Estudante

A SAÚDE MENTAL EM QUESTÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

  • 1

A Geração Ultrarromântica exaltava nas obras um pessimismo diante da existência e caracterizava-se pela forte tendência depressiva e pela recorrência a vícios. Conquanto, fora da ficção, a realidade do Brasil hodierno é semelhante ao retratado no período do Mal do Século, haja vista os distúrbios psiquiátricos frequentes no corpo social, configurando-se através da negatividade e da angústia no dia a dia. Nesse sentido, é fundamental a modificação desse cenário desfavorável, o qual possui como causas: os estigmas e os tabus criados pela sociedade em relação ao tema e a falta de atendimento profissional adequado.

Deve-se pontuar, de início, que a transformação do assunto saúde mental em um tabu, bem como a estigmatização pela coletividade tem sido um problema. Por esse prisma, embora a Organização Mundial da Saúde defina saúde como o estado completo de bem-estar físico, social e mental, as pessoas não priorizam essa esfera. Isso porque, a temática é pouco discutida no contexto social, sobretudo, nas instituições de ensino. Dessa forma, faz-se necessária uma maior participação da educação no tema, tendo em vista o potencial que essa ferramenta possui para transformar a sociedade, sob a ótica do educador Paulo Freire. 

Em soma, é imperativo destacar que a ausência de atendimento psicológico adequado atua como um obstáculo para o Brasil. Por essa perspectiva,  a Organização Pan-Americana da Saúde divulgou um relatório que expôs que os investimentos atuais estão abaixo do necessário para suprir a carga de transtornos mentais na saúde pública. Como consequência do descaso com o âmbito da saúde mental, diversos cidadãos não têm acesso aos cuidados psiquiátricos fundamentais para a qualidade de vida, contrariando a Constituição, pois ela assegura que a saúde é um direito básico de todos os cidadãos e dever do Estado.

É imprescindível, portanto, que exista a transformação desse panorama não favorável para a sociedade brasileira. Logo, para que a saúde mental possa ser tratada com seriedade, possibilitando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, urge que o Ministério da Saúde, em parceria com as escolas, faça uma semana científica sobre bem-estar psicológico a fim de atenuar os estigmas e tabus. Ademais, será executado por meio de palestras, gincanas e oficinas, mostrando como prevenir transtornos e os locais de ajuda, com a participação dos discentes, funcionários, famílias e profissionais da saúde. Paralelamente, o governo deve ampliar os investimentos na saúde psiquiátrica. Assim, o pessimismo diante da existência da fase romântica, ficará apenas nas obras literárias.

Compartilhar

0 Correções

  1. Oie,tudo bem?Espero que sim!

    COM.1:200
    A introdução está excelente,bem explicativa e a tese está exposta para a argumentação.A linguagem culta está perfeita ,não exageradamente e de uma forma que dê entendimento.
    Com.2:180
    O tema em si está agrupado com o assunto ,porém senti a ausência da argumentação do Paulo Freire ,faltou explicitar e aprofundar um pouco o argumento .
    Com.3:160
    Como citei anteriormente ,os argumentos ficaram vagos ,mas seu ponto de vista está nítido.
    Comp.4:180
    Percebi espaçamento entre as vírgulas no D1.
    Comp.5:200
    Os componentes em relação a respeito aos direitos Humanos bem organizados.

    Parabéns!!!-920

    • 0
  2. introdução boa, achei a tese.
    D1- Organização Mundial da Saúde defina saúde como o estado completo de bem-estar físico, social e mental, as pessoas não priorizam essa esfera (poderia colocar :as pessoas não priorizam a última esfera), outra coisa é que vc usou OMS como repertório e falou de Paulo Freire, o que ele disse? Ficou vago, tem muito repertório e pouco argumento nesse parágrafo
    D2- investimentos atuais estão abaixo do necessário para suprir a carga de transtornos mentais na saúde pública. (Investimentos- suprirem), de novo outro repertório que compromete espaço para argumentar, não precisava colocar constituição, apenas se você escrevesse “por exemplo ”
    Conclusão: psicológico a fim de atenuar os estigmas e tabus. (Psicológico, a fim), governo deve ser com G, fechou de modo cíclico.
    Parabéns!!! Muito boa!
    Dica: estudo vírgula e chegará no 1000

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.