No momento em que se fala sobre “Fake News”, é sensato admitir que – no atual cenário- a sua disseminação tem por intuito influenciar a massa visando obter ganho pessoal, profissional e/ou prejudicar terceiros. Nisso, denota-se o escasso nível de instrução, estrutural, das pessoas em questionar, duvidar e buscar validações para as informações das quais utilizam e têm acesso.
À priori, faz-se relevante refletir acerca da finalidade para a qual uma notícia falsa é implementada e divulgada. A promoção pessoal e a difamação alheia possibilita, na medida em que se usa da má-fé na manipulação da informação, a mudança de percepção, do julgamento e da reação da audiência de forma deliberada. Nesse contexto, tem-se o exemplo da morte por espancamento de mulher por conta de falsas notícias de que estaria sequestrando e fazendo magia negra com crianças.
Em contraponto, no polo passivo tem-se as pessoas que recebem e fazem uso das informações, a maioria advinda de redes sociais, o que requer uma capacidade crítica para avaliar seu teor, de forma que se possa validá-la e entender seu propósito. Tal condição não está preenchida, como se faz evidente na atualidade com provas de casos reais de pessoas prejudicadas ou beneficiadas decorrentes de “Fake News”, demonstrando ainda o quão enraizada na população está a prática de compartilhar e reproduzir conteúdos falsos, que por sua vez usa do aspecto sensacionalista para instigar a leitura e facilmente torna-los virais.
Desse modo, entende-se ser de extrema importância a instrução e conscientização da população de como se deve usufruir dos meios de comunicação. Ademais, como maneira de diminuir a frequência e quantidade de notícias falsas pode-se pensar em medidas formais de critérios para sua reprodução e de penalidades para os envolvidos que agirem de má-fé.
Kauã de Almeida
Mandouuuuuu bemmmmmmmmmmm. Gostei muitoooo.
Unica coisa que desencandeou sua redação foi apenas a conclusão. Tente praticar mais, faça um modelo fixo, com todos os agentes isso ajuda muito voce. E no final da conclusão tente trazer pro seu texto um gostinho de quero mais, de um final espetácular, tente trazer algo do inicio do texto, isso ajuda muito também.
NathaliaDeluqui
Olá..vou corrigir através dos critérios.
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica.
Nota: 200
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato.
nota: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
nota: 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação.
nota: 200
5. Proposta de intervenção
Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
nota: 160
Redação muito boa, pelo meu ponto de vista só faltou todos os elementos na conclusão.
IanaN
Gostei bastante da estrutura da sua redação, ficou organizada e agradável a leitura. Só achei sua conclusão um pouco vaga, por exemplo:
1- Como coconscientizaras as pessoas em relação as Fake News? falto você apresentar idéias e soluções concretas;
2- Segundo como disse anteriormente, falta soluções concretas, pense sempre no GOMIFES ao elaborar conclusão.
GOMIFES:
– Governo;
– Organizações Não Governamentais (ONGs);
– Mídia;
– Indivíduo ou Iniciativa Privada;
– Família;
– Escola;
– Sociedade.
O único ponto que notei foi a conclusão mesmo, você ta indo pelo caminho certo! Gostei da sua redação!
Obs: Não sou especialista em correção, minha avaliação é conforme o que tenho aprendido e venho sido sendo corrigida, nosso objetivo é sempre melhorar e você está indo muito bem!