A globalização possibilitou a conexão entre continentes e culturas. Apesar disso, o preconceito em relação ao estrangeiro apenas aumentou. Afinal, o medo do desconhecido foi estimulado devido ao histórico violento de desacordos entre países e a ineficácia educacional. Assim, a discussão sobre a xenofobia no século XXI ainda é precoce e insuficiente.
Tendo em vista a educação como motor da prosperidade das relações humanas, entende-se sua falta como a principal origem da xenofobia. Afinal, embasado na falta de informações e nas fake news, o indivíduo torna-se suscetível ao discurso de ódio e ao preconceito. Considerando-se a pandemia do Covid19, por exemplo, houve aumento significativo nas críticas à cultura alimentar chinesa. Devido às notícias falsas acerca da origem do vírus e o desconhecimento da real causa, os comportamentos xenófobos contra os chineses aumentaram, culpabilizando-os pela crise. Logo, na luta contra a xenofobia, assim como disse Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.
Além disso, a falta de contato com diferentes culturas permite a formação de esteriótipos, devido à contextos históricos. Assim, a violência ao longo da história faz com que se associe um determinado povo ao medo. É comum, por exemplo, que, após o ataque às torres gêmeas em 11 setembro de 2001, imigrantes árabes e muçulmanos sofram preconceito, sendo vistos como terroristas e passando por diversas humilhações. Logo, é papel da escola possibilitar essa conexão entre sociedades diferentes para desfazer rótulos preconcebidos.
Desse modo, é indubitável que a educação é, em sua falta, a causa da xenofobia. Assim como, é a solução quando plenamente aplicada. Portanto, para amenizar a problemática, o governo deve, por meio do Ministério da Educação, possibilitar maior contato entre os estudantes e culturas diferentes. Assim, deve implementar nas aulas dos colégios da rede pública palestras e videoaulas ministradas por estrangeiros, no intuito de ensinar sobre a diversidade e pluralidade cultural e a importância de respeita-las. Dessa forma, a globalização poderá ser, de fato, uma conexão humana intercontinental.
Correção feita pelo descomplica: nota 740
Modelo ENEM
giovanabenevides
Nota: 720/740
Introdução: •Procure especificar de que modo a globalização contribuiu.
•Como o preconceito aumentou? Tente relacionar com a globalização, por exemplo a formação de uma cultura de massa que contribui na criação de estereótipos.
•A finalização da introdução está ótima
Desenvolvimento 1: •Em relação à primeira fase, pode desenvolver melhor o contexto da educação, pois ao colocar prosperidade perdeu um pouco a intenção de alusão, pode relacionar que a educação atua na construção da diversidade e que a falta da mesma pode ajudar na xenofobia
• O restante ficou show! Bem contextualizado e escrito
Desenvolvimento 2: • Ficou muito bom e escrito, porém buscaria melhorar na argumentação em relação aos mulçumanos deixar mais explícito a relação da xenofobia gerada após o ataque terrorista, buscaria contextualizar com um exemplo do Brasil, por exemplo, com a xenofobia que o povo nordestino sofre, ou fazendo um link com esse ataque, expor as questões que os venezuelanos sofrem em nosso país.
Conclusão: •Faltou colocar por meio do que essa intervenção seria feita, como esse ministério vai tornar isso realidade?
A redação ficou muito boa, você está no caminho, consegue fazer uma redação boa seguindo a estrutura proposta, mas falta se atentar nesses pontos acima.
Nayara1
Olá, Sophia Bepler tudo bem? Vamos a correção.
Primeiramente sua redação e desenvolvida adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Poderia citar também alusões históricas como por exemplo durante a Segunda Guerra Mundial, uma das maiores demonstrações de xenofobia durante o nazismo, causando morte de milhares de judeus e homossexuais .Demonstrando dessa forma que você apresenta conhecimento de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema(nesse caso seria conhecimento histórico).
Abraços, espero ter ajudado
Otávio_ilibio
Oi, Sophia, há dois erros na parte gramatical, estereótipo com i e respeitá-las sem acento, achei o texto bom e com referências a temas atuais como o covid-19, no entanto achei o desenvolvimento previsível, talvez possa diversificar as referências culturais e históricas presentes nele, poderia trabalhar no encadeamento de ideias e encontrar maneira de costurar os diferentes argumentos apresentados entre o a segundo e terceiro parágrafo, quanto a conclusão achei interessante a ideia apresentada para o maior contato cultural
CI – 160
CII- 120
CIII – 120
CIV – 120
CV – 160
Total- 680