A primeira infância é um dos fatores fundamentais para a formação de um cidadão,pois,é nessa fase que se estabelece valores e virtudes de extrema importância para um índividuo social.Entretando,no Brasil hodierno,a relevância para com esse fator primordial é ineficiente,tendo como causa a má estrutura no âmbito escolar e familiar-deixando a problemática como reflexo na sociedade brasileria.
Em primeiro lugar,a ausência de educação cidadã corrobora para o mal desenvolvimento do ser,enquanto social.Segundo o pscanalista Sigmund Freud,a infância é a fase onde se estabelece a construçâo de valores e virtudes do índividuo.Assim, com a falta do meio educacional,o desenvolvimento de sua cidadania fica estacionado,dependeno exclusivamente que o própio índiviuo a aprimorie.Tal situação gera consequências na vida adulta,um vez que,com seus valores não consolidados,o indiviuo terá próblemas em exercer funcões sociocomunicativas,como o senso crítico e a criatividade.
Em segundo lugar,é válido que a participação do âmbito familiar é imprencindivel na formação do ser.De acordo com o filosófo Imannuel Kant,o ser humano é como uma tábula rasa e,na medida em que vive,desperta seus valores,virtudes e conhecimentos.Dessa forma,a influência do ambiente familiar no processo construtivo é intrínseca,uma vez que,nos familiares o índividuo se espelha e absorve traços éticos,que servem para a construção da sua própia identidade.Contudo,torna-se claro que se não houver a participação ativa do âmbito familiar,tal índiviuo terá grande parte da sua formação cidadã comprometida.
Portanto,sabe-se que para reverter o problema medidas devem ser tomadas.Assim,o Ministério da Educação aliado ao ECA(Estatúto da Criança e do Adolescente) devem criar um projeto-cidadã,que por meio de educadores qualificados e por ações extraescolares,fazendo atividades e encontros com a finalidade de estimular o debate sobre a temática entre pais e professores-fazendo a aproximação da família e a escola.Com o feito,a construção de valores básicos do ser serão valorizados e a sociedade refletira uma nova imagem:a de cidadania.
JoaoLucasVerissimo
Oii, Lucas!! Bora lá!
+ Introdução
– Vírgula:
“… , pois é nesse fazer” (não necessita da vírgula)
– Entretanto*
Brasileira*
– Cuidado com a maneira que vc construiu seus períodos, observe que ficou um pouco confuso!!
“Entretanto, no Brasil hodierno, *a relevância para com esse fator primordial é ineficiente*, tendo como causa a má estrutura no âmbito escolar e familiar, deixando *a problemática como reflexo na sociedade brasileira.*”
+ Sugestão:
“Entretanto, no Brasil hodierno, tal fator primordial mostra-se ineficiente, acarretando uma estrutura escolar e familiar precária, uma danosa problemática altamente prejudicial à formação cidadã brasileira.”
++ Dica!!
Não sei se seu texto é modelo ENEM, mas tente trazer repertórios socioculturais para sua introdução, isso já muda a roupagem do seu texto!!
Sugestão: “Capitães da Areia” de Jorge Amado e o filme “Preciosa”.
+ Desenvolvimento 01:
– O verbo “corroborar” é transitivo indireto, logo não leva preposição!
– Tenha cuidado no momento de digitar o texto!!
Psicanalista**
dependendo**
próprio**
Indivíduo**
problemas**
– “A infância é a fase, onde* se estabelece” – a qual (“onde” é utilizado para lugares)
– “Aprimorie” não existe, vc pode substituir por “aperfeiçoe”
– Gostei da citação de Freud, ficou bem pertinente para a temática!!!!!
+ Desenvolvimento 02:
– Reveja essa estruturação inicial
Sugestão: “Em segundo lugar, é coerente apontar a importância do âmbito familiar para a formação do ser”
– Cuidado com o uso incorreto de filósofos!!! Isso pode ser altamente prejudicial – Quem desenvolveu o conceito de “tábula rasa” foi John Locke, o contratualista – a descrição do conceito está certo, porém não foi Kant!!!
– Cuidado com a repetição de palavras!! “ mbito familiar, indivíduo …” (coesão)
– Vírgula:
“Contudo, torna-se claro que,* se não houver a participação ativa do âmbito familiar, …”
+ Conclusão:
– Vírgula:
Orações sub. adverbiais de finalidade deslocada devem vir entre vírgulas!!
“Portanto, sabe-se que, para reverter o problema, medidas devem ser tomadas.”
– “Assim, o Ministério da Educação, aliado ao ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente), deve…”
– “Devem criar” concorda com “o Ministério da Educação”, então deveria ser “deve criar”
– Tenha muito cuidado com o uso excessivo de gerúndio, além de vc repetir o verbo fazer, vc trouxe um após o outro!!!
– Reveja a estruturação desse segundo período, ficou um pouco confuso por causa do acúmulo de muitas informações sem uma construção sintática coerente
– refletirá**
– Cuidado que o ECA não é um órgão para que possa ser usado como agente, ele é um estatuto, faz parte da legislação!!
Lucas, seu texto está bom!! Claramente, dá para perceber que vc entende o que cada parte da dissertação quer de vc, todavia esses fatores prejudicaram sua organização textual!!
Minhas dicas:
+ Cuidado no momento da digitação, muitas palavras estão ortograficamente incorretas!!
+ Tente trazer uma maior variedade de repertórios!!! As duas referências estão ótimas, apesar do erro da citação de Locke kkk, porém trazer um filme, livro ou música na introdução complementaria sua pontuação em intertextualidade.
+ Tenha mais cuidado com o uso das vírgulas e com sua estruturação sintática, no geral está de boas, porém alguns trecho ficaram incoerente, em decorrência das deficiências nessa parte!!
Continue escrevendo!! Valeu
Notas:
C1: 120 (erros de vírgula e concordância)
C2: 160 (falta de variedade de repertórios)
C3: 120 (construções confusas que prejudicaram o entendimento e uso incorreto de Kant)
C4: 160 (repetição de palavras e estruturas confusas)
C5: 200 (perdoarei a utilização do ECA kkk)
Total: 760
edlaynegomesd
Queria salientar algumas coisas mas vi que já houve uma correção dessa correção, entretanto, não há necessidade de letra maiúsculas no adjetivo brasileiro, por exemplo. Abraços.
JoaoLucasVerissimo
Eu não indiquei que deveria começar com letra maiúscula, estava apontando a escrita correta ortograficamente
Thiago De Souza Silva
Onde que OBJETO indireto dispensa preposição ? No verbo CORROBORAR é transitivo DIRETO por isso dispensa preposição e por isso o erro dele .
Quem corrobora(confirma) corrobora ALGO . logo VTD !
JoaoLucasVerissimo
Verdade, Thiago!! Acabei digitando errado!! Setia transitivo direto, por isso n pede preposição! Valeuu
Thiago De Souza Silva
Indivíduo , dependendo , 2º paragrafo : um vez que ,próblemas , funcões
3º paragrafo imprencindivel
3º paragrafo na medida que por À medida que
Bom dia , seu texto está coeso e há coisas que eu gostaria de lhe informar .
A principio , todo os erros que pude perceber são , com toda certeza , por formatação do texto . Eximindo , portanto , a culpabilidade sua . Todavia , em relação ao terceiro paragrafo , quando usamos um adjunto adverbial feminino comparado a proporção, usa-se , então , à medida que craseada . Há diferença semântica no caso de “na medida que ” . Por conseguinte , a unica coisa que gostaria de evidenciar é isso .
Competência 1 100
Competência 2 300
Desenvolvimento 100
Colocação pronomina 100
Concordância verbal 200
Estrutura e uso de conectivos 100
Garciaju
Alguns erros gramaticais, mas acredito que seja pelo modo de formatação mesmo. Boa estrutura, só senti falta de dados estatísticos, normalmente advindos dos textos motivadores.
Uma posição mais acentuada irá trazer sua identidade ao texto, o que favorecerá a nota no critério de desenvolvimento.