A telemedicina no Brasil

  • 0

No ano de 1946 durante a segunda guerra mundial os rádios foram utilizados para ligar os médicos que estavam nas estações costeiras aos dos hospitais de retaguarda, já eram indícios da telemedicina no mundo. Entretanto, só em 1994 uma empresa usou a tecnologia para realizar um eletrocardiograma a distância. Apesar do crescimento dessa forma de medicina no último ano, a mesma ainda é bastante questionada.

Inicialmente, cabe analisar que com o inicio da pandemia da covid-19 o uso da telemedicina se fez mais necessário. No dia 16 de abril de 2020 o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que autoriza o uso desse tipo de medicina em quaisquer atividade atividade de saúde, somente enquanto durar esse momento de combate ao vírus. Essa lei foi aprovada para tentar evitar aglomerações em hospitais e clinicas de saúde.

Ademais, vale ressaltar também que a medicina online pode ajudar pessoas que tem dificuldades de acessar grandes hospitais e especialistas. Porém, existem alguns médicos que ainda estão receosos com essa tecnologia, por conta de um risco maior de diagnósticos errados e mais chances de imprevistos como: a falha de conexão no meio de consultas e cirurgias.

Em vista disso, fica claro que ações precisam ser tomadas para introdução desta medicina. O ministério da saúde juntamente com o governo federal deve investir na telemedicina, principalmente em clínicas de saúde básica para atender as necessidades dos mais pobres. Os mesmos também deverão oferecer treinamento adequado para os médicos, campanhas e políticas educativas ajudarão a uma maior aceitação dessa forma de medicina que pode facilitar os atendimentos médicos.

 

QUEM PUDER CORRIGIR NOS CRITERIOS DO ENEM VOU AGRADECER MUITO!!

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá Julia, tudo bem ?

    Bom, vamos lá

    No ano de 1946(VÍRGULA) durante a segunda guerra mundial( Segunda Guerra Mundial) os rádios foram utilizados para ligar os médicos(vírgula) que estavam nas estações costeiras(vírgula) aos dos hospitais de retaguarda, já eram indícios da telemedicina no mundo. Entretanto, só em 1994(vírgula) uma empresa usou a tecnologia para realizar um eletrocardiograma a distância. Apesar do crescimento dessa forma de medicina no último ano, a mesma ainda é bastante questionada. (NAO ACHEI SUAS TESES)

    Inicialmente, cabe analisar que com o inicio da pandemia da covid-19 o uso da telemedicina se fez mais necessário( POR QUE?). No dia 16 de abril de 2020(VÍRGULA) o presidente Jair Bolsonaro(VÍRGULA) sancionou a lei que autoriza o uso desse tipo de medicina em quaisquer atividade atividade( REPETIÇÃO) de saúde, somente enquanto durar esse momento de combate ao vírus ( QUEM DISSE QUE TEM ESSA LEI E FOI ELE QUEM “LIBEROU” VOCÊ TRABALHA PARA ALGUM JORNAL? ENTÃO COLOQUE ALGUMA REFERÊNCIA). Essa lei foi aprovada para tentar evitar aglomerações em hospitais e clinicas de saúde.

    Ademais, vale ressaltar também que a medicina online pode ajudar pessoas que tem (TÊM) dificuldades de acessar grandes hospitais e especialistas. Porém, existem alguns médicos que ainda estão receosos com essa tecnologia, por conta de um risco maior de diagnósticos errados e mais chances de imprevistos como: a falha de conexão no meio de consultas e cirurgias.( QUEM DISSE? TEM QUE TRAZER FONTEEE, VOCÊ NÃO É MÉDICA PRA DIZER ISSO)

    Em vista disso, fica claro que ações precisam ser tomadas para introdução desta medicina. O ministério da saúde( Ministério da Saúde)(VÍRGULA)juntamente com o governo federal(VÍRGULA) deve investir na telemedicina, principalmente em clínicas de saúde básica para atender as necessidades dos mais pobres. Os mesmos( OS MESMOS NÃO É LEGAL USE ELES) também deverão oferecer treinamento adequado para os médicos, campanhas e políticas educativas ajudarão a uma maior aceitação dessa forma de medicina que pode facilitar os atendimentos médicos.( COMO VÃO INVESTIR? POR MEIO DE QUE? DETALHAMENTO?)

    NOTAS:
    C1: 120, você tem que tomar cuidado com as vírgulas e palavras em maiúsculo
    C2: 200
    C3: 120, tem que melhorar na estrutura do texto, sempre trazer dados quando vai afirmar algo
    C4: 160, cuidar conectivos
    C5: 120, ficou bem pobre, faltou detalhamento e outras coisas que deixem bem explícito

    NOTA: 720

    Julinha, sou apenas um vestibulando essa é a nota que EU te daria okay? abraçosss e bom estudo :)

    • 1
  2. Oi, tudo bem? Não sou especialista, mas aqui estão algumas ressalvas:

    GERAL: sua redação segue o modelo ENEM, possui estrutura e apresenta proposta de intervenção.
    *É sempre muito importante falar do contexto histórico, você conseguiu fazer isso muito bem por aqui.
    *apresenta operadores argumentativos em todos os parágrafos

    INTRODUÇÃO: inicia muito bem o conteúdo por meio de alusão histórica. possui a formação de uma tese e linguagem culta
    *gramática: você cometeu alguns erros ao longo do texto, isso será refletido na nota da competência 1. fiz algumas modificações:

    No ano de 1946, durante a segunda guerra mundial, os rádios foram utilizados para ligar os médicos que estavam nas estações costeiras aos dos hospitais de retaguarda. Observa-se, portanto, indícios da telemedicina no mundo. Entretanto, apenas em 1994 uma empresa usou a tecnologia para realizar um eletrocardiograma a distância. Apesar do crescimento dessa forma de medicina no último ano, a mesma ainda é bastante questionada.

    DESENVOLVIMENTO 1: consegue explanar melhor o AG1 citado na introdução (crescimento da telemedicina durante a Pandemia COVID-19 no ano de 2020)
    *atentar para a pontuação
    *atentar para casos de regência e concordância verbal/nominal
    *atentar para o uso produtivo do repertório: você apenas apresentou, mas não expressou seu ponto de vista.
    *não concluiu a ideia (geralmente usa-se conectivos conclusivos “dessa forma”, “desse modo”, “assim”, “logo”)

    DESENVOLVIMENTO 2: consegue superar alguns problemas do parágrafo anteiror ao expor sua opinião sobre o assunto. Lembre-se: é exatamente isso que o ENEM cobra.
    *você possui pontos válidos, porém não apresenta nenhum repertório para confirmar e passar credibilidade
    *não concluiu a ideia (o mesmo que o D1)

    CONCLUSÃO: apresenta proposta de intervenção que respeita os Direitos Humanos.
    *atente para a coesão do texto
    *5 fatores: AÇÃO, AGENTE, MEIO, FINALIDADE, DETALHAMENTO
    obs:você possui tudo o que precisa no texto, porém não coloca na ordem adequada e passa a ideia de que está faltando alguma coisa. No caso, o corretor pode alegar a falta do “meio”

    O Governo Federal, por meio de investimentos no Ministério da Saúde, deve promover maior visibilidade à telemedicina. A ação precisa ser destinada, principalmente, em clínicas de saúde básica com o objetivo de atender as necessidades dos mais pobres. Além disso, deverão oferecer maior capacitação profissional aos profissionais envolvidos, bem como campanhas e políticas educativas para conscientizar a população e, assim, maior aceitação dos pacientes com essa forma de medicina que visa a facilitação do processo para todos.

    ESPERO QUE AJUDE! :)

    • 1
  3. INTRODUÇÃO
    Primeiro período tá um pouco sem coerência, tenta dar uma mexida pra arrumar.

    DESENVOLVIMENTO
    “atividade atividade”.
    O primeiro parágrafo do desenvolvimento você só expôs um dado e NÃO EXPÔS NENHUMA PROBLEMA DA TELEMEDICINA, o que é o intuito da redação, que é apontar um problema e resolvê-lo.
    No segundo parágrafo do desenvolvimento faltou uma frase pra “fechar” o parágrafo, isso é essencial. O mesmo aconteceu com o parágrafo anterior.

    CONCLUSÃO
    Como você quase não expôs problemas da telemedicina, na vdd n ficou claro que existem problemas, então meio que a conclusão vai ficar meio ruim. Tirando isso, a conclusão ficou extremamente vaga. Faltou uma frase de fechando da redação, teve falhas de coerência no período final e não ficou muito claro a intervenção -> como assim investir na telemedicina? Você tem que detalhar como isso vai ser feito.
    “Ministério da Saúde e Governo Federal” com iniciais
    maiúsculas.
    Uma conclusão deve OBRIGATORIAMENTE ter: Agente, Ação, Meio, Detalhamento e Finalidade. A sua não teve meio, nem finalidade.

    C1: 100 (vários erros ortográficos e de coerência)
    C2: 140
    C3: 120
    C4: 140
    C5: 100
    Nita final: 600

    • 0
  4. Olá, bom dia! Peço desculpa por não corrigir da forma que pediu nas considerações finais abaixo da conclusão da redação, não sou nenhum especialista no assunto mas vou te dizer alguns pontos importantes, ok? Vamos lá!

    Você escreveu muito bem sobre o tema, você passa a impressão de que conhece de fato sobre o assunto e pode argumentar sobre ele. Recomendo você utilizar alguma alusão histórica para enriquecer sua redação e te garantir alguns pontos extras, mencionando por exemplo algum trecho de livro, filme ou citação filosófica mostra que você tem um repertório sociocultural e te faz pontuar mais. Outro ponto foi sobre a conclusão, onde você mencionou ministério da saúde e governo federal, que são dois órgãos governamentais e você não pode esquecer que a pronúncia dos mesmos são com a letra maiúscula, sei que é chato decorar isso mas você pode perder pontos por alguns erros simples, não concorda? Você pode utilizar tanto a sigla do Ministério da Saúde (MS) >se utilizar a sigla você deve abrir parênteses e explicar ao que se refere a sigla< tanto como Governo Federal é escrito com ambas as iniciais maiúsculas. Fora os erros pequenos, você tem uma boa estética e estruturação da redação, procure sempre melhorar pois possui bastante potencial, parabéns!!

    ==========================================================
    Todo mundo que leu essa correção, por favor, peço que corrijam a última redação que postei.. Tive de postar ela duas vezes pelo fato de que não houve correções na primeira postagem e ocorreu a mesma coisa, postei duas vezes a mesma redação e não há nenhuma correção, peço que corrijam, por favor.. Obrigado

    • 1
  5. Olá, bom dia!! Com base na minha experiência em Redação e minha opinião ao ler, gostei bastante do modo em que atualizou o leitor com normas impostas pelo presidente, e co-relacionou com fatos do passado. Um aviso que gostaria de fazer é que evite de colocar palavras-chaves em todo início de parágrafo, porque fica mais robotizado, e não natural. Exemplo: você pôs ” Ademais “, ” Em vista disso “… outra dica é não colocar muitas ideias em um parágrafo só, como no terceiro parágrafo quando você começa com uma ideia e muda para outra com o ” porém “.
    Como eu não conheço de pontuações do Enem, essas são as minhas dicas. Espero que tenha te ajudado!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.