As leis trabalhistas garantem aos cidadãos direitos básicos, como, carteira assinada, férias remuneradas e seguro desemprego. No entanto, essa é uma realidade distante para quem trabalha utilizando aplicativos de transporte. Pois, esses trabalhadores não possuem nenhum vínculo com a empresa e é usado apenas para fins lucrativos.
A priori, vale ressaltar a ausência dos direitos trabalhistas. Nesse sentido, o filme “Tempos Modernos”, estrelado por Charles Chaplin, retrata as condições de trabalho durante a Revolução Industrial, a qual os empregados eram explorados com a grande carga horária e o baixo salário. Dessa forma, apesar das leis criadas e da evolução da indústria, os usuários de aplicativos vivenciam uma situação análoga ao filme, visto que os indivíduos trabalham muitas horas sem salário fixo e garantia de segurança.
Outrossim, destaca-se o lucro obtido por esses trabalhadores. Assim, Karl Marx apresenta o conceito do lucro na alienação do trabalho, o qual o trabalho serve apenas para a obtenção de lucro e a manutenção dos privilégios da burguesia. Logo, além dos prestadores de serviço não possuírem um honorário justo, a maior parte do valor adquirido é destinado para a empresa, assim, o proletário atesta a preservação da empresa mas, em contrapartida, não assegura suas próprias necessidades.
Destarte, medidas são necessárias para mitigar o impasse. Urge que o Ministério do Trabalho trabalhe por meio de um projeto de lei, que seria enviado à Câmara dos Deputados, o qual iria determinar que os proprietários dos algoritmos assegurassem uma taxa fixa do aplicativo, que seria somada ao valor obtido a cada dia pelo usuário. Espera-se, portanto, a valorização dos trabalhadores uberizados.
juhandelina
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo do uso incorreto do estrangeirismo, ao utilizar coloque-os entre aspas (“a priori”), erro de plural (são usados apenas para fins…), entre outros. Por isso, 160.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): sua tese não está explícita na introdução, o que dificulta na compreensão do que será exposto na sua argumentação, apesar de não ter fugido do tema e ter um repertório sociocultural pertinente. Por isso, 160.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): sua argumentação está falha, como consequência seu ponto de vista também, por exemplo, ao mencionar “os indivíduos trabalham muitas horas sem salário fixo e garantia de segurança”, apenas essas características que dificultam o trabalho dessas pessoas? , então preste bastante atenção nesse quesito. Por isso, 120.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto não está totalmente coeso, pois seus mecanismos linguísticos apresentam repetições, além de não serem diversificados e de sentido correto. Por isso, 120.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): “Destarte, medidas são necessárias para mitigar o impasse. Urge que o Ministério do Trabalho (AGENTE) trabalhe por meio (MEIO/MODO) de um projeto de lei, que seria enviado à Câmara dos Deputados (DETALHAMENTO), o qual iria determinar que os proprietários dos algoritmos assegurassem uma taxa fixa do aplicativo, que seria somada ao valor obtido a cada dia pelo usuário. Espera-se (FINALIDADE), portanto, a valorização dos trabalhadores uberizados.” Por isso, 160.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
ps.: sou apenas estudante.
rayssaza
Sua redação está ótima. Você apresentou bons argumentos. Contudo, no primeiro parágrafo, não entendi ao que “é usado” se refere, acho que ficou um pouco confuso. Além disso, em sua conclusão, eu buscaria um sinônimo do verbo “trabalhar” após a palavra “Trabalho” para não passar uma ideia de repetição, já que ambas derivam de um único radical.
De resto gostei bastante. Parabéns!