A valorização da cultura nacional na formação da identidade contemporânea do Brasil

  • 1

A cultura é a afirmação da identidade de uma nação, visto que é composta por todos os valores, símbolos e costumes de um povo. Porém, na sociedade atual de constante sincretismo cultural, é notável uma certa desvalorização da cultura por parte do corpo social e, assim, podendo ocorrer o processo de aculturação e a perda de identificação com suas origens.

Nesse contexto, a globalização é um fenômeno que integra as relações socioespaciais em escala global e, por isso, é o principal fator para os processos de aculturação. Logo, é possível o contato de diversas culturas ao redor do planeta, provocando perda de traços de uma cultura original ou até fusão de culturas. Assim, toda a identificação e o valor histórico contido em um grupo social é prejudicado e suas origens, desvalorizadas.

Ademais, a falta de interesse pela cultura nacional e a influência dos centros mundiais economicamente dominantes acarreta sentimentos de inferioridade e superioridade em relação as culturas vigentes. Desse modo, os traços culturais originais de uma população acabam por ser considerados inferiores comparados aos traços que pertencem às superpotências. Nesse sentido, os princípios inseridos na integração econômica por parte da globalização contribuem para um desprezo da cultura nacional.

Então, são necessários investimentos, por parte do Governo brasileiro e do Ministério da Cultura, na área da educação, para que haja o ensino dos elementos culturais do país e a importância de preservá-los. Para que,  dessa forma, seja construído o sentimento de identidade com a nação e afinidade pela sua história. Dessa maneira, a cultura brasileira será reconhecida, respeitada e garantirá a formação do sentimento coletivo.

Compartilhar

2 Correções

  1. C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
    argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
    vista. 120.
    C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
    repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 120.
    Total: 680

    • 1
  2. C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
    escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
    C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. 160.
    C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos
    argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de
    vista. 120.
    C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
    repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
    C5: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto. 110
    Total: 670

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.