A preocupação por parte de pais e responsáveis acerca de seus filhos permanecerem inúmeras horas em frente a telas de computadores e celulares torna-se cada vez mais frequente, tendo em vista o índice de crescimento do consumo de videogames por parte da juventude e a tendência a desenvolver problemas cognitivos conforme o indivíduo siga comportamentos semelhantes de forma obsessiva por um longo período de tempo.
Jogos de diversos modos, dificuldades e níveis de habilidades vêm sido analisados por adultos tanto em relação ao tempo em que jovens passam jogando de forma contínua, quanto ao teor agressivo e violento que alguns videogames apresentam. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tempo excessivo gasto em games, principalmente entre jovens, é considerado como uma doença classificada como gaming disorder. Trata-se, segundo a OMS, de um padrão de comportamento que prejudica a capacidade de controlar a prática dos games, de modo a priorizá-los em detrimento de outras atividades e interesses.
A superexposição de adolescentes à jogos eletrônicos tem como consequência dificuldades de concentração, perda cognitiva, ansiedade e isolamento social. Além disso, é possível desenvolver insensibilidade à violência real caso o adolescente seja exposto de forma compulsiva à jogos de conteúdo agressivo, ocasionando na diminuição da resposta emocional a cenas reais de violência.
Diante disso, é essencial que pais e responsáveis reconheçam nos jovens a dependência em jogos eletrônicos por meio de situações como indisposição, dificuldades de autocontrole, depressão, timidez, dificuldade de se relacionar socialmente e busca da internet como válvula de escape da realidade, encaminhando o caso à tratamentos psíquicos capazes de suprimir este transtorno por meio de soluções médicas adequadas.
Fernanda8947
Oi, tudo bem?
Então notei alguns erros na sua redação e gostaria de apontá-los com base na minha opinião, lembrando que não sou nenhum tipo de profissional! Vou fazer uma análise parágrafo por parágrafo para facilitar o destaque dos erros em cada parte.
Introdução – Primeiro devo afirmar que não existe uma introdução como a que você fez, não há uma tese clara, além de que você não utilizou ponto em nenhum momento! Uma introdução é composta de 3 a 5 períodos (apresentação do tema {para esse você pode usar 2 períodos}, comparação da apresentação com a situação no Brasil ou no mundo, sua tese e a finalização) sem isso a sua introdução fica “fraca” mal sendo caracterizada como uma introdução de um texto dissertativo argumentativo, observe que seu primeiro parágrafo poderia ser inserido em uma reportagem, o que não é o desejado. Recomendo que leia redação nota +900 e note que todas apresentam características em comum e principalmente mostram uma opinião do autor, isso pode te auxiliar na sua escrita.
Desenvolvimento 1 – Sempre inicie seu parágrafo de desenvolvimento com um conectivo (Primeiramente, Em primeiro plano…) e insira um tópico frasal que resume o que você vai falar no seu parágrafo, aqui achei interessante a apresentação do argumento de autoridade, mas senti falta dos impactos que o comportamento “gaming disorder” pode causar no indivíduo e na sociedade a longo prazo.
Desenvolvimento 2 – Aqui você trás apenas fatos de senso comum ligados aquilo que ressaltou no segundo parágrafo, nenhum tipo argumentativo é empregado, além da disparidade de linhas entre os parágrafos já escritos e esse, pense que os parágrafos devem ter quase o mesmo número de linhas e novamente ressalto a necessidade de um conectivo no inicio do parágrafo.
Conclusão – No início da conclusão geralmente temos uma apresentação rápida do tema antes de iniciarmos os meios, modos … relacionados à solução do problema, senti falta disso, e também de uma conclusão para a conclusão (estranho eu sei) mas temos que sempre finalizar com algo do tipo “Assim sendo, seria possível a mudança gradativa da população… melhorando a qualidade de vida dos brasileiro”. E é sempre recomendado voltar com sua tese na conclusão
Recomendo que leia bastante redações nota mil, além de pesquisar sobre a estrutura da redação e os tipos argumentativos, comece copiando um modelo da internet e adaptando para sua escrita.
Minha nota seria de : 500 por se tratar mais de um texto expositivo do que argumentativo
Obs: gostei da forma como entrelaça o tema, sempre retornando para o tema
Bons estudos!!!! :D
Ângelo.
Olá! Tudo bem? Não sei qual é sua preferência de correção, mas vou corrigir de acordo com as competências do ENEM:
C1: 160
Escreveu muito bem, possivelmente há erros que não estou notando, então, por isso não te darei 200 nessa competência.
C2: 80
Fugiu muito do tema, e até da proposta de redação!! Esse texto tá mais pra um dissertativo expositivo do que um argumentativo, parece mais uma reportagem!! Preste mais atenção na estrutura do seu texto.
C3: 120
No D1 até que está ok, mas o D2 não me convenceu, além de que eles são coisa do senso comum. Recomendo que use autoridade no seu D2, para que ele fique mais convincente.
C4: 120
Novamente, atente-se a estrutura da redação! Use mais conectivos também, repertório, entre outros.
C5: 80
Se seu treinamento é para o ENEM, saiba que você deve elaborar uma proposta de intervenção, e nela deve ter: Agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade. Aqui teve um pouco, mas o agente deve ser algo de mais autoridade(tipo Ministério, Governo Federal, etc.)
Nota final: 560
Espero que não se chateie com a correção, mas é preciso entender o que fez de errado para melhorar e ir rumo ao topo, você consegue!!!
ferschmidt.s
O seu texto está muito bom! Só alguns detalhes que a banca talvez gostaria que fosse diferente.
O primeiro parágrafo está bom, porém, é recomendado que você utilize menos linha na introdução e consequentemente utilizar mais linhas e argumentos no desenvolvimento.
Quando for utilizar palavras escritas em inglês como por exemplo, nome de séries, palavras corriqueiras (lockdown, backup…) não é necessário traduzi-las.
E, por fim, a sua conclusão está muito boa mas seria bom retomar a sua tese, talvez citar algum meio para contatar uma ajuda.