Iniciante

A responsabilidade individual na preservação do meio ambiente

  • 0

A questão da “responsabilidade individual na preservação do meio ambiente” nunca foi dada devida importância,vê-se que,desde a Primeira Revolução Industrial,com o início de uma sociedade consumista e capitalista,o meio ambiente passou a sofrer com impactos ambientais.Assim como,tal situação é comum nos dias atuais,onde percebe-se grande aumento de desmatamento, e a falta e desperdício de água pela população.

  No Brasil,observa-se que,por meio de dados estatísticos apresentados pelo G1,Amazonas,Mato Grosso,Pará e Rondônia são os estados responsáveis por cerca de 80% do desmatamento no País.De fato, tal situação acontece pelo espírito capitalista,observando o homem visa somente pelo aumento do capital, esquecendo assim,o bem mais precioso do ser humano, o meio ambiente.Visto que,o homem em si,com a falta de responsabilidade pelo meio natural gere impactos ambientais, onde o aumento do aquecimento global comprove tal fato.

 Ainda que,o Brasil seja considerado um dos países que possuem as maiores reservas de água do planeta, nem todo brasileiro possuem o acesso a água de qualidade.Tendo em mente o pensamento do filósofo Chico Chavier,ninguém além de nós mesmos somos responsáveis por nossos destinos,onde se compara com tal situação de hoje,visto que,o próprio indivíduo que desperdiça a água,em algum momento ele irá sofrer com as consequências.Devido a falta de responsabilidade do ser humano em relação ao desperdício de água, o meio ambiente e o próprio indivíduo sofre consequências,pela falta do solvente universal de extrema importância para a vida.
  Dado o exposto,de fato,o indivíduo precisa ter uma responsabilidade com o meio natural.Portanto,compete ao Ministério do Meio Ambiente elaborar projetos,que proporcionem ao indivíduo conscientização e responsabilidade com a natureza,uma vez que a sociedade elabore movimentos sociais em prol ao meio ambiente,palestras escolares da importância do consumo de água necessário,com o objetivo de preservar os recursos naturais e proporcionar uma vida mais harmoniosa.

Compartilhar

2 Correções

  1. ooi, tudo bom?
    *DICA* evite repetição, “da “responsabilidade individual na preservação do meio ambiente” você usou isso porém quando o corretor ler, ele vai pensar que você só ocupou linha. Você tem que se referir ao tema sem repetir toda a frase tema.
    Introdução: Uso inadequado da palavra “onde”, troque por “no qual”. Fora esses dois errinhos, eu gostei da introdução, direta, simples e com as problemáticas bem visíveis.
    D1: erro de “sentido”, “observando QUE o homem visa…” Uso do *onde*.
    *DICA DO D1*: Eu mudaria o início do texto, Usaria um conectivo inicialmente “Em primeiro plano, observa-se no Brasil, os dados estatísticos. apresentados pelo G1:”.
    Eu achei que você poderia melhorar no uso das palavras.
    D2: Não use “ainda que”, use um conectivo de adição “ademais” “outrossim” “em segundo plano”… Você poderia usar “Ademais, ainda que o Brasil…” E eu usaria “nem todo brasileiro POSSUÍ”. Use conectivos no início dos períodos. Ao explicar o pensamento do filósofo, eu achei que ficou meio estranho a escolha das palavras. troque novamente o “onde”. Depois de terminar o raciocínio do filósofo, tenta usar um conectivo de contradição, ficaria legal. Procure um sinônimo de consequência (uso a mesma palavra muito perto da outra).
    Conclusão: Você foi muito específico, “palestras escolares da importância do consumo de água necessário”, quando você falou ESCOLARES, você excluiu o resto da população, portanto, você já não arrumou uma solução para o todo. Fora que, você não falou o “como” e nem detalhou”
    *DICA*
    1- O QUE
    2- COMO -> Por meio
    3-EFEITO -> A FIM DE QUE
    4- QUEM

    • 0
  2. Olá pessoa. Boa noite.
    Bom, seu texto está razoável, porém possui alguns erros graves.
    Pontos positivos:
    Você a dissertação argumentativa, o que ganha ponto na C2.
    Sua estrutura dos parágrafos estão boas, seguem: Tópico frasal, aprofundamento e fechamento.
    Tem citações, e dados.
    Negativos:
    Logo na introdução, recomendo que utilize primeiro a contextualização e depois faça a problematização.
    Você possui MUITOOS erros de grafia, pontuação, concordância e regência verbal.
    Lembre-se, sempre após a vírgula e ponto final, (ou outros pontos), você DEVE dar um espaço, pois sem isso, você cria um neologismo e perde ponto na C1.
    Sua organização de ideias, está extremamente confusa, você usa MUITAS vírgulas desnecessárias e esquece de colocá-las quando precisa.
    Quando coloca-se uma citação, você deve fazer um discurso direto, sendo assim, o nome do autor seguido de dois pontos e sua frase entre aspas. Da forma que você colocou a citação de Chico Xavier (Com X não Ch) parece que ele escreveu todo seu parágrafo.
    Faltam conectivos, e você usa conectivos incorretamente.
    E tenta usar outra coisa além de ”Tal”.
    Sua conclusão não é inovadora e também você sugeriu propostas que são elaboradas hodiernamente.
    Vamos as notas:
    C1-80 (Uso incorreto de pontuações, regência verbal incorreta (”foi dada devida”, deveria ser: ”foi dada A devida”) e concordância.)
    C2-120 (Conhece o texto dissertativo argumentativo, usa pouco repertório e repertório confuso, abordagem frágil).
    C3-120 (Tem planejamento textual (o que te salvou), estrutura muito confusas e pouco coerentes).
    C4-80 (Repetiu muuuuuito ”tal”, entre outras palavras, usa conectivos incorretamente e não possui uma sequência fluida de ideias).
    C5-80 (Não possuis os 5 elementos necessários e proposta nada inovadora).
    Nota: 480
    Se atende aos erros e continue praticando.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.