Iniciante

A saúde mental do século XXI no Brasil

  • 3

O artigo sexto da Constituição Federal, garante que saúde é direito de todo brasileiro. Todavia, distante da Carta Constitucional, os índices de problemas psicológicos estão em crescimento exponencial. Portanto, no que se refere às complicações na saúde mental, é presente a falta de tratamento adequado e o uso excessivo de tecnologia.

Em primeiro momento, vale analisar o caso do pintor Vincent Van Gogh, no qual, o preconceito ocasionou falta de cuidados às suas enfermidades e, consequentemente, o suicídio do artista. Anos após, tal aversão continua e afeta milhares de enfermos.  Sob esse viés, é visto que, a repulsão é causada pela desinformação da sociedade, que não tem contato com informações a respeito do assunto.

Ademais, nos tempos atuais, o acesso às redes está cada vez maior. Dessa maneira, o estilo de vida contemporâneo e o padrão passado aos internautas gera competições, consumismo e busca por uma felicidade utópica. Diante disso, os transtornos psicológicos se devem ao fato da toxicidade transmitida pela internet que gera ausência de aceitação e de  amor próprio.

Portanto, para que o preconceito à psicoterapia seja reduzido, o Ministério da Educação deve transmitir aos alunos e aos pais a importância do cuidado. Por reuniões conjuntas e acompanhamento aos estudantes, para assim, a educação ser a base para desmistificação de qualquer situação de descriminação. Paralelo a isso, com intuito de melhorar a navegação nas redes, é preciso que a Mídia promova campanhas com influenciadores que passem suas histórias de superação, a fim de que o ambiente virtual seja saudável e que a saúde mental seja preservada.

OBS: na correção, peço que atribua nota.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiii

    INTRODUÇÃO:
    -Acho que sua intrudução poderia estar mais detalhada. De resto esta tudo certo, completa..
    -Não vi nenhum erro ortográfico

    D1
    – “Sob esse viés, é visto que, a repulsão é causada pela desinformação da sociedade, que não tem contato com informações a respeito do assunto.”
    Aqui você não tinha citado antes (nem na introdução) a respeito disso, acho que prejudicou a coerência. Explique mais o porque da desinformação causar isso e que desinformação seria essa? Seje específica.
    -Eu gosto sempre de fazer um tópico frasal e concluir o paragrafo, isso ajuda ao leitor ver que você soube organizar seu texto.
    D2
    -” e o padrão passado aos internautas ” e que padrão seria esse? Dê mais detalhes
    -Eu achei esse parágrafo um pouco superfícial, eu entendi o que você quiz dizer mas ao mesmo tempo a leitura não fluiu e fiquei no final um pouco confusa.
    Mas você ligou a tese aos parágrafos e isso ja é muito bom, cumpriu com o prometido ,pois, abordou eles nos paragrafos.

    Concluão
    Em uma conclusão completa deve ter 5 passos a serem seguidos:
    Agente- Quem fará?
    Ação- O que será feito?
    Modo/meio- Como será feito?
    Detalhamento- De detalhes.
    Efeito- Qual o efeito esperado?

    -Você apresentou 2 propostas e pelo que eu entendi é uma para cada desenvolvimento certo?

    *Primeira:
    Agente: “ Ministério da Educação ”
    Ação: “ deve transmitir aos alunos e aos pais a importância do cuidado. ”
    Modo: “ Por reuniões conjuntas e acompanhamento aos estudantes, ”
    Detalhamento: ?
    Efeito: “ para que o preconceito à psicoterapia seja reduzido” / “para assim, a educação ser a base para desmistificação de qualquer situação de descriminação.”

    *Segunda:
    Agente: “ Mídia ”
    Ação: “promova campanhas com influenciadores que passem suas histórias de superação ”
    Modo: ?
    Detalhamento: ?
    Efeito:” com intuito de melhorar a navegação nas redes ” / “a fim de que o ambiente virtual seja saudável e que a saúde mental seja preservada.”

    * Eu não consegui identificar seu detalhamento na primeira e segunda proposta, na segunda também não vi modo/meio e apresentou 2 finalidades nas duas.

    C1 Língua portuguêsa-160
    C2 Abordagem/gênero-200
    C3 Defesa/Coerência-160
    C4 Coesão/Articulação-120
    C5 Prop. de intervenção-120
    Nota:760

    Boa sorte! Espero ter ajudado em algo..
    ;)

    • 1
  2. Oi, tudo bem ?
    Boa noite, primeiramente quero deixar claro que é apenas um comentário com a minha opinião não especializada em redação.
    No início do seu texto você usou um repertório muito legal ( eu amo o artigo 6), acredito que enriqueceu bastante, porém eu não consegui entender tão bem a sua tese, ela estava lá mas não tão explícita, procure deixar ela mais clara para não perder pontos.
    O decorrer do seu texto foi bem interessante e desenvolvido , as suas escolhas de repertórios foram bem legais, mas acredito que faltou um pouco de organização dos seus argumentos, e por isso eu senti muita falta da parte argumentativa você dissertou muito bem, mas pecou um pouco na hora de argumentar, se você treinar mais vai ficar incrível.
    A sua conclusão responde a tudo que é pedido no enem, mas novamente vou te cobrar organização das idéias( nessa parte você deve ta me achando a chata da organização kkkk, mas eu sempre me perco nisso e acredito que muitas vezes minha nota seria melhor se eu montasse uma estrutura mais específica), isso vale pra você também pense no que quer solucionar e foque naquilo eu tive que reler algumas vezes para achar o meio e o modo por exemplo, mas ela tá toda ok, não se preocupa, é questão só de estrutura de texto.
    Sempre se atenta a gramática no geral, e revisa seu texto várias vezes, quando a leitura estiver fluída ai você arrasa.
    Enfim, parabéns pelo seu texto você escreve muito bem, detesto atribuir nota poque acho que não tenho conhecimento pra isso, mas como você pediu vou tentar:
    C1: 160
    C2: 160
    C3 :120
    C4: 120
    C5: 200

    tudo= 760
    Mas eu particularmente acredito que fique entre 800 pontos também.
    Espero ter ajudado, boa sorte e bjo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.