É notório que o tráfico ilícito de entorpecentes é um dos principais desafios, senão o maior, no cenário atual da segurança pública brasileira. Assim,visando combater e minimizar os malefícios dessa prática para a sociedade, o Estado tem desenvolvido uma série de políticas e ações nos últimos anos, entre as quais podemos destacar: As ações policiais de patrulhamento ostensivo em zonas fronteiriças do país e as operações policiais de combate aos pontos de tráfico do crime organizado, sobretudo nas zonas periféricas dos grandes centros urbanos.
Sabe-se que a maioria absoluta dos entorpecentes ilícitos comercializados no país advêm de seus vizinhos Sulamericanos. Países como Colômbia, Bolívia e Peru estão entre os maiores produtores de narcóticos do mundo e são os principais fornecedores em larga escala do Brasil e de uma vasta gama de outros países do globo. Desse modo, As operações policiais fronteiriças são providenciais para minizar a entrada desses ilícitos em solo nacional, bem como desestruturar as quadrilhas voltadas ao tráfico transnacional de drogas.
Além disso, o mercado do tráfico ilícito de drogas é o principal mantenedor de uma série de organizações criminosas que hoje estão espalhadas por todo o território nacional. Assim, as operações policiais de desmanche de “bocas de fumo”, principalmente nos morros e favelas que é onde essas facções estão enraízadas, tendêm a desestabilizar a estrutura econômico-financeira dessas instituições, além de proporcionar um controle estatal mais efetivo nesses territórios.
Por fim, pode-se destacar que as principais ações de combate ao tráfico ilícito de drogas estão diretamente atreladas a uma atuação incisiva e conjunta de todas as Forças de Segurança. No entanto, cabe aos entes estatais darem maior aporte a essas organizações, sobretudo aumento de Recursos Humanos e investimento em tecnologias de ponta, visando assim dar maior efetividade a essas operações de combate, tanto fronteiriças quanto nos grandes centros urbanos.
[email protected]
Olá, também sou concurseiro da área policial!! Fico feliz em encontrar pessoas com o mesmo proposito aqui!
Quanto a redação, você desenvolveu o tema muito bem, mas, ao meu ver, poderia ter dado mais enfoque em operações específicas da polícia federal e da polícia rodoviária federal, que são responsáveis por causar um grande prejuízo ao crime organizado. Ademais, seria interessante abordar o tema sob a ótica da saúde publica e da prevenção ao uso das drogas, uma vez que os usuários são responsáveis por financiar todo esse sistema.
Fernando (EscreverOnline)
Você faz um bom uso do vocabulário, parabéns!
Olha, há algo muito importante que está faltando: a definição da sua tese na introdução da redação. Você fez somente a contextualização do tema, mas não definiu claramente qual é a sua tese, ou seja, o seu ponto de vista a ser defendido no texto.
A tese é o centro de gravidade do seu texto e, se ela não for bem trabalhada, a redação toda fica comprometida.
Continue firme nos estudos!
cahfm
Nota final: 920
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
Nota: 180
Recado: o tema está bem apresentado, seguindo com coerência e as normas padrão da língua portuguesa, mas… aí vai uma dica: tente falar mais detalhadamente do assunto, se aprofunde, dizer o porque de serem desafios, pense que quem está lendo não sabe nada do assunto, e deixe que seu texto seja o mais claro possível.
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Nota: 180
Recado: Apresentou bem o tema, propriedade do que abordar, porém podia tentar explicar mais, por que disso? Por que daquilo? Assim dará mais ideia de que tens propriedade do que está falando.
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nota: 180
Recado: nem tem muito o que falar, bem organizado, porém seguiu em apenas um argumento , sem ter muito em quem se firmar, todavia, vale ressaltar que foi apresentado de uma maneira questionável (deixando algumas dúvidas), porém muito boa.
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Nota: 200
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
Nota: 180
Recado: elaborou bem uma proposta de solução, porém poderia ter se aprofundado mais na proposta.
[email protected]
Olá! Vou corrigir sua redação.
Primeiramente gosto de olhar a estrutura sintática do texto.
Percebi que seus parágrafos não tem muitas orações, o que faz com que você perca ponto em relação a coesão. Quando for escrever uma redação, cada parágrafo tem que ter no mínimo 3 orações que compreendem à 3 pontos finais.
Além disso, percebi também uso indevido da vírgula em algumas partes do texto, e erros de concordância verbal.
Em relação à estrutura dissertativa-argumentativa
Achei o primeiro parágrafo confuso, e não consegui identificar a problemática logo no começo, apesar das informações que você apresentou. No trecho -* …”É notório que o tráfico ilícito de entorpecentes é um dos principais desafios, senão o maior, no cenário atual da segurança pública brasileira.”* Cuidado com a relatividade que você dá aos fatos, pois dá a entender que é uma opinião expressada por você sem qualquer conhecimento embasado. Para mim, a introdução ficou um tanto quanto vaga.
No segundo e terceiro parágrafo do desenvolvimento.
Senti falta de mais argumentação. Por que a maioria dos entorpecentes vem dos paises próximos ao Brasil? Por que o tráfico de drogas é um problema? Quais as suas consequências? Por que isso acontece? Estas são umas das perguntas que o leitor do seu texto pode fazer porque não foi bem esclarecida, fazendo com que o argumento apresentado por você fosse superficial.
No último parágrafo e proposta de intervenção.
A proposta apresentada não tem detalhamento, nem agente, por isso fica sem sentido porque não resolve o que você defendeu ao longo da redação. Sugiro que quando chegar ao último parágrafo use na intervenção meio, modo, agente, finalidade, e detalhamento.
Foram estas as minhas observações sobre sua redação, fique atento aos pontos que citei, que com certeza você vai melhoras cada vez mais.
Sucesso nos estudos!!!