A fome no mundo está em ascensão e as principais causas estão em eventos climáticos extremos , como guerras e etc. , de acordo com Global Hunger Index (GHI) vários países correm riscos de ainda sofrer forme por mais 10 anos , a fome é presente na vida dos nossos cotidiano , aqui mesmo no brasil muitos dados indicam que aproximadamente 23,3% da população urbana passam fome, enquanto 40,1% da população rural atravessam a mesma situação.
Infelizmente é algo triste que ocorre no nosso pais , que poderia ser evitada de varias maneiras diferentes , primeiramente melhorando a educação do nosso país e combatendo o analfabetismo , gerando mais empregos logo reduzindo a fome , também uma das maneiras de ser combatida a fome é o governo disponibilizando mais vagas em programas como o bolsa família , que com certeza é um dos maiores meios de se combater a fome no brasil , também podemos dizer que mais oportunidades devem ser dadas as famílias mais carentes como a oportunidade de continuar estudando ou trabalhando.
Então podemos concluir que: a fome é algo real , pode ser combatido , e está presente em grande número no brasil e pode ser evitada com gestos simples da população de empresas e do governo e de nós mesmos , a fome tem solução só depende de cada um de nos então quando vermos alguém passando dificuldades basta ajudar , com o mínimo que seja já é uma ajuda e pode fazer a diferença no dia daquela pessoa e principalmente no seu dia por estar ajudando alguém e o nosso país.
Taiciane
Competência 1: 120
Desvios: Uso de virgula e falta de acentuação.
Estrutura sintática: Períodos longos onde deveria ocorrer o térmico utilizou-se virgula, como no primeiro parágrafo.
Competência 2: 120
Tangenciou o tema, segurança alimentar é diferente de fome. Segurança seria ter como comprar alimentos sem abrir mão de outras coisas como roupa, cinema, objetos… não abrange apenas a fome.
Competência 3: 120
Repertório condizente com a fome porém tangenciou o tema.
Competência 4: 160
Houve coesão no texto porém com a tangencia do tema foi necessário descontar pontos.
Competência 5: 80
Faltaram pontos na intervenção. Quem faz, como fazer, detalhamento de quem fez ou de como fazer.
Nota: 620
Correção feita de acordo com o manual de correção do INEMP
competência 1- apresenta domínio mediano das regras gramaticais, no entanto, apresenta uma série de desvios, que, por sua vez, não atendem a norma-padrão da escrita.
NOTA: 120
sugestões: busque fazer leituras, com o fito de melhorar a sua grafia.
competência 2- apresentou tangência acentuada do tema proposto, abordando a assertiva “fome” como enredo, sendo assim, em casos irreversíveis, como no dia do exame por exemplo, correria o risco de a nota 0 ser atribuída. NOTA:120
competência 3- demonstrou carência de elementos coesivos (conectivos), fazendo com que a fluência e entendimento do texto ficassem comprometidos. Todavia, apresentou repertório sociocultural bem embasado e detalhado. NOTA: 120
competência 4- apresentou um bom conhecimento dos mecanismos linguísticos em relação ao tipo de texto exigido, entretanto, ocorreram falhas na macroestrutura do texto, devido ao autor ter começado a redigir a proposta de intervenção no segundo parágrafo de desenvolvimento. NOTA: 120
competência 5- demonstrou dificuldade em concluir o texto, apresentando proposta de intervenção pouco detalhada, além de desconhecer os mecanismos de conclusão, por exemplo: conectivos de conclusão ( portanto, ademais…) e ausência de agentes realizadores ( MEC, Estado, Ministério Público Federal…) NOTA: 80
NOTA FINAL: 560