A saúde mental do jovem no século XXI

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É típico da sociedade atual que o cotidiano das mais jovens crianças até os mais idosos seja comumente acelerado. Tal como a rotina dos jovens, que quando mal gerenciada os proporcionam estresse, hiperatividade, hipersensibilidade, ansiedade, crises de pânico, que resultando de uma somatória de fatores, os deixam cada vez mais instáveis emocionalmente que se frustram com mais facilidade, incapazes de entender diferentes opiniões e principalmente, se tornam incapazes de gerir suas emoções.

Instagram. Facebook. Twitter. TikTok. São alguns dos vilões dessa temática. As redes sociais e seu enorme poder de propagar milhões de informações, tomam papel protagonista quando analisamos o que afeta a saúde mental do jovem contemporâneo de forma negativa, que mesmo com essa quantidade absurda do que deveria ser conhecimento saudável, quando incompreendido, pode gerar mal uso da inteligência socioemocional.

Nesse contexto, é de suma importância entender quais motivos são influenciadores majoritários na vida dessas pessoas. O compartilhamento de fotos, vídeos, e outros tipos de conteúdo, possuem capacidade de afetar a autoestima, o convívio social e a autoimagem de maneira tão negativa, que encarceram esses indivíduos no mundo onde mais deveriam possuir liberdade, sua própria mente. Em seu livro “O colecionador de lágrimas”, Augusto Cury diz “o contato com a dor pode bloquear o desenvolvimento de habilidades para superá-la” que reflete a necessidade de criação de ensino eficaz que estimule o uso produtivo da inteligência.

Contanto, não só as redes sociais são “armas” que agridem o campo emocional. Fatores como conflitos familiares, falta de autonomia, má qualidade de ensino educacional que quando presentes no processo de formação da mente dessas pessoas desde a infância e com a falta de prevenção desses malefícios, criam na psique desses indivíduos, sérios transtornos.

De modo que, com intuito de criar estímulos positivos, as “armas” de alcance mundial que as redes sociais possuem, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), projetos de conscientização ativa sobre esses perigos sejam criados, permitindo que, escolas e famílias aprendam a lidar com esses problemas a fim de prevenir e tratá-los antes que se tornem irreversíveis.

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3 Correções

  1. Olá, vamos lá!

    – A sua introdução está boa, mas falta o seu posicionamento sobre o assunto a ser tratado

    – O seus desenvolvimentos estão bons, mas foram colocados de forma “desorganizada” onde em um você tampouco dá a sua opinião, já no outro está de maneira correta e bem colocada.

    – a sua conclusão precisa ser reorganizada, organize melhor os fatos e o conclua de maneira coesa.

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  2. oii, vamos lá:
    sua redação foge um pouco do comum em relação à estrutura (tem 3 parágrafos de desenvolvimento, o que não é um problema se você conseguir defender os 3 argumentos precisamente, além de resolver os 3 problemas na conclusão)

    – introdução: não contém nenhum repertório sociocultural para introduzir o tema, você perde na comp. 2. A escolha vocabular e gramatical é ok, com alguns desvios. Não consegui identificar a tese, e o parágrafo é estruturado em apenas 2 períodos. Lembre-se, cada parágrafo, para ser completo, tem que ter, no MÍNIMO, 3 pontos finais. O seu só tem 2, então é um parágrafo incompleto, sem muito nexo.

    – D1: mais uma vez, não contém repertório sociocultural, perde novamente na comp. 2. Há uma discrepância muito grande em relação ao tamanho das frases: 2 de menos de uma linha, e 1 com 6 linhas, tome cuidado :)
    – D2: esse parágrafo sim é um bom parágrafo de desenvolvimento, pois conta com uma argumentação pertinente, embasada em um repertório criativo, atual e que remete ao tema de forma coerente.
    – D3: “Fatores como conflitos familiares, falta de autonomia, má qualidade de ensino educacional”. Escolha um desses fatores para detalhar no seu parágrafo, e fazer tal como no D2.

    – conclusão: não consegui compreender bem a proposta elaborada para solucionar os problemas, pois o uso do conectivo “de modo que” está incorreto

    NOTA FINAL: 560
    C1: 120
    C2: 120 (abordagem completa do tema, 1 parte embrionária, falta de repertórios)
    C3: 120 (argumentos pouco organizados em defesa de um ponto de vista)
    C4: 80 (Presença pontual de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos E/OU muitas repetições E/OU muitas inadequações)
    C5: 120 (responde às 4 perguntas, mas não soluciona os demais argumentos)

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  3. Oie, sua redação possui 5 parágrafos, recomenda-se que faça 4, então da próxima vez faz assim.
    Introdução: Introduz e apresenta bem o tema porém não apresenta a tese, que são as causas (geralmente 2), então corrigindo essa parte vc deveria acrescentar um conectivo (Nesse sentido, sob essa perspectiva, etc) e colocar que isso ocorre pela tal coisa e pela tal coisa

    D1: Sempre que iniciar um parágrafo ponha conectivo (pesquise mais sobre isso é e veja a estrutura das redações nota 1000). Aí vc desenvolve melhor seus argumentos (o pq que a “tal causa” ( citada na introdução) acontece, trazendo algum dado ou algum repertório para fortalecer a argumentação.

    D2: Bom conectivo. Mas teria q argumentar sobre a segunda “tal coisa” (causa da ma saude mental) citada na introdução.

    Conclusão: Organize melhor sua conclusão. Quando inicia-se um parágrafo ele não pode está falando e continuando o assunto do parágrafo anterior, pois só se fecha um parágrafo quando o assunto foi totalmente discutido. Porém atente- se: OS PARAGRAFPS DEVEM INTERLIGAR ENTRE SI, DE MODO QUE FAÇA UMA CONEXÃO UM COM O OUTRO, FALANDO E NÃO FUJINDO DO TEMA.
    Enfim, a conclusão deve haver 5 elementos: agente ação modo finalidade detalhamento. (pesquise sobre)

    Obs: O texto em si é bom de ler, é faz sentido, porém vc mostra que não sabe a estrutura e as competências de uma redação, então pesquise mais sobre e vc melhorará bastante.
    Continue treinando.

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