Ao longo do desenvolvimento humano e de suas atividades, muitas foram as profissões que existirão, dentre elas algumas ainda se mantém e outras devido ao avanço do conhecimento e mudaças de mercado se tornarão obsoletas. Em meados dos anos 1969, nos Estados Unidos, o primeiro e-mail foi enviado e ali a internet começou a se desenvolver e espalhar-se para o mundo, diante disso, profissões como a de técnico em informática foram criadas para suprir as demandas mercado que estava se originando. A internet é só uma das áreas onde hoje mais surgem novas profissões, também estão na lista áreas de sutentabilidade, energia, estética, entretenimento e saúde. Essa realidade traz consigo incertezas a cerca dos trabalhadores e de suas formações que devem ser analisadas para descobrir e mitigar os desafios que podem enfrentar.
Nessa perspectiva, a frase do folósofo francês Auguste Conte mostra uma caminho a se seguir diante da atualidade, segundo ele, é fundamental: saber para prever, a fim de poder. Seguindo a linha de pensamento de Conte, nota-se que para a população estar apta para enfrentar os desafios que o novo mercado traz é essencial que saiba como ele funciona e se altera constantemente, para que com isso consiga oferecer sempre um serviço procurado e não tenha sua profissão deixada para traz.
Outrossim, a especialização é um dos diferenciais na atualidade, pois uma profissão não cai em desuso se está caminhando junto com os avanços da sociedade e remodelando suas ofertas para o mercado. O conceito da modernidade líquida do filósofo Zygmunt Bauman, explica o por que disso quando fala sobre a sociedade atual, e o imediatismo das relações, onde as profissões sofrem com um mercado desenfreado que busca sempre a novidade e está em constante modificação. Em vista disso, procurar sempre especializar-se em algo novo é uma opção para enfrentar a problemática.
Dessa forma, pode-se perceber que o debate sobre o novo rumo das profissões é essencial para que a população não seja afetada negativamente pelo tema. Cabe então, ao Estado em parceria com instituições educacionais promover o esclarecimento populacional e especialização dos trabalhadores, através de palestras sobre o tema, cursos profissionalizantes e programas de integração com as tecnologias, para que o indivíduo tenha noções básicas sobre computadores, e aparelhos básicos presentes em empresas de todos os setores, como por exemplo, uma impressora. Somente assim os efeitos negativos da mudança nos mercados e profissões serão ultrapassados pela sociedade.
A sociedade e os desafios com as profissões do futuro
Compartilhar
Kauuany_Santos
Olá, tudo bem?
Me chamo Kauany, ainda sou estudante mais vou tentar ajudar você o quanto eu conseguir kkk, não sou nennhuma profissional então você pode discordar de mim a vontade.
Logo de cara me deparei com alguns errinhos de português, ta tudo bem acontece kk, mais tome muito cuidado. Também achei mediante a redação, alguns errinhos gramáticas, como pontuação, principalmente o uso da virgula. Seus repertórios e contrução de argumentos estão maravilhosos, só há um certo exagero nos conectivos entre os argumentos, os quais fazem a redação ser um pouco cansativa de ler, tanto que me perdi um pouco. Em geral, acho que a introdução ficou um poquinho extensa, acho que dá para você dar uma “enxugada” nela kkk, além de você desenvolver um pouco mais o segundo paragrafo. Fora isso, achei o tema muito interessante e sua redação condiz muito bem ao meu ver com a proposta e o mais importante há coesão, só esse “exagero” entre os argumentos que me trapalhou um pouco .
Aconselho você há ter um pouco mais de atenção nos verbos utilizados e o periodo deles.
Como no caso: “muitas foram as profissões que existirão”
O “existirão” o verbo está no futuro, o certo seria ” existiram”
Também recomendo em você expandir um pouco mais seu repertório de palavras (consegue atraves da leitura), como por exemplo:
A parte que você fala “Essa realidade traz consigo incertezas a cerca dos trabalhadores e de suas formações que devem ser analisadas para descobrir e mitigar os desafios que podem enfrentar”
Poderia muito bem ser substituida por: ” Trazendo consigo, uma realidade de questionamentos sobre os operários e suas funções, as quais devem ser analisadas , desenvolvendo assim o poder enfrentar novos desafios.”
Espero ter ajudado ^^
juscenilda
Olá Letìcia, sou estudante aprendiz e com toda dificuldade que tenho vou dá minha opinião sobre alguns pontos
1. sempre é bom dá um espaço entre os parágrafos para facilitar nosso leitura e identificar melhor os parágrafos;
2. Acredito que depois da palavra mundo, na quarta linha da conclusão caberia um ponto continuando.
3. No final da quarta linha da introdução ausência da preposição ”do”;
4.Em algumas partes falta o uso de conectivos;
5. Senti falta da contextualização com o tema;
6. Não consegui identificar o encaminhamento argumentativo
7. Eu substituiria o termo ” deixar para lá ” por negligenciar.
8. Achei a conclusão completa, porém em vez da palavra tema que você citou, colocaria colocaria os desafios;
sem mais à observar…..bons estudos e lembre-se que todo dia é dia de aprender