A RIQUEZA DE POUCOS BENEFICIA A SOCIEDADE INTEIRA? (modelo VUNESP NÃO POSSUI PROPOSTA DE INTERVENÇÃO)

  • 0

 

Graciliano Ramos retrata, em seu livro Vidas Secas, a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos. No romance, fica evidente que as personagens estão longe de ser beneficiadas pela riqueza de poucas pessoas, sendo condenadas a viver em busca de melhores condições de vida. Embora ficcional, a situação representa a vida de muitas pessoas que vivem na pobreza. Logo, é necessário destacar que a riqueza de poucos não beneficia a sociedade inteira. Isso porque os benefícios gerados por tal riqueza atingiu de forma significativa apenas uma pequena minoria da sociedade e, assim, a concentração de renda e poder tem crescido cada vez mais.

A princípio, urge ressaltar que as recentes transformações na sociedade – geradas pela riqueza de poucos – beneficiaram uma minoria muito pequena da população mundial. Segundo o Banco Mundial, a revolução digital, por exemplo, tem aumentado as desigualdades entre ricos e pobres. Isso porque os efeitos da tecnologia na produtividade global e na expansão de oportunidades para os pobres e classe média tem sido menor do que o esperado. Isso devido a 4 milhões de pessoas no mundo ainda não terem acesso à internet, de forma que são excluídas de empregos tecnológicos. Concomitantemente, a tecnologia acabou por automatizar muitos dos empregos de baixa qualificação que existiam. Com isso, a riqueza de poucos beneficiou, consideravelmente, apenas uma pequena minoria e aumentou as desigualdades.

Assim, entende-se que a acumulação de capital privado leva a uma inevitável concentração cada vez maior de renda e poder nas mãos de poucos. Segundo um estudo da Universidade das Nações Unidas, os 10% mais ricos respondiam por 85% do total da riqueza do mundo em 2000. Enquanto isso, a Organização Internacional do Trabalho estima que 3 bilhões de pessoas vivam abaixo da linha da pobreza, estabelecida em 2 dólares por dia. Tais dados constatam um desequilíbrio preocupante, no qual os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, evidenciando que a riqueza de poucos não tem beneficiado a sociedade toda.

Logo, diante desse cenário, é possível afirmar que a riqueza de poucos não beneficia a sociedade inteira, mas apenas esses poucos. Isso fica evidente com o aumento do desequilíbrio na hierarquia entre ricos e pobres. Tal fato se dá como consequência de um sistema interessado em perpetuar os privilégios e benefícios de uma classe minoritária, que concentra riqueza e poder, e manter o resto da sociedade marginalizada, como no caso da família de retirantes de Vidas Secas.

Não precisa dar nota.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá,sua redação tem uma ótima contextualização que traz muita riqueza ao seu texto.
    Há início, meio e fim
    Falta trabalhar um pouco mais as teses, abordar melhor os argumentos e fazer que o leitor ache logo seus pontos de vistas e suas defesas, usar conhecimentos de mudo está muito bem colocado em uma redação.
    Eu daria de 700 a 780 pontos.

    • 0
  2. Hendos, essa redação não é modelo enem, então a conclusão não tem uma proposta de intervenção. Na redação vunesp vc só precisa concluir a sua ideia.
    Mss muito obrigada.

    Gkbubfhjkhhgfryhjggffffgghjnkjjggggjjhgfyyhhhhggggghhhjjjjjjjjjjjjhhhhuujjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjhjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjnnjjnjnjjjnjnjjjjjnjnnjjjnnnnjjjjj

    • 0
  3. Bom dia, boa tarde e boa noite
    Então anna, sua redação ficou muito boa, gostei muito da sua introdução ao tema, seu desenvolvimento não fugiu do assunto.
    Eu só tenho uma coisa a citar que ficou bem explicito:
    .Você tratou sua conclusão como um desenvolvimento, você continuou a abordar o tema e não mostrou como ele deveria ser resolvido, ele não possui o agente, a finalidade, o modo, ele possui apenas o detalhamento.
    Fora esse detalhe eu gostei da sua redação ficou muito boa, foi fácil de entender, sua ortografia é ótima, e não vi erros de pontuação.
    Eu a pontuaria entre 780-830.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.