A resiliência frente os desastre naturais

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A condição do ser humano em aceitar ou passar por uma situação de extrema violência ou catástrofe é conhecido como resiliência. Pode -se dizer, que essa palavra é entendida, mas não compreendida pelas vitimas dessas situações que levam o ser ao extremo de sua existência. Haja vista, que tais situações são vivenciadas devido a negligência do corporativismo privado e do sistema educacional ao qual a sociedade é submetida.
A princípio podemos citar o desastre de Brumadinho, no qual as empresas negligenciaram todas as normas de segurança, com isso criando um cenário de terror para toda a sociedade. Outro agravante foi a falha do sistema educacional que não forneceu informações e preparou o cidadão para os riscos que estavam sendo submetidos
Portanto o governo federal por meio dos estados e dos municípios devem empregar ações de incentivo fiscal, afim de motivar as empresas a colocar em prática as normas de segurança e prevenção. Juntamente com as secretarias da educação providenciar campanhas educativas para orientar e educar a sociedade.

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3 Correções

  1. EdilainePadua, como deve ter visto, fiz uma breve correção da sua redação antecedente a esta no dia cinco de dezembro. Recomendo que a leia, haja vista que as duas apresentam a mesmas lacunas. A compreendo perfeitamente, pois você escreveu essa redação antes da minha sugestão.

    Mas, de forma breve, vou auxiliar nesta também. Devo dizer que a carência de informações é o que mais impacta negativamente a sua dissertação; seguido da falha sintática e coesiva em que os períodos são formados; não obstante, a gramática apresenta falhas de pontuação triviais.

    Sendo assim, procure elaborar melhor sua tese, argumentos e a resolução do problema apontado.

    Aqui vai uma dica: Procure ler textos dos mais variados e, principalmente, compreender a maneira com a qual as frases e parágrafos são organizados de maneira coerente e coesos entre si, de modo formar uma unidade textual que cumpre com o objetivo de esclarecer o assunto ao leitor.

    No mais, desejo bons estudos. Pratique e procure observar bem as lacunas do texto. Verá que os textos ficam melhores a cada redação.

    Abraço!

    Para fins de esclarecimento, não atribuo notas pois acredito que isso se torna apenas consequência de um estudo fiel.

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  2. Olá! Espero que esteja bem.

    Na primeira frase, há um erro de concordância
    “A condição do ser humano em aceitar ou passar por uma situação de extrema violência ou catástrofe é *conhecido* como resiliência.”
    A palavra “conhecido” refere-se à palavra “condição”, então também deveria estar no feminino.
    “A condição do ser humano […] é conhecida como resiliência.”

    Além disso, reparei que você costuma colocar uma vírgula antes da palavra “que”; na verdade, nem sempre é necessário. Isso acontece de forma errônea nos seguintes trechos da introdução:
    “Pode-se dizer, que essa palavra é entendida…”
    Aqui, você separou o verbo do seu objeto direto, aquilo que complementa o sentido do verbo, porque quem diz, diz algo, e esse “algo” é fundamental para o entendimento da frase, não podendo ser separado por vírgula do seu verbo.
    “Haja vista, que tais situações são vivenciadas…”
    Nesse caso, também é melhor não colocar a vírgula. Não precisamos nem pensar muito em gramática, basta tentar ler em voz alta para reparar que uma pausa ali fica estranha. Também penso que você não deveria ter começado a frase com “haja vista”, teria sido melhor substituir o ponto final por uma vírgula, deixando assim:
    “Pode-se dizer que essa palavra é entendida, mas não compreendida pelas vítimas dessas situações, as quais levam o ser ao extremo de sua existência, haja vista que tais situações são vivenciadas devido à negligência do corporativismo privado e do sistema educacional aos quais a sociedade é submetida.”

    Por outro lado, houveram momentos do seu desenvolvimento em que você deveria ter posto vírgula e não o fez.
    “A princípio* podemos citar o desastre de Brumadinho”. Sempre coloque uma vírgula após usar “A princípio, …” para iniciar uma frase, o mesmo vale para “Portanto, …” na sua conclusão.
    “Outro agravante foi a falha do sistema educacional * que não forneceu informações…”
    Repare que a oração “Outro agravante foi a falha do sistema educacional” já tem um sentido completo, e a oração que vem depois busca aprofundar, adicionar mais informações, explicando, então deve ser antecedida por vírgula.

    Ao final do desenvolvimento, mais um detalhe gramatical: “…os riscos *que* estavam sendo submetidos”. Aqui o certo seria “…os riscos aos quais estavam sendo submetidos”. Isso porque quem é submetido, é submetido a algo. Submeter é um verbo que exige objeto indireto, um complemento com conjunção (nesse caso, a conjunção “a”).

    “Portanto o governo federal* por meio dos estados e dos municípios* devem empregar ações de incentivo fiscal”
    “Portanto o governo federal, por meio dos estados e dos municípios, deve empregar ações de incentivo fiscal”
    “devem” é um verbo que refere-se ao sujeito “governo federal”, que está no singular, então não tem porque o verbo estar no plural.

    afim => troque por “a fim”

    “Portanto, o governo federal, por meio dos estados e dos municípios, deve empregar ações de incentivo fiscal, a fim de motivar as empresas a colocar em prática as normas de segurança e prevenção. Além disso, o governo deve, juntamente com as secretarias da educação, providenciar campanhas educativas para orientar e educar a sociedade.”

    No geral, a sua redação está boa, você só precisa praticar e estudar mais as exigências que esse estilo de texto exige. Para o ENEM, por exemplo, apesar de seu raciocínio estar ok, está muito sucinto, demasiado resumido. É preciso que você demonstre conhecimento, domínio do assunto, e isso você só pode demonstrar se seu texto se aprofundar um pouco mais, tiver mais linhas. Também não adianta “escrever por escrever”, quantidade não quer dizer, necessariamente, qualidade; porém, parece-me que você tem um grande potencial, ideias boas. Aqui vai um “esqueleto”, uma espécie de estrutura na qual eu penso antes de fazer minhas redações.

    Introdução:
    -Contextualização: fato histórico, filme, música ou significado de algum termo (como você fez, trazendo o conceito de resiliência). Pode escolher um desses elementos para fazer o leitor (ou corretor) se situar no assunto, assim como se interessar pelo que você tem a dizer. Não se esqueça, essa é a primeira impressão do seu texto e, como dizem, “a primeira impressão é a que fica”.
    -Tese: o ponto de vista que você vai defender “com unhas e dentes” ao longo do seu texto. É a sua opinião sobre o tema resumida em uma frase. No seu texto, parece que a tese que você escolheu foi: “Pode-se dizer que essa palavra é entendida, mas não compreendida pelas vitimas dessas situações, as quais levam o ser ao extremo de sua existência”
    -Antecipação dos argumentos que você vai defender: é bem interessante colocar, já na introdução, um pequeno trecho que já sugira o que você vai comentar no desenvolvimento. Na sua redação, poderíamos exemplificar a antecipação dos argumentos no trecho: ” tais situações são vivenciadas devido à negligência do corporativismo privado e do sistema educacional aos quais a sociedade é submetida”. Nesse caso, o ideal seria você desenvolver um parágrafo argumentando sobre “a negligência do corporativismo privado” e outro parágrafo sobre “a negligência do sistema educacional”, porque você citou elas na sua introdução.

    Desenvolvimento:
    -Normalmente, nas redações bem avaliadas, consiste em dois parágrafos, apelidados de D1 e D2.
    -Tópico frasal: uma frase resumindo o que você vai abordar no parágrafo.
    -Referencial: algo que relacione seu argumento à realidade. Pode ser um filósofo, sociólogo, político… mas também pode ser uma música ou um filme que fale do tema.
    -Conclusão: pode ser uma síntese do raciocínio, o que todos os seus argumentos daquele parágrafo levam a pensar. Pode ser ressaltar que aquilo é um problema, ou trazer uma breve solução.

    Conclusão:
    -Tópico frasal (de novo)
    -Proposta de intervenção (para o ENEM). Comece pensando na ação que poderia resolver o problema; depois, quem vai fazer isso? De que modo? Com qual objetivo? Tudo isso deve constar na sua proposta de intervenção. Resumimos nos seguintes itens: ação, agente, meio, finalidade e detalhamento (de qualquer um dos outros quatro elementos), não necessariamente nessa ordem. A sua redação apresenta agente (governo federal), ação (empregar ações de incentivo fiscal) e finalidade (a fim de motivar as empresas…). Faltou explicar melhor de que jeito o governo federal faria isso; poderia ser uma lei. Se você, ainda, trouxesse um nome para a lei, já contaria como um detalhamento. Fácil, não?
    Uma vez, as pessoas faziam duas propostas de intervenção na conclusão, uma para resolver o problema de cada parágrafo do desenvolvimento. Isso não é mais necessário, você pode escrever apenas uma proposta que englobe tudo o que você discutiu (ou a maioria).

    Dica extra: CONECTIVOS, se for para o ENEM, eles são essenciais, dê uma pesquisada sobre e comece praticamente todas as frases com um conectivo.

    Eu vou tentar te dar uma nota de acordo com os critérios do ENEM, porque eu, pelo menos, fico ansiosa para receber notas e avaliar meu desempenho. Mas vou logo avisando, eu sou uma estudante, como você, e não tenho nenhuma capacitação que me qualifique a dar notas totalmente confiáveis… Então, vamos lá às minhas estimativas.

    Lembrete: a redação do ENEM tem peso 1000, dividido em cinco competências, valendo 200 pontos cada uma.
    Competências:
    1) 100/200
    Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

    2) 100/200
    Apresenta o assunto, quase tangenciando o tema. Demonstra domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo.

    3) 100/200
    Apresenta poucas informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de modo desorganizado ou contraditório.

    4) 100/200
    Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

    5) 120/200
    Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Total: 520

    Espero ter ajudado, e desculpe se detive minha atenção a tantos detalhes. Não desista da sua jornada!

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