Tema: saúde mental e importância da cultura do autocuidado
De acordo com Jonh Stuart,”Sobre seu corpo e mente, o indivíduo é soberano”. Entretanto, o contexto do Brasil do século XXI contraria-o,uma vez que a falta de importância dada à saúde mental e ao autocuidado são questões de não valorização e preservação individual. Dessa forma, observa-se um problema de contornos definidos, que emerge da falta de debate e de uma lacuna educacional.
Precipuamente, é imperativo pontuar que o silenciamento revela-se,como um fator o qual dificulta a resolução do entrave.Consoante Foucoult, na sociedade pós moderna, alguns assuntos são silenciados , a fim de que haja a manutenção da ordem social vigente. Nessa lógica, o estigma mostra-se ainda presente na sociedade hodierna.Logo, esse impede a discussão aprofundada de temas os quais envolvem a problemática psicológica, contribuindo para o pensamento de que os distúrbios relacionados à mente não são uma realidade.
Em segundo plano, é lícito postular a lacuna no processo educacional, como uma causa destacável da temática exposta. De acordo com Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Nesse sentido,percebe-se que a escola,enquanto instituição educacional,deveria exercer o papal de instruir e discutir sobre o bem-estar mental,porém não é o que acontece na realidade,por exemplo,não há horários ou matérias específicas os quais tratem do tema.
Portanto, faz-se necessário uma intervenção. Destarte, cabe ao ministério da educação,por meio de palestras e simpósios, promover debates acerca da importância de manter uma boa saúde mental e impulsionar a cultura do autocuidado,visa-se assim dar destaque ao assunto, com o fito de realizar a conscientização geral.Com essas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Danielifarma
Sou iniciante nesse grupo, mas gostei muito do seu texto.
Única dica, no meu ponto de vista, é argumentar de forma mais concreta, ou seja, com dados, falas importantes, enfim…
Posso dizer que está em um nível bem avançado e que seus erros (já comentados com dicas também) são apenas questão de detalhes.
Com mais prática chegará a nota máxima.
RaphaelaAlves
Competência I demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: muitas vírgulas no lugar errado cuidado com elas, portanto 120
Competência II compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento: 200 vc entendeu o tema
Competência III interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos: 120
Competência IV demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: para mim o seu texto não está muito coeso, então 120
Competência V elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos: sua proposta tá completinha e linda 200
beloca
olá,
devo afirmar que amei tua redação. bem completa, com bons argumentos e com bons conectivos, mas acho que você deveria ser mais específico e caprichar um pouco mais na sua conclusão, além de que você deveria expressar um pouco mais de opinião (ponto de vista).
no geral, a redação está boa e você teria uma média de 880-920.
boa sorte!
Israelossad
Sua introdução está boa, entendi seu ponto de vista.
Seus argumentos foram bons e fora do bolha isso é bom, agora cuidado com a marca de autoria , desenvolva mais seu ponto de vista, lembre-se que a citação é um embasamento, vc precisa destrinchar e fechar o seu argumento.
O fato de vc expor e fechar o problema não deixando ponto sem nó, conta muito na C4.
Dica: vc podia fechar seu parágrafo expressando uma opinião, uma tentativa de resolução. Exemplo D2: Diante disso, é preciso, é necessário, é primordial…