A violência na escola em questão no Brasil

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Segundo o Papa João Paulo II, “A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.” De fato, analisando o pensamento e relacionando-o com a realidade brasileira, chegaremos ao um impasse em que a violência na escola em questão no Brasil  se torna maior do que a própria educação, e por via acabará  tornando-se uma grande problemática, seja pelo bullying ou pelo assédio.

Em primeiro plano, devemos destacar o bullying, a violência que é cometida pelos próprios alunos, e em casos mais severos o ato pode ser cometido pelos docentes. Este ato é considerado infracional e diverge dos direitos humanos de qualquer cidadão. A série,“13 Reasons Why”, conta com uma trama na qual apresenta diversos fatores que ocasionaram o suicídio de um dos estudantes, desde ao bullying e boatos maldosos. É evidente  que a  ficção imita a vida real, no dia 24/04/2019, o adolescente Nigel Shelby morador da Nigéria na África do sul ,  tirou sua própria vida após sofrer bullying homofóbico pela sua orientação sexual.

Ademais, é indiscutível que o assédio  se torna outro fator sobre violência nas escolas, em que por muitas vezes professores, em que contém domínios  dentro de salas de aula, fazem uso desta “autoridade” como forma de opressão, ou em troca de favores, tanto de meninas quanto meninos. O site UOL postou varias declarações de adolescentes que sofreram assédio sexual por parte de professores, e em muitos casos até ameaças, se acaso contassem para a escola ou aos pais. Nesta lógica, segundo Freud em seu livro “Psicologia e Análise do eu”, indivíduos tendem a suprir o próprio ego e agir de acordo com o meio, oprimindo as diferenças.

Diante oposto, medidas precisam ser tomadas como forma de amenizar estas causas. Logo,  escolas,  em parceria com o Ministério da Educação, poderão vim a criar projetos em que mostre como e importante não compactuar com a cultura do bullying. É certo, que o mais importante ainda é realizar a denúncia ás autoridades caso presencie, ou  seja o sofredor das agressões, e juntamente com está parceria promover pequenas palestras para salas individualmente sobre a cultura do assédio e como é importe denunciar  para que isto não ocorra com outras garotas e nem garotos, e somente assim este problema será gradativamente erradicado, pois conforme Gabriel O pensador, “Na mudança do presente a gente molda o futuro”.

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4 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    COMPETÊNCIA 1 – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2 – 160
    Desenvolve o tema por de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3 – 200
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4 – 160
    Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5 – 160
    Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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  2. Bom, apesar de não ser formada em letras tenho algumas considerações. Durante o texto, pude perceber vários desvios, principalmente com o uso correto da vírgula. A estruturação do seu texto está boa, sua tese está evidente, no entanto, no decorrer do desenvolvimento falta argumentação, o que no meu ver é algo extremamente preocupante, porque não adianta apenas ter bom repertório. Além disso, gostaria de ressaltar que sua conclusão não está tão legal assim. É sempre bom destacar a ação, o agente, o modo e o efeito e não percebi a presença no seu texto.

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  3. iNTRODUÇÃO: Achei bem conveniente o uso dessa alusão e a tese foi muito bem correlacionada com a a tal. O direcionamento está claro e objetivo, como deve ser.
    D1: Muito bem embasado o primeiro argumento. Porém uma das coisas que me intrigaram foi o trecho”desde ao bullying e boatos maldosos”, creio que esse AO foi mal empregado e o mesmo com o desde. Suponho que ficaria melhor “ desde o bullying até boatos maldosos”. E no final vc utilizou empregou a palavra “homofóbico” desnecessariamente, pois logo após foi citado que o bullyng teve como razão sua orientação sexual.
    D2: Ótimo! Foi muito válido o uso da citação no final. Porém, novamente houveram erros na construção do seu texto. No trecho “em que contém domínios” o EM foi usada desnecessariamente e CONTÉM DOMÍNIOS não é coerente com o resto da oração, é preferível que seja substituído por POSSUI INFLUÊNCIA. No trecho “se acaso” houve uma redundância, ou você usa o SE ou usa o ACASO
    CONCLUSÃO: Já começamos com um erro, “Diante oposto”, creio que tenha sido por distração, mas o correto seria DIANTE DO EXPOSTO. A palavra “vim” foi empregada erroneamente, deveria ser “vir”.
    C1- 80
    C2-200
    C3-120
    C4-120
    C5-160
    TOTAL-680
    *LEMBRANDO QUE SOU APENAS UMA ALUNA, FIZ A AVALIAÇÃO MEDIANTE MEU LIMITADO CONHECIMENTO

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  4. VAmos a correção

    Sua introdução está boa, a tese está explícita

    No d1 você fala que em casos mas severos do bullying , pode ser cometidos por professores, como você pode me provar isso? Como o corretor vai saber que isso é real?
    Você trouxe dois repertórios, e acabou que a sua argumentação ficou muito superficial, eu sugiro que você traga apenas um repertório por parágrafo, deixando, assim, espaço para a sua argumentação, a sua autoria que não está presente.

    Outra vez você não se explicou como deveria no d2, trouxe dois repertórios socioculturais , mas não argumentou, seus dois desenvolvimentos foi baseados apenas em repertórios

    Você faz duas propostas, mas ambas incompletas, possuindo apenas agente e ação, e além de estar muito confusa sua conclusão

    C1: mais de dois desvios gramaticais 120
    C2: você compreendeu bem o texto, mas não soube organizar as ideias, deixando o texto com excesso de informação, e muito pouca argumentação 120
    C3: possui pelo menos um repertório produtivo 160
    C4: possui conectores coesivos 200
    C5: proposta incompleta 80

    Nota final: 680

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