A saúde mental em questão no Brasil

  • 1

A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos o direito à saúde ao bem-estar social. No entanto, a maioria dos brasileiros tem o estado psicológico prejudicado, o que evidencia que essas garantias estão constatadas só na teoria. Logo, cabe analisar esse impasse ligado à ineficácia governamental e ao advento tecnológico.

A princípio, destaca-se o descaso estatal para promoção da saúde mental, enquanto há grandes investimentos para o bem-estar físico, o que evidencia o preconceito contra as doenças psíquicas. Essa ótica é análoga a Grécia Antiga, na qual havia a valorização do corpo, enquanto a questão emocional dos indivíduos era negligenciada. Desse modo, é inaceitável que ainda haja estigmas antigos inclusos na sociedade, afetando a qualidade de vida da população.

Outrossim, o advento da Internet ocasionou a exposição excessiva das pessoas, o que proporciona a imposição do estereótipo de perfeição, culminando em problemas psicológicos. Sob essa perspectiva,  Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, comenta que “as redes sociais são maravilhosas e oferecem serviços prazerosos, mas são uma armadilha”. Assim sendo, é inadmissível que a tecnologia seja um entrave para a manutenção do bom estado mental dos cidadãos.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar esse cenário. Destarte, o Ministério da Saúde deve promover projetos elucidativos mediante palestras e campanhas. Essa ação será realizada por psicólogos em âmbitos públicos, como escolas, com o intuito de mitigar o preconceito contra as doenças psíquicas e evidenciar os malefícios tecnológicos. Assim sendo, os brasileiros vão usufruir das suas garantias constitucionais.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá ! Gostei da sua redação. Você apresenta uma boa tese . Apresenta repertório sócio cultural para sustentar seus argumentos . Faltou a utilização de mais conectivos e locuções conectivas ,para separar melhor os períodos . Achei que poderia desenvolver mais seus argumentos ( dando uma maior criticidade do problema) mostrando um pouco mais da sua opinião . Um detalhe , recomendo sempre terminar a redação, voltando com o repertório sócio cultural que você utilizou na sua introdução ou no seu desnevovimento, pois deixa seu texto mais “redondo”.
    Parabéns pela redação, continue treinado que você vai alcançar um ótima nota na sua redação!
    Competência 1: 180
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 180
    Competência 5: 200

    Nota final: 920

    • 0
  2. Oii tudo bem? Sua redação está muito boa, poranto, preste atenção nos sinais de vírgula e pontos finaisl, seus desnevolvimentos estão ótimos, e a conclusão também. Continue seguindo sempre em frente, você está no caminho correto!Tenta mais cuidados nos dados também, eles são muito importantes.

    • 0
  3. TEMA: A saúde mental em questão no Brasil- Tente substituir pelo: Os desafios da saúde mental no Brasil, pois assim você abordará os desafios. Já as questões fica muito mais complexo quanto foge do sentido do texto.

    INTRODUÇÃO: “A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos o direito à saúde ao bem-estar social. No entanto, a maioria dos brasileiros tem o estado psicológico prejudicado, o que evidencia que essas garantias estão constatadas só na teoria. Logo, cabe analisar esse impasse ligado à ineficácia governamental e ao advento tecnológico.”- Faltou a explicação do porque os brasileiros estão com o psicológico abalado. Aqui, você poderia abordar a questão da preocupação com a pandemia, o desemprego, ou qualquer outro tópico da atualidade.

    D2: “Outrossim, o advento da Internet ocasionou a exposição excessiva das pessoas, o que proporciona a imposição do estereótipo de perfeição, culminando em problemas psicológicos. Sob essa perspectiva, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, comenta que “as redes sociais são maravilhosas e oferecem serviços prazerosos, mas são uma armadilha”. Assim sendo, é inadmissível que a tecnologia seja um entrave para a manutenção do bom estado mental dos cidadãos.”- Aqui você usou um gerúndio (culminando). Além disso, você fez uma abordagem ao uso da internet, foi muito boa por sinal, mas poderia ter citado sobre a cultura do cancelamento que é muito recorrente hoje em dia. Aproveitando para colocar um dado estatístico que faz toda a diferença em convencer o leitor no seu ponto de vista.

    CONCLUSÃO: ” Essa ação será realizada por psicólogos em âmbitos públicos, como escolas, com o intuito de mitigar o preconceito contra as doenças psíquicas e evidenciar os malefícios tecnológicos. “- Você poderia trocar esse “evidenciar os malefícios tecnológicos” por extinguir a cultura do cancelamento nas redes sociais.

    Fora essas dicas, a sua redação está ótima. Caso tenha alguma dúvida pode me mandar mensagem.

    COMPETÊNCIAS:
    C1: 200
    C2: 150 (PORQUE FALTOU DADOS ESPECÍFICOS)
    C3: 150 (PORQUE VOCÊ PODERIA TER FALADO MAIS SOBRE OS ASSUNTOS PROPOSTOS CIMA)
    C4: 150 (PELO USO DE GERÚNDIO)
    C5: 2OO

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.