Mestre

A relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro.

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  A primeira infância  é um dos fatores fundamentais para a formação de um cidadão,pois,é nessa fase que se estabelece valores e virtudes de extrema importância para um índividuo social.Entretando,no Brasil hodierno,a relevância para com esse fator primordial é ineficiente,tendo como causa a má estrutura no âmbito escolar e familiar-deixando a problemática como reflexo na sociedade brasileria.

  Em primeiro lugar,a ausência de educação cidadã corrobora para o mal desenvolvimento do ser,enquanto social.Segundo o pscanalista Sigmund Freud,a infância é a fase onde se estabelece a construçâo de valores e virtudes  do índividuo.Assim, com a falta do meio educacional,o desenvolvimento de sua cidadania fica estacionado,dependeno exclusivamente que o própio índiviuo a aprimorie.Tal situação gera consequências na vida adulta,um vez que,com seus valores não consolidados,o indiviuo terá próblemas em exercer funcões sociocomunicativas,como o senso crítico e a criatividade.

Em segundo lugar,é válido que a participação do âmbito familiar é imprencindivel na formação do ser.De acordo com o filosófo Imannuel Kant,o ser humano é como uma tábula rasa e,na medida em que vive,desperta seus valores,virtudes e conhecimentos.Dessa forma,a influência  do ambiente familiar no processo construtivo é intrínseca,uma vez que,nos familiares o índividuo se espelha e absorve traços éticos,que servem para a construção da sua própia identidade.Contudo,torna-se claro que se não houver a participação ativa do âmbito familiar,tal índiviuo terá grande parte da sua formação cidadã comprometida.

  Portanto,sabe-se que  para reverter o problema medidas devem ser tomadas.Assim,o Ministério da Educação aliado ao ECA(Estatúto da Criança e do Adolescente) devem criar um projeto-cidadã,que por meio de educadores qualificados e por ações extraescolares,fazendo atividades e encontros com a finalidade de estimular o debate sobre a temática entre pais e professores-fazendo a aproximação da família e a escola.Com o feito,a construção de valores básicos do ser serão valorizados e a sociedade refletira uma nova imagem:a de cidadania.

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7 Correções

  1. Oii, Lucas!! Bora lá!

    + Introdução

    – Vírgula:
    “… , pois é nesse fazer” (não necessita da vírgula)

    – Entretanto*
    Brasileira*

    – Cuidado com a maneira que vc construiu seus períodos, observe que ficou um pouco confuso!!
    “Entretanto, no Brasil hodierno, *a relevância para com esse fator primordial é ineficiente*, tendo como causa a má estrutura no âmbito escolar e familiar, deixando *a problemática como reflexo na sociedade brasileira.*”

    + Sugestão:
    “Entretanto, no Brasil hodierno, tal fator primordial mostra-se ineficiente, acarretando uma estrutura escolar e familiar precária, uma danosa problemática altamente prejudicial à formação cidadã brasileira.”

    ++ Dica!!
    Não sei se seu texto é modelo ENEM, mas tente trazer repertórios socioculturais para sua introdução, isso já muda a roupagem do seu texto!!
    Sugestão: “Capitães da Areia” de Jorge Amado e o filme “Preciosa”.

    + Desenvolvimento 01:

    – O verbo “corroborar” é transitivo indireto, logo não leva preposição!

    – Tenha cuidado no momento de digitar o texto!!
    Psicanalista**
    dependendo**
    próprio**
    Indivíduo**
    problemas**

    – “A infância é a fase, onde* se estabelece” – a qual (“onde” é utilizado para lugares)

    – “Aprimorie” não existe, vc pode substituir por “aperfeiçoe”

    – Gostei da citação de Freud, ficou bem pertinente para a temática!!!!!

    + Desenvolvimento 02:

    – Reveja essa estruturação inicial
    Sugestão: “Em segundo lugar, é coerente apontar a importância do âmbito familiar para a formação do ser”

    – Cuidado com o uso incorreto de filósofos!!! Isso pode ser altamente prejudicial – Quem desenvolveu o conceito de “tábula rasa” foi John Locke, o contratualista – a descrição do conceito está certo, porém não foi Kant!!!

    – Cuidado com a repetição de palavras!! “ mbito familiar, indivíduo …” (coesão)

    – Vírgula:
    “Contudo, torna-se claro que,* se não houver a participação ativa do âmbito familiar, …”

    + Conclusão:

    – Vírgula:
    Orações sub. adverbiais de finalidade deslocada devem vir entre vírgulas!!
    “Portanto, sabe-se que, para reverter o problema, medidas devem ser tomadas.”

    – “Assim, o Ministério da Educação, aliado ao ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente), deve…”

    – “Devem criar” concorda com “o Ministério da Educação”, então deveria ser “deve criar”

    – Tenha muito cuidado com o uso excessivo de gerúndio, além de vc repetir o verbo fazer, vc trouxe um após o outro!!!

    – Reveja a estruturação desse segundo período, ficou um pouco confuso por causa do acúmulo de muitas informações sem uma construção sintática coerente

    – refletirá**

    – Cuidado que o ECA não é um órgão para que possa ser usado como agente, ele é um estatuto, faz parte da legislação!!

    Lucas, seu texto está bom!! Claramente, dá para perceber que vc entende o que cada parte da dissertação quer de vc, todavia esses fatores prejudicaram sua organização textual!!
    Minhas dicas:

    + Cuidado no momento da digitação, muitas palavras estão ortograficamente incorretas!!

    + Tente trazer uma maior variedade de repertórios!!! As duas referências estão ótimas, apesar do erro da citação de Locke kkk, porém trazer um filme, livro ou música na introdução complementaria sua pontuação em intertextualidade.

    + Tenha mais cuidado com o uso das vírgulas e com sua estruturação sintática, no geral está de boas, porém alguns trecho ficaram incoerente, em decorrência das deficiências nessa parte!!

    Continue escrevendo!! Valeu

    Notas:
    C1: 120 (erros de vírgula e concordância)
    C2: 160 (falta de variedade de repertórios)
    C3: 120 (construções confusas que prejudicaram o entendimento e uso incorreto de Kant)
    C4: 160 (repetição de palavras e estruturas confusas)
    C5: 200 (perdoarei a utilização do ECA kkk)

    Total: 760

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  2. Indivíduo , dependendo , 2º paragrafo : um vez que ,próblemas , funcões
    3º paragrafo imprencindivel
    3º paragrafo na medida que por À medida que

    Bom dia , seu texto está coeso e há coisas que eu gostaria de lhe informar .
    A principio , todo os erros que pude perceber são , com toda certeza , por formatação do texto . Eximindo , portanto , a culpabilidade sua . Todavia , em relação ao terceiro paragrafo , quando usamos um adjunto adverbial feminino comparado a proporção, usa-se , então , à medida que craseada . Há diferença semântica no caso de “na medida que ” . Por conseguinte , a unica coisa que gostaria de evidenciar é isso .

    Competência 1 100
    Competência 2 300
    Desenvolvimento 100
    Colocação pronomina 100
    Concordância verbal 200
    Estrutura e uso de conectivos 100

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  3. Alguns erros gramaticais, mas acredito que seja pelo modo de formatação mesmo. Boa estrutura, só senti falta de dados estatísticos, normalmente advindos dos textos motivadores.
    Uma posição mais acentuada irá trazer sua identidade ao texto, o que favorecerá a nota no critério de desenvolvimento.

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