis transmissores foram expostas. ”
SUA EXPLICAÇÃO: Aqui você vai explicar e exemplificar para que convença seu corretor do seu argumento, trazendo dados, citações, exemplos etc…
Sua exp.: Muito bom, trouxe dados e soube articular com seu tópico trazendo sentido.
O “que muitas vezes” acho coloquial, trocaria por um “que em sua maior parte”
“Em consequência, o medo estimulado na população por essas notícias, que muitas vezes não tinham veracidade e contribui para disseminação de informações falsas, levou ao aumento das ocorrências de abandono, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV.”
RETOMOU O PROBLEMA: Aqui é quando você finaliza seu paragrafo deixando claro sua indignação com o problema.
“Dessa forma, o medo causado por essas notícias falsas sobre possíveis vetores de contaminação do vírus citado, apavoraram muitas pessoas e as levaram a abandonar seus animais.”
DESENVOLVIMENTO 2:
TÓPICO FRASAL: Aqui é onde você vai afirmar algo, vai apresentar aquilo que colocou na tese, é a ideia central do seu paragrafo da qual vai dereivar os argumentos.
Seu tópico: Utilizou conectivo corretamente e trouxe fontes.
“Outrossim, de acordo com a federação “World Veterinary Association”, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil.”
SUA EXPLICAÇÃO: Aqui você vai explicar e exemplificar para que convença seu corretor do seu argumento, trazendo dados, citações, exemplos etc…
Sua expl.:
“ Esse número alarmante torna-se um problema para saúde pública, já que estes serem abandonados contribuem para propagação de algumas doenças como raiva e algumas verminoses, como afirma o CFMV.”
Acho que você quis dizer na primeira linha “já que esses ao serem abandonados…”
Como ja foi citado a CFMV no parágrafo anterior, seria melhor ter trazido outra fonte.
RETOMOU O PROBLEMA: Aqui é quando você finaliza seu parágrafo deixando claro sua indignação com o problema.
“Assim, surge a necessidade de combate a esse tipo de violência contra os animais, que pode se tornar também um problema de saúde.”
Erro de ortografia:
Quando estiver se referindo ao passado, algo ja dito anteriormente, utilize “esse”.
Quando estiver se referindo ao futuro, algo que ainda sera falado, utilize “este”.
CONCLUSÃO
Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
Agente- Quem fará?
Ação- O que será feito?
Modo- Como será feito?
Detalhamento- De detalhes.
Efeito- Qual o efeito esperado?
Agente: “Ministério da Saúde em parceria com grandes emissoras de TV e redes sociais ”
Ação: “combater o abandono de animais, bem como incentivar a adoção ”
Modo: “por meio de campanhas e anúncios publicitários ”
Detalhamento: ” maior órgão da saúde brasileira ” e “sobre as consequências do abandono e dos benefícios de ter um animal doméstico”
Efeito: “ a fim de atenuar tal problema ainda persistente na sociedade.”
ERRO DE GRAMATICA:
Cuidado ao deixar algumas palavras no plural.
“Diantes” na primeira linha.
Gostei da sua redação! Sabe fazer a extrutura de texto dissertativo-argumentativo, trouxe fontes (poderia ser mais divercificado) sua conclusão esta completa, sabe usar recursos coesivos.
Boa sorte e continue reinando!
:)