A saúde sexual no carnaval

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Como outras festas culturais enraizadas no Brasil, o carnaval tem grande adesão pela população brasileira. A festa é exibida de diferentes formas conforme a regionalidade, mas em todo o país tal data remete a alegria e a diversão. Contudo, a “folia” vivida durante estes dias, posteriormente resultam em muitas situações prejudiciais a saúde dos foliões. O aumento das ISTs(Infecções Sexualmente Transmissíveis) são uma das principais consequências do carnaval.

Com base nisso, o ato sexual, e alguns outros assuntos relacionados ao sexo, ainda são tabu diante de alguns indivíduos, em famílias com moldes antigos, patriarcais, como também em lugares afastados, onde o mundo globalizado, sua internet e pluralidade de opiniões ainda não chegaram. Sendo assim, a ausência de conhecimento sobre o sexo, sobre o corpo feminino, o corpo masculino, os contraceptivos e as doenças, existe, o fato pode ser exemplificado na Índia, no documentário “Absorvendo o Tabu”, onde a menstruação era algo assustador tanto para os homens quanto para as mulheres.

Outrossim, o alto consumo de drogas lícitas e ilícitas durante o carnaval, como o álcool e o ecstasy, alteram em curto prazo consideravelmente as ações dos indivíduos. Consequentemente, o uso desses entorpecentes causam a perca de consciência e responsabilidade em seus atos, e a relações estabelecidas se tornam refém disso. O carnaval é marcado por relações sem compromisso, pela informalidade sexual, por conseguinte, além dos riscos de contrair ISTs, a gravidez indesejada também é comum nesse período do ano.

Por fim, a proporção de casos de ISTs nos meses posteriores ao carnaval são resultantes de fatores em que o estado se faz oculto, tanto pela falta de acesso à informação, quanto em poucas medidas preventivas. Hodiernamente, um tema em pauta é a educação sexual nas escolas, algo que daria ênfase não somente as ISTs e aos tabus não dialogado pelas famílias, como também auxiliariam vítimas a reconhecerem casos de assédio e até mesmo de estupro. Cabe ao Ministério da Educação, qualificar professores das áreas biológicas e sociais por meio de aulas, para que, desde o Ensino Fundamental II atuem constantemente de forma lúdica e compreensiva nas salas, para gerar um autoconhecimento e conscientização sobre o sexo.

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2 Correções

  1. No 4° período da introdução falta um conectivo para deixar claro qual vai ser a sua tese. Na sua segunda argumentação (3° parágrafo) você diz que o alto consumo de drogas está ligado com o risco de contrair IST’s, sinto que faltou um dado ou uma citação para reforçar esse argumento. Na sua conclusão, lugar em que se dá a solução/soluções dos seus argumentos, mas nesse parágrafo apenas traz a solução de um (já que mesmo com uma educação sexual, o consumo de drogas pode continuar), recomendaria trazer duas propostas de solução, uma para cada argumento, ademais, falta detalhamento na sua proposta, nela diz que “qualificar professores das áreas biológicas”, uma sugestão de detalhamento, você poderia dizer como seria essa qualificação ou detalhar como seria as aulas (exemplo: “Abordando temas sobre metodos contraceptivo, IST’s e sexualidade”)

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  2. Gostei da sua redação , um ponto de vista bastante importante para nossa sociedade , e esse tema por exemplo é muito interessante , você fez tudo direitinho até às pontuações e vírgulas estão bem colocadas , você merece 840 pontos nessa redação . Você colocou fotos histórico isso enriqueceu seu texto com certeza , você arrasou.

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