Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos previne que todos os indivíduos tenha direito a honra. Contudo, isso não é evidenciado no Brasil contemporâneo, principalmente com relação às mulheres, em que devido aos legados históricos e sociais, são reprimidas por conta de uma cultura majoritariamente machista. Nesse âmbito, dois fatores contribuem para a persistência da tolerância à violência sexual contra mulheres: a não aceitação masculina do ”não”, somada à culpabilização da vítima.
Primeiramente, cabe avaliar que os homens, em sua maioria, não respeitam a aptidão sexua; feminina, que por tendências biológicas costumam ser inferiores. Tal fator é evidenciado no seriado ”Os treze porquês”, disponível na ”Netflix”, em que a personagem Hannah é, infelizmente, forçada a ter relações sexuais com Bryce,o que posteriormente assiste o suicídio da mesma. Fora da ficção, tal cenário muitas vezes ocorre e, lamentavelmente, em casos mais severos, possuem consequências semelhantes.
Ademais, é notório que a sociedade em geral, tende a culpar a vítima pela forma de portar e vestir. Porém, além de ser um equívoco assacar mulheres pela falta de controle e respeito à dignidade feminina, uma exposição com roupas de vítimas de estupros, realizada na Bélgica, prova que as pessoas no momento do ato ilegal e criminoso utilizavam vestimentas consideradas, erroneamente, comportadas. Assim, é notório que tais ações estão concernentes à cultura do estupro, que consiste em culpar a vítima e não o agressor.
Portanto, compete ao Estado, por meio do CENP (Conselho Executivo de Normas Padrões) que tem por função social regular as atividades publicitárias no Brasil, desconstruir a objetificação feminina. Essa ação deve ser feita por meio da ilegalização de propagandas que represente mulheres como servidoras masculinas, uma vez que essas mídias incentivam a submissão delas, e contribuem com o impasse em questão. Desta forma, espera-se que a mulher seja vista como um sr humano e não um objeto sexua. Somente assim, o direito a honra será devidamente cumprido, como antes previsto pela ONU.
POR FAVOR, CORRIJAM POR COMPETÊNCIA.
GRATO
Marcos_M
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (160)
indivíduos tenham, sexual, costuma ser inferior, vítima pela forma de se portar e vestir, prova que as pessoas (…) utilizam, propagandas que representam
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (160)
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (160)
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (120)
DICA: USAR INDÍCIOS DE AUTORIA
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (160)
TOTAL (800)
bicodeviuva
👉 Olá Matheus, vim aqui para retribuir-lhe a correção de minha redação.
👉Cara, gostei bastante da tua redação e a forma como você coloca as ideias. Diria que todo os parágrafos estão bem escrito, com exceção do teu segundo parágrafo de desenvolvimento.
👉 Acho que ao não utilizar bem os recursos coesivos e não dividir bem os períodos, acabou que por ficar confuso a ideia desse parágrafo em questão. Compreendi bem o que ele quis dizer, mas tive que na minha imaginação ir organizando a discussão.
👉 Aliás, em muitos pontos do texto é recorrente o emprego errado de vírgula. Uma coisa que tem me ajudado com as vírgulas são joguinhos, que acho acho na internet, os quais brincam com essa ideia de por vírgula ou não.
👉 Foca nas vírgulas e em dividir os períodos. O resto tá tudo muito bom.
Maju
Olá Matheus!!
Parabéns pela redação e pela escolha do tema.
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Bom alguns erros de ortografica, como:
-Desenvolvimento= 2º linha do primeiro parágrafo: “sexua; feminina”
-Conclusão= 6º linha: “como um sr”.
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Notas:
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competência 1: 160 (Demonstrou bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.)
competência 2: 200 (Desenvolveu muito bem o tema proposto com argumentação consistente, explorando os principais aspectos. Apresenta excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.)
competência 3: 200 (Selecionou, organizou e relacionou informações, fatos, opniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa do seu ponto de vista.)
competência 4: 200 (Articula as partes do texto, sem inequações na ultilização de recursos coesivos.)
competência 5: 200 (Elabora proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto, com detallhamento.
Nota: 960!!
Meus parabéns :)
LeoGuedes
Parabéns. Ótima redação!
Competência 1 – 200. Não achei nenhum erro ortográfico.
Competência 2 – 180 . Mostrou ter conhecimento do tema. As duas citações enriqueceram o texto.
Competência 3 – 180. Argumentou bem. Desenvolveu aquilo que contextualizou de forma elegante, usando um rico vocabulário.
Competência 4 – 200. Usou bons conectivos. Texto com Paralelismo semântico e sintético.
Competência 5 – 160. Apresentou boa intervenção, nomeado o agente, e descrita a sua ação.
Nota: 920
GiovanaOlivierr
Parabéns. Ótima redação!
C 1 – 200. Não achei nenhum erro ortográfico.
C 2 – 180 .
C3 – 180.
C 4 – 200. Usou bons conectivos. Texto com Paralelismo semântico e sintético.
C5 – 160. Apresentou boa intervenção, nomeado o agente, e descrita a sua ação.
Nota: 920
Gostei bastante da sua redação e a forma como você coloca as ideias. Porém, daria mias atenção ao seu segundo parágrafo de desenvolvimento.
Acho que ao não utilizar bem os recursos coesivos e não dividir bem os períodos, acabou que por ficar confuso a ideia desse parágrafo em questão. Compreendi bem o que ele quis dizer, mas tive que na minha imaginação ir organizando a discussão.
camilaburity
Olá, boa noite.
introdução:
*leve erro gramatical:* “todos os indivíduos TENHAM direito a honra…”
fora isso, achei muito boa a introdução.
D1: “sexua”; E eu usaria um conectivo de contradição No início do 3° período, “ENTRETANTO, fora da ficção… ” fora isso, está muito bom.
D2: eu achei muito bom o D2.
conclusão: erros leves como “sr” e “sexua”. Eu achei muito boa também mas não vi o ” a fim de”. Usa conectivos como “para que” “a fim de” (para ficar mais claro na hora da leitura).
-> Eu usaria um conectivo no 2° período da conclusão, “LOGO, essa ação deve ser feita…”
*Eu percebi erros de vírgulas*
820-840
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
competência 4: 160
competência 5: 160
Matheus Oliveira Higo
Boa noite!!!
Muito obrigado pela sua correção.
Achei sua correção muito pertinente, os erros ortográficos foram causados por dedo gordo :`D, mas são reais.
Achei interessante o uso dos conectivos sugeridos.
A unica parte que discordo é a ausência de finalidade, veja: ”Espera-se que a mulher seja vista como um sr humano e não um objeto sexua. ”
Sua correção chegou muito perto da nota real: 880 (corrigida por corredora do enem).
Muito obrigado e em brave corrigirei uma redação sua!
Boa noite
Pamela_gross
oi
D1: “Primeiramente, cabe avaliar que os homens, em sua maioria, não respeitam a aptidão sexua; feminina, que por tendências biológicas costumam ser inferiores.(Por que?), ficou ideia vaga”
“Tal fator é evidenciado no seriado ”Os treze porquês”, disponível na ”Netflix”, em que a personagem Hannah é, infelizmente, forçada a ter relações sexuais com Bryce,o que (quem) posteriormente assiste o suicídio da mesma.” Pecou muito na estrutura dessa frase, revise as virgulas
D2: Novamente erros de estruturação, isso desconta muitos pontos. Eu entendi o que você quis abordar no parágrafo, porém a ideia nao foi bem trabalhada e a citação tbm ficou vaga, veja, se vc tirar que é na Belgica nem fara diferença pq nao tem aprofundamento, nao a dados ou indices
Concl. Bem elaborada com açao, agente meio… Só os detalhes ortograficos mesmo
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
120
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
80 (Segundo a tabela de notas, apresentar informaçoes, mas desorganizados)
http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
160
5. Respeito aos direitos humanos
200