Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, ao se observar a infância saudável de uma criança no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsicamente ligada à realidade do país, seja pela falta de acesso à educação, seja pela carência de diálogos frequentes entre a família.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a falta de acesso a educação rompe essa harmonia, haja vista que de acordo com Paulo Freire “Se somente a educação não muda a sociedade, ainda se tornará mais difícil sem ela.”
Outrossim, destaca-se a carência de diálogo entre as famílias como impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que a falta de comunicação cotidiana dentro de lares brasileiros, faz com que os filhos, em alguns casos, cresçam tendo pouco conhecimento ou direção sobre quais caminhos seguir futuramente.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, cabe ao Tribunal de Contas da União, direcionar a capital para que por meio do Ministério de Educação crie palestras promovendo incentivo para famílias carentes passarem a entender melhor a importância dos mais variados tipos de diálogos dentro de suas casas.
Fryda
OLÁ ANA!
Adorei a forma como escreveu!!! Irei pontuar e falar mais sobre o que achei de acordo com as competências, para que assim vc saiba onde necessita melhorar, vamos lá :)
Competência 1 ======== 200
“intrinsicamente”, o correto seria ‘intrinsecamente’
direcionar capital* , regência.
Grámatica impecável, apesar dos erros. Eles não são suficientes para tirar ponto na competência.
Competência 2 ======== 160
Vc fez a abordagem completa do tema, apresentou repertórios legitimados e petinentes. No entanto, não consegui enxergar no texto uma ligação entre os repertório que vc utilizou e a sua argumentação. Veja:
“Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, ao se observar a infância saudável de uma criança no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática(…)” Pq ele não é constatado na prática ? O que a sociedade NÃO faz ? Pq ela não se moblliza com o problema do outro, que no caso é ” uma infância saudável para as crianças brasileiras ? Não vejos essas respostas ao longo do texto, o que acaba prejudicando tbm na C3, uma vez que vc deixa a cargo do corretor fazer essas relações.
“Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a falta de acesso a educação rompe essa harmonia(…)” Onde entra a política ? Como ela está relacionada com a falta de acessoa à educação ? E pq a falta de educação rompe com esssa harmonia ? O que e/ou quem fica prejudicado? Quais as consequências disso e como isso afeta na infância saudavél das crianças ?
Competência 3 ======== 120
Ao colocar a citação de Freire no final do seu parágrafo, vc não a desenvolveu, o que afeta sua argumentação ao não selecionar e relacionar corretamente suas ideias à do pensador. Recomendo que no último período do desenvolvimento vc conclua sua argumentação, dexando claro seu posicionamento crítico acerca da situação, ou seja, sua indignação com a problemática.
falta de acesso à educação—-essa e sua tese.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema—— essa a forma como retomou ela. Percebe como ficou muito superficial e abrangente a forma como fez a retomada. Vc diz que a edução é uma causa para a problemática e retoma ela com a Constituição. Não está errado, contudo, não retoma de forma fiel sua tese. VC poderia ter ao menos usado o artigo 205 que se refere à educação, assim vc deixaria claro a relação da Contituição e a educação.
Alguns pontos que levantei na C2 quanto a argumentação/ relação de suas ideias e o repertório tbm entram aqui.
Competência 4 ======== 200
Ótimo uso dos elementos coesivos, parabéns!!
Competência 5 ======== 200
A sua proposta de intervenção está completa. Entretanto, não nego que tive um poquinho de dificuldade para separar cada elemento. Recomendo que deixe mais claro
( por meio de conectivos, tais como: a fim de, com a finalidade, com o intuito- para a finalidade) a introdução de cada elemento, assim não tem como o corretor ter dúvidas quanto à presença deles no texto.
E tente detalhar melhor sua proposta, ficou bem superficial.
Tirando esse pontos a sua redação ficou perfeita, continue assim.
Vc tem erros pontuais que trabalhados corretamente podem ser corrigidos muito rápido
Bons estudos ;)
Vininasamar
Olá, segue minha correção
Introdução
Sem nenhum erro gramatical. O adendo é, a sua contextualização sobre o Iluminismo não está conversando bem com a proposta do tema, por exemplo, tente se perguntar: Por quê esse ideal não está sendo aplicável? De maneira bem breve dê a alusão ao leitor.
Desenvolvimento 1
A citação de Aristóteles casa bem com a proposta do parágrafo, mas a citaçãode Paulo Freire poderia ter dado lugar à sua conclusão do desenvolvimento. Por exemplo “haja vista que traumas durante à infância podem se agravar em problemas psicológicos e morais quando o indivíduo adentrar na sociedade como adulto” Percebe que eu ‘concluí’ porquê há o ‘rompimento de harmonia’. Você também poderia continuar com a citação de Paulo Freire, mas concluí-la
Desenvolvimento 2
Nesse parágrafo você fez certo, deu sua citação, explicou e a concluiu em “…em alguns casos, cresçam tendo pouco conhecimento ou direção sobre quais caminhos seguir futuramente.”
Proposta de Intervenção
Fez muito bem, fez sua alusão a sua tese e deu sua proposta de maneira conforme. A única coisa que eu mudaria é a frase “… passarem a entender melhor” Ela pode ser entendida de forma perjorativa, dando a ideia de que as famílias não entendiam e só agora vão entender.
thalyta_12
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaaaaaaa mt boa