A violência contro os idosos e o afastamento social

  • 2

    O cantor Lulu Santos, através da canção “Eu vejo a vida melhor no futuro”, idealiza uma sociedade mais amorosa e menos agressiva. No entanto, o que é visto na atualidade é antagônico à reflexão do música, visto que a violência contra os idosos e o seu aumento durante o afastamento social, no Brasil, apresenta entraves, os quais impedem a concretização das ideias impostas pelo artista. Dessa forma, fatores como o silenciamento e a ineficiência legislativa propagam esse problema pelo âmbito nacional.

     Em primeiro lugar, é preciso salientar que a ausência de ações sociais, como falar sobre o assunto e principalmente, o ato de denunciar, mesmo que não seja a vítima, é uma causa latente desse impasse. Dessa maneira, de acordo com o pastor e ativista Marthin Luther King, o que é preocupante não é o grito dos maus –  agressores -, e sim a quietude dos bons – as vítimas e quem “assiste calado” -, ou seja, não deve-se haver negligência em relação à essa questão. Por conseguinte, é necessário que o silêncio seja quebrado, para que a crueldade ocorrida com tais mártires não continue a acontecer.

  Em segundo plano, outra razão para a configuração desse deplorável óbice é a ineficácia das leis, já que não ocorre o cumprimento do papel de punir e diminuir o número de casos de violência contra os cidadãos mais velhos, agressão esta que atingiu níveis alarmantes. Assim sendo, conforme os ideais do contratualista John Locke, há uma violação do “contrato social”, pois o Estado não exerce a sua função de garantir que os direitos constitucionais sejam  efetivados, como o direito fundamental à segurança. Por consequência, expões uma situação triste, com uma resolução quase utópica.

   Portanto, uma intervenção faz-se necessária. à vista disso, o Ministério de Desenvolvimento Social deve promover mais o projeto “Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, que foi criado em 2019, por meio de comerciais na grande mídia e campanhas educativas – com o foco na prevenção da brutalidade contra os idosos -, e deve ampliar os canais de denúncias, com a finalidade de assegurar o envelhecimento seguro e aumentar a qualidade de vida desses indivíduos. Dessa forma, a idealização feita por Santos se tornará realidade.

 

Por favor, corrijam com as competências do ENEM.

Compartilhar

3 Correções

  1. Essa redação está ótima, conseguiu encaixar melhor a citação do Lulu Santos e dessa vez acredito que fez mais sentido, foi um salto lógico menor.
    Vi apenas um ponto a ser ressaltado, foi durante a frase “Por consequência, expões uma situação triste, com uma resolução quase utópica.”, Essa frase pode certamente ser interpretada como sentimentalismo e acabar tirando alguns preciosos pontos.
    Acredito q a nota de sua redação giraria em torno de 900, parabéns.
    Bons estudos e boa sorte domingo, te vejo na facul 😘

    • 1
  2. A sua redação ficou muito boa e de fácil entendimento, parabéns! Mais só ressalto uma coisa quando estava lendo o segundo parágrafo percebi que soou como a conclusão preste atenção nisso a redação do enem deve ter 30 linhas e 3 parágrafos no primeiro parágrafo deve conter a tese no segundo o desenvolvimento com argumentos ressaltando a tese e no terceiro parágrafo a conclusão no qual você deve procurar soluções para o problema abordado mas mesmo assim parabéns está ótima a sua redação

    • 0
  3. A sua redação está apresentando uma ótima organização, clareza e de fácil entendimento do assunto. Todas as competências estão corretas, não vejo oque detalhar. Simplismente muito boa, mas continue treinando pois as vezes pode haver certos erros de gramática ou até mesmo desvio do tema. Tome muito cuidado nisso, exerça seus argumentos e teses, mas sempre com total domínio que você não está fugindo do tema.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.