Iniciante

A Violência contras as Mulheres. (Ficaria grata se avaliassem conforme o ENEM).

  • 0

É indubitável que as mulheres são vítimas dessas violações há anos, contudo o homem vem sendo súpero as mulheres. A violência tem representado um significativo aumento na nossa população brasileira, assim, de modo exposto, observa-se defasagem entre direito e garantia e são necessárias medidas a serem tomada para intervir o impasse.

Primordialmente sabe-se que a mulher por anos foi exposta à dureza, desrespeito e desconsideração, sendo maltratada e excluindo-a, sem direito a trabalhar, votar e autorizando-a apenas a cuidar do âmbito familiar. Segundo a frase de Simone de Beavouir “Não nasce mulher, torna-se mulher”. A sociedade masculina prega que a mulher deve ser submissa ao homem, todavia ela nasceu para ser livre tendo os mesmos direitos dos homens.

Também é possível somar os aspectos supracitados, que o machismo ocorre seguido de uma série de conjunturas descrevendo a superioridade do sexo masculino, para assim com o gênero feminino. Uma das causas cruciais dessa violência é o ciúme e a forma de pensar construído pelo homem que as mulheres nasceram para serem escravas, sendo assim ameaçadas, confrontadas, e violentadas fisicamente e psicologicamente.

Em face do mediante elencado, é imperioso ter em mente a expansividade do quão preocupante e agravante é a violência contra a mulher. Ademais, é preciso que o Poder Legislativo implante projetos de leis, conscientize a população e seja mais rígido nas leis, mudando assim o papel dos acionistas, para que seja possível diminuir a reincidência.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii, Cínthia, tudo bem? Vou fazer uma correção por parágrafos, dar alguams dicas e atribuir uma nota no final, ta? Não sou especialista, então, qualquer incoerência/irregularidade que você achar que eu cometi, entra em contato cmg e me corrija, por favor! :)

    INTRO
    -“É indubitável que as mulheres são vítimas dessas violações há anos” dessas vioações? quais? vc nem citou ainda…
    -repetição (mulheres)
    -“nossa população brasileira” uso de 1° pessoa do plural (escreva sempre em 3°)
    -erros de pontuação
    -tese bem apresentada, mas, tem separar ela das problematicas
    -Cínthia, se atente a estrutura padrão:
    *introdução por citação/alusão/explicação
    *tese, sua opinião crítica
    *2 problemáticas a serem tratadas no texto (D1 e D2)

    D1
    -ausência de vírgula após “primordialmente”
    -ausência de vírgulas: “sabe-se que a mulher, por anos, foi …”
    -uso incoerente de enclise: “excluindo-a” –> excluída
    -uso incoerente de enclise: “autorizando-a” –> autorizada
    -ausência de vírgula: …” de Beavouir, …”
    -ausência de vírgula: “…sociedade masculina, prega que a…”
    -ausência de vírgula:s “…todavia, ela nasceu para ser livre, tendo os mesmos direitos dos homens.”
    -você expos a frase de Simone, mas não explicou-a, não disse qual a relação entre a frase e suas argumentos
    -você citou inumeros exemplos, no começo do parágrafo, o que ficou notório seu conhecimento sobre o assunto, mas não indicou nenhuma fonte,citação que desse veracidade as suas informações, ou seja, faltou repertório
    -estrutura D1 e D2:
    *introdução da ideia + citação de autoridade + opinião

    D2
    -ausência de conectivos
    -“os aspectos supracitados” –> “aos aspectos…”
    -ausência de vírgula: “…seguido de uma série de conjunturas, descrevendo a superioridade…”
    -ausência de vírgula: “…cruciais dessa violência, é o ciúme…”
    -ausência de vírgula: “…violentadas, fisicamente e psicologicamente.
    -novamente, faltou repertório, o que deixou o parágrafo vago

    CONCLUSÃO
    -repetição (leis)

    -ação: implante projetos de leis, conscientize a população e seja mais rígido nas leis
    -meio/modo: ?
    -agente: Poder Legislativo
    -finalidade: ?
    -detalhamento: ?

    DICAS!
    -2 problemáticas: uma de ação outra de consequência, isso mantem uma linha de raciocínio
    -evite o gerúndio (ação em ocorrência), se usado em excesso é considerado vício da lingua
    -use conectivos, enriquece seu texto
    -evite piadas/deboche/gírias
    -não generalize nada (é de conhecimento geral/ ninguém respeita tal coisa)
    -faça uma divisão de parágrafos de maneira igualitária
    -se atente aos 5 quesitos da conclusão:
    *ação: o que será feito?
    *meio/modo: como será feito? por meio de que?
    *agente: quem fará isso? governo, midia, ongs, 3 poderes..?
    *finalidade: afim de que isso será feito?
    *detalhamento: descrição da ação e meio/modo

    C1: 120
    C2: 140
    C3: 160
    C4: 140
    C5: 120
    NOTA: 680

    Qualquer dúvida, só chamar, estou sempre à disposição! =)

    • 3
  2. Boa noite Cínthiasz, vamos lá
    Lendo a sua redação arrisco dizer que você não tem o hábito de escrever ou ler, caso eu esteja errada, me perdoe.. Mas se eu estiver certa te recomendo que comece a melhor forma de aprender a desenvolver uma redação é lendo e praticando muito. Vamos ao que interessa.
    A sua introdução percebi alguns problemas como na primeira frase “É indubitável que as mulheres são vítimas dessas violações há anos” que violações são essas? Devido ao uso do pronome “dessas” você deveria ter mencionado já.
    Em outro ponto, você usou: “nossa população” não se coloque dentro da redação, você precisa ser impessoal. E de uma forma geral sua intro ficou incoerente, não tem uma coesão entre as partes, além disso você finalizou ela de uma forma genérica, evita isso.
    Dica: pratique bastante e leia redações com nota máxima.. ajuda muito. Experimenta iniciar a redação com alguma alusão ou algum repertório pra agregar ao texto e facilitar na hora de conectar as ideias.
    Nos desenvolvimentos.. a sua tese ficou extensa, é interessante que ao longo do texto você seja objetiva e clara. Tem alguns erros em algumas palavras também. Você usou repertório, mas pra valer o ponto ele precisa ser funcional dentro do seu texto, só jogar ele no texto não pontua.. trabalha isso também.
    No segundo parágrafo de desenvolvimento a mesma coisa falta de clareza, as conexões não estão muito bem feitas e isso prejudica muito o seu texto, e também, não teve repertório, exemplo.. nada pra comprovar o que você disse.
    Por fim a conclusão, o que você precisa fazer na finalização do seu texto é: Conectivo conclusivo, retomar a sua tese. Conectivo + agente + detalhamento do agente (você precisa detalhar algum desses pontos e o agente é o mais fácil, na minha opinião) + o que? + como? e pra que? e finalizar o texto sem ideias novas.
    Duas coisas muito importantes:
    1. Pontuou, conectivo. Sempre que você pontuar tu vai começar a próxima frase com um conectivo, sempre. Isso dá coesão pro seu texto
    Sempre seja o mais clara e direta possível
    2. Na introdução eu recomendo que você já deixe claro os seus parágrafos de desenvolvimento, fala de forma simples sobre o que você vai falar, isso mostra planejamento textual.

    Enfim, redação é treino. Boa sorte

    • 2
  3. olá! li sua redação e gostei muito. Vou avaliar conforme as 5 competências que estou estudando, mas aviso que sou estudante e não profissional, então não leve em consideração a minha opinião.

    Na competência 1, que se refere a gramática, pelos meus conhecimentos de gramática, percebi que seu texto não tem erro de acento. EXCELENTE!

    Na competência 2, que se refere a tema e texto, percebi que vc tem noção do tema e do que estar escrevendo,

    Primordialmente sabe-se que a mulher por anos foi exposta à dureza, desrespeito e desconsideração, sendo maltratada e excluindo-a, sem direito a trabalhar, votar e autorizando-a apenas a cuidar do âmbito familiar NESSA PARTE PERCEBI QUE VOCE USOU CONTEXTO HISTÓRICO NA SUA ARGUMENTAÇAO, INTERDISCIPLINARIDADE É MUITO BOM PARA A REDAÇÃO.

    e sobre o texto dissertativo argumentativo, você soube articular bem cada estrutura do texto.

    Na competência 3, que se refere sobre a argumentação, pelo meu ponto de vista vc articulou bem as suas teses.

    Na competência 4, que se refere a coesão e coerência, percebi que vc conectou 80% das suas teses corretamente, e eu particularmente tive dificuldade com algumas palavras que não é do meu cotidiano, mas entendi onde vc queria chegar.

    E na competência 5, que se refere a posposta de intervenção, gostei da sua proposta

    bom, não era a correção que vc tanto esperava, mas tá aí minha opinião. aviso de novo não sou profissional e sim uma estudante no 2 ano do ensino médio.

    bjs, boa sorte no enem!

    • 1
  4. oi amg, não sou preparada pra corrigir mas i=tentarei te ajudar.

    você apresentou claramente suas teses na introdução e tem um bom desenvolvimento, contudo faltou um repertório sociocultural como um livro, filme ou até uma contextualização histórica para dá um ponto de partida a sua redação.

    você usou bem os conectivos e deu bons exemplos mas faltou repertorio sociocultural como dados e a frase da simone que poderia servir de repertorio ficou solta no texto, você poderia ter explicado frase ou inserido ela melhor no contexto, dizendo que condição feminina não é natural mas imposta socialmente e etc.

    voce tem um bom argumento no segundo desenvolvimento mas faltou um dado ou citação pra dá força aos seus argumentos

    sua conclusão não tem as 5 trocinhos (esqueci o nome) que o enem pde

    você tem muito potencial mas é importante estudar mais sobre estruturas e argumentação, tirando isso sua gramatica é otima e usou bons conectivos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.