A SITUAÇÃO DE GESTANTES EM CÁRCERE NO BRASIL

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No livro ” Conceitos Fundamentais” do cientista social Pierre Bourdieu, discorre-se sobre a padronização, naturalização e reprodução de traços comportamentais transmitidos pelas relações interpessoais. Para o antropólogo, todas as ações humanas são produtos da convivência. Nesse viés, sob um olhar clínico, nota-se que a banalidade da situação precária das gestantes transgressoras é uma ameaça à isonomia e à dignidade humana. Devido a isso, essa questão interage diretamente com a conjectura do sociológo e traz à tona a árdua realidade das cativas diante dos artefatos digitais, ademais, nota-se também, a violação Constitucional com as gravídas detentas. Logo, a influência social e o paradoxo político são uma das problemáticas.

Convém frisar, inicialmente, que a instrução acadêmica e familiar é um bem social, o qual é responsável por formar o caráter e a mentalidade humana. À vista dessa premissa, consoante a teoria habitus de Bourdieu, o tecido social possui padrões que são naturalizados e reproduzidos. Nesse sentido, destaca-se o poder da convivência, desde a imaturidade até a fase adulta, para a construção de um indivíduo politicamente correto. Entretanto, se uma criança conviver em um meio no qual os sujeitos portam hábitos negligentes com os marginalizados, o que não é nada cooperador para o desenvolvimento emocional e humanitário dela, existe a possibilidade de incorporação desse traço em virtude da socialização e isso dialoga com a crueldade que as gestantes prisioneiras enfrentam, uma vez que, nesse caso, as crianças são ensinadas a ter uma visão inferiorizante contra essas mulheres, o que pode colaborar ainda mais para a segregação e preconceito nesse âmbito tortuoso. Além disso, o apontamento social, aliado à indiferença prisional, dificulta a ressocialização das detentas.

É imprescindível salientar, em paralelo, que a inércia das esferas políticas é um fator que intensifica o impasse em questão. Em face desse axioma, conforme declarado no Artigo 6º da Constituição de 1988, o Estado, coeso à sociedade civil, necessita assegurar o caráter inalienável do direito à saúde, à educação e à isonomia de todos. Sob essa cláusula democrática, vê-se que existe uma letargia estatal frente às garantias essenciais das infratoras. Ante isso, cria-se, sem dúvida, um ciclo vicioso de desigualdade no acesso à assistência pré-natal por ação da precária infraestrutura na enfermaria prisional, visto que, isso fomenta os abortos e, em casos extremos, a morte da gestante, o que gera imensuráveis mazelas sociais, como exemplo, aumento da mortalidade neonatal, além disso, esse cenário desumano, viola constantemente a dignidade humana. Logo, infere-se que a lei ainda esbarra na parcialidade e na abstração e isso intensifica, ainda mais, o crime contra a humanidade.

Nessa perspectiva, portanto, atenuar os impactos nocivos da situação desumana das gestantes encarceradas no Brasil não será uma tarefa simples, contudo, passar-se-á mediante uma abordagem pedagógica sobre o tema. Posto isso, o Ministério da Educação, em consonância com o Ministério da Cidadania, é capaz de elaborar um projeto socioeducativo como base leituras de livros filosóficos no ensino infantil até o superior. Essa ação pode ser composta por frequentes seminários, pleitos e propagandas midiáticas que incluem problematizações e criações de reformas conscientes relacionadas aos perigos delimitados pela consequência do julgamento social frente às transgressoras. Outrossim, esse plano deve incluir a mediação de psicólogos e distribuição de material didático sobre o bem-estar de todos, com o fito de aprimorar o raciocínio autônomo e humanitário, sobretudo dos jovens, a fim de mitigar a discriminação e, também a criminalidade. Assim, o Brasil torna-se-á mais sensível e seguro.

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4 Correções

  1. Alguns erros de pontuação no primeiro parágrafo, como a ausência de crase, aspas virgulas, mas no total achei ótimo, talvez tenha exagerado um pouco no total de citação, mas passou uma ideia de que você tem muito conhecimento sobre o assunto. Na D2 seria melhor se tivesse feito períodos mais curtos, pois períodos longos demais deixam a leitura muito cansativa, o que pode fazer o corretor abaixar um pouco a sua nota.
    Talvez se você tivesse colocado mais objetivo em sua conclusão teria ficado melhor, Sua nota provavelmente seria +900

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  2. Olá, tambem sou aluna, mas, vou deixar minhas considerações, desculpe qualquer coisa!!!!
    Seu texto é muito bem embasado, possui citações e exemplos realisticos, porem, cuidado com o uso demasiado das citações de obras, pois, deixa seu texto muito extenso, cuidado tambem com uso de palavras “rebuscadas”, pois, pode alterar o sentido do que voce queira passar, cuidado com uso de virgulas, conectivos, acentuação… Enfim, parabéns pela redação possui um vocabulário rico e com fundamentos teóricos.

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  3. Oii, “Au Au” kkk, tudo bem ?? Vou corrigir por parágrafos e atribuir uma nota no final. Qualquer irregularidade, você me corrige, pode ser? =)

    INTRO
    -ausência de vírgula: ” ”Conceitos Fundamentais”, do cientista social…”
    -procure ser mais objetivo na sua introdução. É possível identificar todos os requisitos que devem vir da intro, porém, houve um excesso de informação, que, no papel, rouba espaço dos seus D1 e D2, afetando o desenrolar das suas argumentações

    D1
    -ausência de crase: “…consoante à teoria…”
    -ausência de aspas: “habitatus”
    -ausência de vírgula: “…à teoria “habitatus”, de…”
    -você argumenta muito bem, so precisa ser objetivo (note que seus parágrafos estão muito longos)
    -ausência de vírgula: “…possibilidade de incorporação desse traço, em virtude da socialização, o que dialoga com a crueldade…” (a substituição de e -> o que foi para ficar mais adequada, mediante a ocorrência da vírgula)

    D2
    -não generalize “sem dúvida”
    -períodos muito longo, o que afeta na coesão e na leitura
    -não é necessária a vírgula: “visto que, isso fomenta” -> “visto que isso fomenta”
    -novamente, argumentação muito boa, porém, muito grande
    -nos dois desenvolvimentos você atendeu muito bem ao padrão cobrado no enem

    CONCLUSÃO
    -evite mesoclises, os corretores não gostam
    -erros de pontuação (ausência de vírgulas)

    -ação: elaborar um projeto socioeducativo como base leituras de livros filosóficos no ensino infantil até o superior
    -meio/modo: frequentes seminários, pleitos e propagandas midiáticas
    -agente: Ministério da Educação, em consonância com o Ministério da Cidadania
    -finalidade: aprimorar o raciocínio autônomo e humanitário, sobretudo dos jovens, a fim de mitigar a discriminação e, também a criminalidade
    -detalhamento: relacionadas aos perigos delimitados pela consequência do julgamento social frente às transgressoras.

    |FEEDBACK|
    Eu nem preciso dizer o quão notório é seu conhecimento sobre o assunto, o tamanho dos seus parágrafos ja revelam isso kkk… Você atendeu muito bem às normas do enem, falhou apenas na distribuição dos parágrfos e alguns erros na C1. Em relação ao uso de repertório, foco, seleção de conteúdos e argumentação, você foi excelente! Parabéns pela redação, apenas procure organizar suas ideias e encaixa-las de uma forma cabível as 30 linhas. Abraços! :)

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    NOTA: 920

    Qualquer dúvida, só chamar. =)

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  4. Olá, tambem sou aluna, mas, vou deixar minhas considerações, desculpe qualquer coisa!!!!
    Seu texto é muito bem embasado, possui citações e exemplos realisticos, porem, cuidado com o uso demasiado das citações de obras, pois, deixa seu texto muito extenso, cuidado tambem com uso de palavras “rebuscadas”, pois, pode alterar o sentido do que voce queira passar, cuidado com uso de virgulas, conectivos, acentuação… Enfim, parabéns pela redação possui um vocabulário rico e com fundamentos teóricos.

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