Na obra “Utopia” do escrito inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, no que se observa na realidade contemporânea é o posto do que o autor prega, uma vez a violência na sociedade brasileira apresenta barreiras, as quais dificultam os planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de investimento em educação pública de qualidade, quanto da defasagem do código penal brasileiro. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que a violência deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concebe a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil devido a falta de atuação das autoridades, com a falta de investimento em educação sendo um agravante desse problema, cujo a falta de oportunidade devido ao péssimo ensino deixa o jovem sem oportunidades, restando-o o caminho do crime, que acaba perpetuando a violência. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa política urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a defasagem do código penal como outro promotor do problema. Segundo o monitor da violência do G1 no mês de agosto 469 casos a polícia identificou o suspeito, mas em apenas 215 houve a prisão. Partindo desse pressuposto, o código penal de 1940 é claramente antiquado para o Brasil do século XXI. Como consequência disso, a violência aumenta e a impunidade prevalece.
Portanto, medidas devem ser tomadas para conter o avanço dessa problemática na sociedade brasileira. Deste modo, com o intuito de mitigar o problema o Ministério da Educação deve investir em educação em tempo integral, e programas de capacitação de jovens através do investimento em cursos de qualificação profissional, afim-de proporcionar mais oportunidades. Desse modo atenua-se, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da violência, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
MafehCarvalho
oi Ryan, irei fazer algumas observações sobre seu texto, mas não sou especialista rs
INTRO: boa contextualização do tema com a obra. ”… contemporânea é o *posto*(oposto) do que o autor prega, uma vez (que) a violência na sociedade brasileira…”. ”…as quais dificultam os planos de More (essa frase ficou um pouco confusa, mas ok) . Apresentou suas duas teses muito bem.
D1: Muitas repetições da palavra ‘Falta’, abuse dos sinônimos como: ausência, carência, etc.
Atente-se ao uso da crase ”… devido a (à) falta de atuação das autoridades, com a (à) falta de investimento em educação..” Boa argumentação, mas é preciso uma melhor organização de ideias para não deixar o corretor perdido
D2: G1- especifique o que essa sigla significa ou troque por outro nome como portal de notícias da Rede Globo. ”Segundo o monitor da violência do G1 no mês de agosto(,) 469 casos a polícia identificou o suspeito ( a polícia identificou 469 casos como suspeitos), mas em apenas 215 houve a prisão. Poderia argumentar mais sobre essa problemática, ficou muito vago.
CONCLUSÃO: ”Deste modo, com o intuito de mitigar o problema(cite o tema) o Ministério da Educação(o nome do Ministério entre vírgulas) deve investir em educação em tempo integral…” ”…educação em (de) tempo integral..”. ” …e programas de capacitação de jovens (,) através do investimento em cursos de qualificação profissional, afim-de (a fim de) proporcionar mais oportunidades.”. Faltou o modo e o detalhamento. Lembre-se dos 5 elementos da conclusão, ela é muito importante.
C1: 140
C2: 160
C3: 160
C4: 180
C5: 160
TOTAL= 800
Vc escreve muito bem, precisa organizar mais suas ideias.
Espero ter ajudado, abraço!
Thaisz21
olá, boa tarde
vou corrigir sua redação de acordo com cada competência, ok? vamos lá
C1:160 pts
C2:180 pts
C3: 200 pts
C4: 200 pts
C5: 200 pts
Parabéns pelo seu texto, você escreve mt bem, tem um repertório sociocultural bastante produtivo e utiliza palavras formais e diferentes que fazem a diferença na sua redação, porém lembre-se de não exagerar mt, ok? Continue estudando, abraço e boa sorte :)
Hanna_Arielle
oi boa tarde :)
não sou profissional mas na minha concepção ficou assim:
C1: 160
C2; 200
C3: 200
C4: 160
C5: 180
t=900
Parabéns pelo seu texto você escreve muito bem uma dica é usar o ”por meio” na conclusão pra especificar melhor e não ficar confuso na hora que os corretores corrigirem ele levam poucos minutos na correção e pode passar batido e vc não perder ponto na C5.
Continue praticando e boa sorte:)