Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, ele retrata a idealização de uma sociedade, a qual não apresenta conflitos e desigualdades, tornando-se assim, totalmente harmoniosa. Conquanto, este pensamento apresenta-se distante de nossa hodierna realidade no cenário brasileiro, por desavenças como a superexposição de crianças e adolescentes na internet ainda ocorrer.
Mormente, é fulcral pontuar que as práticas de humilhação, a partir de uma exposição em meios online por parte dos pais, torna-se um fator primordial no crescimento saudável para a criança, onde, ao tentarem impor um castigo com intuito de aprendizagem, acaba-se agravando consequências psicológicas ao menor, que neste hiato, se traumatiza com a situação, ao invés de aprender a lição.
Faz-se mister salientar que muitas vezes as atitudes dos pais em publicarem imagens de seus filhos sem a intenção de expô-los, também pode-se agravar em uma problemática, diante de predadores online, e a partir do momento em que o jovem cresce e distingue o que para ele fora de consideração humilhante ou constrangedora. Segundo a psicóloga e psicopedagoga, Ana Cásia Maturano, estes aspectos podem causar baixa autoestima, sensação de inferioridade ou agressividade na criança, assim influenciando na personalidade do homem, ou mulher, que este se tornará.
Perante os fatos mencionados, medidas são necessárias para resolução do impasse, ao qual o ministério da mulher, família e direitos humanos, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescentes), promulgue uma lei com intuito de censurar conteúdos que aparentam depreciação de imagens infantis, em colaboração com a sociedade civil sobre denúncias nas redes sociais ou outros meios online. Espera-se que assim, decaia o número de crianças expostas pelos pais na internet, e a longo prazo solucione tal problemática para nos aproximando dos conceitos de More.
Carlos Eduardo
Boa noite!!! Vou corrigir sua redação de acordo com as competências exigidas pelo enem.
Comentários por competência:
C1- Sempre observe a separação de expressões explicativas por meio das vírgulas, a frase “do escritor inglês Thomas More” deveria estar isolada por meio de vírgulas. Seria melhor trocar o “ele retrata” por “é retratada”. Um ERRO frequente que venho percebendo entre os candidatos é o uso incorreto dos pronomes ESTE e ESSE, você fez o uso incorreto deles algumas vezes, recomendo rever o estudo dos pronomes demonstrativos, mas só para tirar a dúvida, na grande maioria das vezes o pronome ESSE é o “mais correto” para se encaixar na redação, pois o ESTE faz referência a algo que ainda está por ser dito ao longo do texto. Releia essa : “é fulcral pontuar que as práticas de humilhação, a partir de uma exposição em meios online por parte dos pais, torna-se um fator primordial no crescimento saudável para a criança,”, percebeu?? Pelo menos eu havia entendido que para o crescimento saudável da criança é necessário a humilhação como fator primordial, entende? cuidado nessas construções frasais:). ONDE= referência a lugar, AONDE= referência à ação. “predadores online”?? cuidado no uso dessas expressões do senso comum, deixa o seu texto com marcas de informalidade.
C2- O texto respeita os limites da estrutura dissertativa-argumentativa, contudo, é necessário a inserção de mais dados de outras áreas do conhecimento, principalmente nos parágrafos de desenvolvimento, além da discussão desses dados em favor da opinião que está sendo defendida.
C3- Apesar do texto possuir o uso de informações de autores, o que constitui repertório sociocultural, faltou a marca de autoria na redação, o que significa uma visão mais crítica do problema em questão. Geralmente, o uso de expressões como “lamentavelmente, infelizmente, inadmissível etc” ajudam a demonstrar a marca de autoria, e essa também pode apresentar-se ao final de cada parágrafo como uma visão crítica e insatisfeita do autor.
C4- O repertório de vocabulários e conjunções mostrou-se muito bem utilizado. “fulcral”, gostei kkk.
C5- A proposta de intervenção apresenta todos os elementos.
Notas por competência:
C1- 120
C2- 160
C3- 160
C4- 200
C5- 200
Nota final: 840
mx
Boa tarde, como vc está??? Bem, não sou especialista, mas vamos lá…
Sinto falta da hipótese no seu texto, sua tese não é muito clara, sua marca autoral fica encoberta com alusões de outros autores se é que vc me entende. SUA CONCLUSÃO ESTÁ DIVINAAAA!
Competencia 1: 180
competencia 2: 200
Competencia 3: 120
Competencia 4: 180
Competencia 5: 200
TOTAL: 880
Guilherme98
Introdução:
•Qual foi a sua tese?
– Não identifiquei
•D1: não entendi o intuito
•D2: apesar de muito extenso e cheio de informações, e que deveria ser dividido em 2 parágrafos, está muito bom!
Intervenção: muito boa.
Essas são as minhas opiniões, q não sou formado em letras e tudo mais, porém eu não conheço várias palavras, apesar do seu conhecimento vasto na linguagem portuguesa, vc acha q o corretor vai procurar alguma palavra q ele não saiba, isso pode ser motivo da perda de pontos.