A xenofobia em discussão no século XXI

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Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante a todos os indivíduos o direito de que todos são iguais perante a lei. No entanto, a xenofobia causa problemas , como a dificuldade para estrangeiros, e até mesmo pessoas de estados diferentes, adentrar ao mercado de trabalho, além do bullying que essas pessoas sofrem diariamente, sofrendo xenofobia em programas, novelas, que usam desse meio para se promover.

Primeiramente, é crucial pontuar que a xenofobia é bastante usada nos programas nacionais de televisão, com tom de comédia, para debochar de sotaques de outros estados, além disso, colocam personagens com sotaques diferentes, e que utilizam gírias, como sendo moradores de favelas, ou como personagens que vivem na pobreza.

Ademais, na obra “Utopia” do autor inglês Thomas More, é retratada a sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, observa-se que na realidade o oposto pregado pelo autor, visto que, estrangeiros, imigrantes, e  cidadãos de outros estados tem dificuldade em adentrar ao mercado de trabalho pela dificuldade em se comunicar, e pelos padrões de linguagem formal exigida em determinadas empresas, barreiras essas, as quais dificultam a concretização dos planos de More.

Assim, medidas são necessárias para combater o preconceito linguístico, primeiramente, será necessário que a mídia parasse de colocar o sotaque e as gírias  como determinadoras de classes sociais em programas e novelas, e abrissem espaço para mostrar a cultura e linguagem de outros estados, para a população se acostumar, e deixar de ver outras línguas como sendo diferente. Ademais, seria necessário que o Ministério Público implementasse leis que proibissem empresas de desclassificar o candidato por causa do sotaque, além de disponibilizar cursos de português em instituições públicas, para estrangeiros e imigrantes de baixa renda. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo o impacto nocivo do problema, e a coletividade alcançará a Utopia de More.

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4 Correções

  1. Oiii, tudo bom? Vou corrigir por paráfragos e no final atribuir uma nota pode ser ? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder! =)

    INTRO
    -repetição muito perto de “todos”, além da ausência da crase em “a lei”. Dica de alteração: “…garante a todos os indivíduos o direito de igualdade perante à lei.”
    -repetição seguida de palavra “xenofobia”
    -tese pouco organizada e muito longa
    -não evidenciou com clareza as 2 problemáticas, vc acabou citando muita coisa, o que deixou o paráfrago desorganizado e a leitura confusa

    D1
    – !! não se usa “primeiramente” na redação, isso passa a ideia de que existe um “segundamente”, e essa palavra praticamente nem existe
    -repetição seguida de palavras (sotaque, personagem)
    -ausência de repertório socio-cultural, você trouxe uma boa argumentação, mas não citou nada que pudesse comprovar a veracidade das suas ideias, nenhum exemplo de programa de TV onde tenha ocorrido xenofobia, ou reportagem….
    -todo o seu parágrafo foi construído em apenas um período, isso é um problema, pois afeta a leitura, organização e na pontuação, falhando em três competências; C1, C3 e C4
    -Dica de alteração do parágrafo: “Em primeira análise, é crucial pontuar que a xenofobia é bastante presente nos programas nacionais de televisão, com tom de comédia, para debochar de sotaques de outros estados. Nesse viés, vale ressaltar o ocorrido (exemplo que comprove sua ideia). Não obstante, a mídia retrata personagens com sotaques diferentes, e que utilizam gírias, voltada à parcela marginalizada da população, bem como aos moradores periféricos. Destarte, (sua opinião)”

    D2
    -conectivo “ademais” utilizado incorretamente, visto que é um conectivo de adição e vc estava se referindo negativamente no D1, e, ja no começo do D2, é algo positivo. Dica de alteração: “Em contraste, na obra…”
    -erro de concordância (tem): “estrangeiros, imigrantes, e cidadãos de outros estados têm dificuldade em adentrar…”
    -período longo, consequente de erros de pontuação

    CONCLUSÃO
    -parágrafo extremamente longo
    -período longo, consequente de erros de pontuação
    -novamente o uso do “primeiramente”
    -erro no tempo verbal: “será necessário que a mídia parasse…” (será- furuto do presente; modo INDICATIVO) (parasse – pretérito imperfeito do modo SUBJUNTIVO) Para a frase ficar correta: “seria necessário que a mídia parasse…” PORÉM, de qualquer forma, está errado, pois a conclusão deve ser escrita no modo IMPERATIVO, visto que é um pedido/conselho/sugestão
    -a retomada deve ser feita à introdução
    -sempre se atente a responder os 5 requisitos da conclusão (o que? como? quem? pra que? detalhamento)

    C1: 70 (uso excessivo do gerundio, repetição de palavras, erros de pontuação e acentuação)
    C2: 140 (explore mais outras áreas do conhecimento/ argumentação fora do senso comum, o que é bom)
    C3: 100 (procure desenvolver mais a sua argumentação e organizar suas ideias)
    C4: 40 (desorganização de ideias, conectivos inadequados e incoerentes)
    C5: 100 (se atente aos 5 quesitos)
    NOTA: 450

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  2. Boa tarde repertório sociocultural foi bem pontuado principalmente na introdução só tome cuidado para não misturar os termos e tornar o seu texto meio confuso por que a questão da xenofobia como preconceito de um estrangeiro e depois como preconceito por uma pessoa de outro estado não me pareceu muito convincente procure saber mais sobre o tema antes de tentar argumentam sobre ele isso tende a ser um problema na maioria dos alunos inclusive o meu RS.
    Procure praticar mais o hábito da Leitura pois principalmente na sua proposta de intervenção verifiquei muitas marcas pessoais ou seja a linguagem do seu dia a dia não pode ser colocada no texto.
    Continue praticando vc tem grandes chances de melhorar

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  3. Seu texto está bom, vc apresenta ótimos repertórios. Quanto à argumentação você poderia ter apresentado outras problemáticas no texto, que sejam relacionados à xenofobia. Você pode expandir sua argumentação utilizando outros recursos argumentativos.
    Você também deve evitar a utilização do gerúndio, ele pode ser prejudicial à redação.
    Na proposta de intervenção, vc deve apresentar os cinco elementos para especificar melhor sua proposta

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  4. Em primeiro plano, xenofobia — medo ou ódio por estrangeiros ou estranhos, vinculada a atitudes e comportamentos discriminatórios.

    Problemas citados:

    • dificuldade de ingressar no mercado de trabalho
    • bullying

    Bom, bullying refere-se a atitudes ameaçadoras que afetam, principalmente, crianças e adolescentes. Ou seja, bullying não está diretamente relacionada a xenofobia e sim a atitudes agressivas acerca de crianças e adolescentes.

    DICA DE PROBLEMAS QUE PODERIA UTILIZAR:
    – estereótipo acerca dos imigrantes/estrangeiros
    – ameaça econômica
    – negligência governamental
    – falta de oportunidades (na qual você citou).

    Agora irei comentar cada parágrafo e atribuir sua nota no final, tudo bem?

    • INTRODUÇÃO
    – repertório bem contextualizado, porém dois pontos a ser revistos:

    1° – sempre quando for citar uma sigla, ela deve estar escrita por extenso também, mas se quiser citar ela ao decorrer do texto, aí sim, você pode cita-la em forma de siglas, pois o corretor saberá do que se trata, certo?

    2° – cuidado com repetições de palavras, você citou a palavra “todos” duas vezes na mesma frase.

    DICA: sempre procure ampliar o seu vocabulário, utilizar mais sinônimos, ok?

    Tese: muito confusa, você deveria ter elaborada de forma mais clara possível.

    Ex: entretanto, faz-se premente analisar os indícios da problemática: o bullying acerca dos imigrantes e a falta de oportunidades.

    DESENVOLVIMENTO 1 E 2

    – frases muito longas
    – não apresenta conectivos nos intraparágrafos
    – ausência da argumentação – não apresenta seu ponto de vista

    Além disso, no D2

    – repertório sociocultural vago e muito distante do tema proposto

    • CONCLUSÃO
    – muito grande e bastante confusa suas soluções.
    – no final você trouxe a Utopia de More, dois pontos:

    1° – o corretor não quer uma solução perfeita, como a Utopia de More e sim uma solução mais próxima da realidade, sendo eficaz e prática.

    2° – você retomou esse repertório que está no desenvolvimento 2, o correto seria você retomar o repertório da INTRODUÇÃO, na qual você citou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    Exemplo: “Logo, poder-se-á afirmar que a igualdade de direitos se adéqua de forma exitosa aos princípios da Declaração dos Direitos Humanos.

    Nota: 340

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