Regente

A relevância da ciência para o mundo contemporâneo.

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Com a expansão da Revolução Tecnológica proporcionada pelo processo de globalização, a ciência vem evoluindo desde o inicio da humanidade. Atualmente, observa-se que o Brasil durante os últimos 3 anos vem crescendo em altos índices no que tange, o avanço da área cientifica. Como efeito, é de grande importância salientar que muitos benefícios foram trazidos por ela ao mundo, dentre elas se destacam os mais importantes: o desenvolvimento de vacinas e o avanço nos meios comunicação.

Primordialmente, é válido afirmar que em meio a uma intensa pandemia, a ciência- corpo sistematizado racionalmente, torna-se a base para uma eficaz solução. Todavia, em meio à facilidade de acessar e/ou expor informações no meio digital, o desenvolvimento e a expansão de vacinas passam por desafios, que em seu amplo contexto, situam-se na disseminação das Fake News, o que traz como consequência, o aumento do índice de indivíduos que se opõem a aceitar o desenvolvimento da mesma. Nesse contexto, é necessário que os órgãos responsáveis pelo bem-estar social, visem à criação de ações que tenham, como objetivo, informar a população, a real importância das doses imunizantes.

Outrossim, além do desenvolvimento de vacinas, outro aspecto positivo desenvolvido pela ciência situa-se: no avanço nos meios de comunicação. Desse modo, é válido pontuar que de acordo com dados divulgados pela ONU, o avanço nos meios de comunicação, bem como, a globalização tecnológica, aumentou em elevados níveis os ataques virtuais, surgindo como consequência à exposição da sociedade em uma esfera comunicativa. Ademais, faz-se necessária a expansão contextualizada de informações referente ao uso das redes comunicativas destinadas a sociedade.

Assim, de acordo com o cientista Albert Einstein, ‘’ assim como a ciência e tecnologia vem crescendo a cada dia, os impactos negativos seguem o mesmo ritmo’’. Dessa forma, é dever do Governo brasileiro juntamente com o Mistério da ciência, atuarem através da elaboração de programas que através das mídias comunicativas, visem expor a população, os aspectos positivos que a criação e o uso das vacinas trazem a sociedade. Bem como, e dever do Ministério da Tecnologia, desenvolver palestras que através das redes sociais, apresentem como objetivo, divulgar métodos que possuam informações verdadeiras sobre o uso adequado dos meios comunicativos. Dessa maneira, o fortalecimento dos recursos científicos, representará um verdadeiro equilíbrio mundial.

 

>SE POSSÍVEL, CORRIJAM DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM. Obrigada (^_~)/

> Na folha de 30 linhas. 

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2 Correções

  1. Eu não sei se esse tema é Enem, parece que ele te força a escrever pontos positivos e, por conseguinte, você meio que acaba fazendo uma dialética. Seu tópico frasal, que espera-se ser o centro do seu argumento para defesa uma tese problematizadora, ao invés de argumentar sobre o problema, acaba argumentando sobre um não problema. Eu, aliás, não encontrei o tema na internet e presumo ser o tema da Fuvest, que não combina muito com essa necessidade de proposta de intervenção. Você defende ou condena a ciência? Essa é a pergunta. E aí, se você estiver se preparando para a Fuvest, considere fortemente abandonar esse percurso que o Enem cobra, você há de ter sensibilidade em cada tema.

    A diferença dos temas Enem pros outros é que neles cabe uma problematização muito segura a partir da leitura dos textos de apoio. Você não cogita defender uma posição contrária. Um tema Enem sobre a ciência tocaria especificamente nos negacionistas ou nos defeitos que o projeto da Modernidade nos apresentou; pensar que você teria que propor uma intervenção depois de não abordar um problema na própria introdução já é, em si, um sinal de que o tema não é bem Enem. Fica aqui, então, essa observação sobre os temas que você pode estar pegando, há técnicas para propor diferentes temas de redação e você tem condição de percebê-las.

    Registro que eu ri do “mistério da ciência”, erro de digitação que ficou apropriado kkkk.

    – Gosto do seu uso de conectivos, é bem diverso e, permita-me a repetição, apropriado.

    – A globalização foi quem proporcionou a Revolução Tecnológica ou o contrário?

    – Cuidado ao se elevar à apresentadora dos argumentos “mais importantes” e das propostas obrigatórias – impondo “deveres”.

    – Tem alguns erros aí que mais me parecem erros de digitação do que erros de norma culta, e assim me complica avaliar essa competência.
    De toda forma, perder pontos aqui é uma autossabotagem. Preciso lhe dizer que é “tange ao”? Que vírgula não separa verbo de complemento? Minha sugestão é que dê uma revisada nisso aí. Numa hora você usa “visar” como VTI e noutra usa como VTD, aí tu me quebra!
    “Bem como” não inicia frase; frases gigantes precisam ser evitada. É isso que eu posso dizer seguramente que há de errado no texto.

    O texto fica difícil de avaliar quando penso nessa dificuldade de adequar o tema ao modelo Enem, o que eu gostaria de acrescentar especificamente sobre o Enem é que nõa há essa necessidade de citar duas propostas, que te faz reduzir palavras da argumentação para acrescentar um agente conclusivo que nunca foi exigido em nenhum edital do Enem. A necessidade é de uma proposta, de uma alternativa, se te dizem pra escolher duas propostas porque “pelo menos de uma o corretor deve gostar”, basta que você selecione a mais coerente com o que você desenvolveu, de preferência a propota conectada com o seu argumento mais forte, que deve ser o segundo, pra passar um senso de clímax argumentativo.

    A citação do Einstein é ótima, mas de preferência na introdução, iniciar o tema com essa citação seria lindo, e aí você faria um texto defitivamente mais problematizante, nos parâmetros do Enem.

    Acho que paro por aqui, não sei dar nota Enem pra um tema não Enem (na minha opinião, óbvio, tenho que manter a coerência corretiva kkkkk)

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  2. Boa noite! Espero ajudá com a correção!
    Introdução: Gostei bastante da estratégia de abertura, mas você apresentou apresentou uma fonte para a sua informação sobre o crescimento científico no Brasil nos últimos três anos . Qual a fonte ? É de suma importância apresentá- la .
    Identifiquei um erro de sintaxe também Na frase ” dentre elas se destacam….” O DENTRE ELAS está equivocado, o certo seria DENTRE ELES , pois você está se referindo a benefícios e não a ciência.

    D1: Esse parágrafo ficou muito bom, bem argumentado e coeso
    D2: Muito bom também, pois cumpre com o prometido na introdução, somente atente -se as vírgulas inadequadas e ao Ademais que foi usado de forma errônea, o correto seria um mecanismo coesivos de conclusão com , por exemplo , ASSIM , LOGO , DESSE MODO , DESSA FORMA .

    Conclusão: Nesse parágrafo, tome cuidado ao citar novas informações, pois, ao invés disso deve-se sintetizar o que já foi dito anteriormente.
    Ao convocar um agente tome cuidado, pois o Governo e o Ministério da Ciência são praticamente a mesma coisa . Então para evitar cite apenas um . “atuarem através da elaboração de programas que através das mídias” Essa frase ficou truncada pois você cita duas vezes a palavra ATRAVÉS, poderia ter trocado por ,” POR MEIO DAS MÍDIAS,…” ESSA DETERMINADA FRASE DEVE ESTAR ENTRE VIRGULAS. Logo após, tem uma vírgula inadequada em “visem expor a população, os aspectos positivos” . Cuidado com o chamado queismo, pois você utiliza- o muitas vezes e isso causa incoerência, ao invés disso, use outros mecanismo para conectar suas frases .
    Bom, no geral seu texto está muito bom! Somente ouve falhas na conclusão , pois, nesse período, você não apresentou todos os elementos, ficou tudo muito misturado e de difícil entendimento.
    C1: 120, POIS TEVE ALGUNS ERROS DE PONTUAÇÃOE SINTAXE AO LONGO DO TEXTO .
    C2: 200, pois aborda a temática solicitada e apresenta repertório para embasar seus algurmentos .
    C3: 160, pois sentir falta de um projeto de texto mais elaborado.
    C4: 120: teve duas inadequações no uso de conectivos, além da insuficiência de mecanismo coesivos no texto .
    C5: 120 , pois não apresentar proposta com os 5 elementos( agente, meio, finalidade, ação e detalhamento)
    Total: 720

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