Iniciante

A Relevância dos Museus para o Brasil Contemporâneo.

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Com a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, trouxeram consigo à história de origem da cultura portuguesa que constituiu a sociedade brasileira. No entanto, o Brasil contemporâneo vem passando por momentos críticos em relação a preservação de seus museus, como: a desvalorização de tais fundações e a falta de investimento para as instituições culturais nacionais.
Em primeira instância, o Brasil enfrente uma era de desvalorização de seus museus históricos. Em síntese, as fundações estão deixando de ser uma instituição de importância dentro da sociedade, contudo, segundo o ideólogo Olavo Carvalho, “A cultura não é apenas a aquisição de conhecimento, mas a formação de uma personalidade”. Dessa forma, é evidente à importância dessa instituições para a construção da atual cultura nacional.
Entretanto, a falta de investimentos prejudica a preservação dos museus brasileiros. Ademais, a escassez de recursos financeiros fornecidos pelo Ministério da Cultura ocasiona em uma decadência dessas organizações que normalmente residem em edifícios arcaicos dos séculos XVIII e XIX. Visto que, em 2018 o Museu Nacional do Rio de Janeiro acabou pegando fogo, tal que a principal suspeita de origem do incêndio é derivada de falhas elétricas. Com isso, é evidente a desvalorização de órgãos culturais sobre tais.
Portanto, é evidente a desrelevância sobre os museus nacionais. Assim, o Ministério da Cultura deve investir por meio de recursos financeiros na preservação dos museus nacionais, instituições que preservam a história sócio- cultural. Logo, será possível mitigar a desvalorização de tais instituições. Com tais medidas, será possível edificar uma maior relevância e importância para os museus nacionais, deixando para trás este presente amargo que vivemos no Brasil contemporâneo.

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4 Correções

  1. Olá, antes da correção, recomendo que você dê enter para separar os parágrafos, facilita a leitura.
    Dito isto, vamos lá.

    COMPETÊNCIA 1: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA – 160
    Obs. Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM PROSA – 160
    Obs. Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA – 200
    Obs. Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    COMPETÊNCIA 4: DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO – 160
    Obs. Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5: ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS – 120
    Obs. Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Introdução.
    – “trouxeram consigo à história” (crase mal empregada)
    Introdução muito bem feita, apresentando um contexto histórico bem fundamentado e objetivo.
    Tese apresentando 2 núcleos de discussão, muito boa estratégia, pois já direciona os D1 e 2.

    D1.
    – “dessa instituições” (falta de concordância numeral) Sei que pode ter sido erro de digitação, mas não custa o alerta.
    O D1 poderia ser mais explorado. Apesar de muito bem redigido, faltou mais aprofundamento nas ideias.

    D2.
    – “visto que, em 2018 […]” (vírgula mal empregada) O correto seria: visto que em 2018, o Museu …
    Tal como o D1, também faltou aprofundamento.

    Conclusão.
    – “desrelevância” (neologismo)
    – “sócio-cultual” (sociocultural)
    A intervenção está boa, mas faltou detalhar a ação.

    Espero que minhas considerações auxiliem na sua evolução.
    Bons estudos!

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  2. Breves observações para melhorar a produção textual.

    Na Introdução:

    – Muito boa a contextualização temática na introdução.
    – No trecho: “consigo à (a) história de origem…” não há crase como está registrada
    – Boa estratégia conectiva interperíodos
    – Bom projeto de texto

    Primeiro parágrafo de desenvolvimento (D1)

    – Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Em primeira instância,…)
    – “… o Brasil enfrente” – (ou o Brasil enfrenta)? Deve ter ido erro de digitação!
    – Boa conexão interperíodos (uso de conectivo entre períodos é bom para a coesão textual)
    – Bom repertório cultural para fundamentar a ideia.
    Boa marca de autoria: “Entretanto, a falta de investimentos prejudica a preservação dos museus brasileiros.”

    Segundo parágrafo de desenvolvimento (D2)

    – Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Ademais, …)
    – Melhore a conectividade (uso de conectivos) entre períodos
    – Use períodos curtos (muito bom para facilitar a compressão das ideias)
    – Faltou repertório cultural para fundamentar a ideia.

    PROJETO DE INTERVENÇÃO:

    – Ficou vaga a ideia de o (agente) Ministério da Cultura deve investir em que? ( sugestão: projetos de manutenção e preservação de museus)…
    – Sua proposta de intervenção está clara; aponta os elementos (Agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.)
    – No final da conclusão, aponta uma frase que dá satisfação positiva ao problema apresentado no tema.

    Sugestão para reescrita do projeto interventivo

    Portanto, é evidente a desrelevância sobre os museus nacionais. Assim, o Ministério da Cultura deve investir em projetos de manutenção e preservação de museus – instituições que preservam a história sociocultural – por meio do uso de recursos financeiros para esse fim. Isso deve ser feito com a finalidade de mitigar a desvalorização de tais instituições. Com tais medidas, será possível edificar uma maior relevância e importância para os museus nacionais, e deixar para trás essa memória amargo que vivemos no Brasil contemporâneo.

    Bons estudos!

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  3. Competência 1: 120
    – Competência 2: 120
    – Competência 3: 120
    – Competência 4: 160
    – Competência 5: 200

    Total: 720

    Notas acerca do texto: Seu repertório é bom.Boa estratégia conectiva (inicio do parágrafo): (Ex.: Em primeira instância,…)
    – “… o Brasil enfrente” – (ou o Brasil enfrenta)? Deve ter ido erro de digitação!
    – Boa conexão interperíodos (uso de conectivo entre períodos é bom para a coesão textual)
    – Bom repertório cultural para fundamentar a ideia.
    Boa marca de autoria: “Entretanto, a falta de investimentos prejudica a preservação dos museus brasileiros.”

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  4. Bem interesante sua redação, pois vc usa alusões históricas, fato bem iteressante, Alusão histórica nada mais é que uma estratégia usada na redação para explicar ou apontar a origem de um problema. Por exemplo, se um determinado problema existe hoje, é que no passado algum fato histórico influenciou de forma direta essa questão na atualidade

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