A relação do homem com a tecnologia e seus impactos no cotidiano

  • 1

De acordo com o cientista Albert Einstein: “Se tornou aparentemente óbvio que a nossa tecnologia superou a nossa humanidade”. Sob esse viés, nota-se uma crítica à tecnologia, que é uma realidade que os seres humanos vivenciam, apesar dos pontos positivos, esse avanço também causa vários impactos negativos, por isso faz-se necessário o entendimento sobre as problemáticas que corroboram o pensamento de Einstein acerca desse assunto, dessa forma, é possível citar dois aspectos: a substituição da mão de obra humana pela tecnológica, bem como, o aspecto sedentário que a humanidade apresenta conforme a tecnologia evolui.

Diante dessa perspectiva, com a evolução das máquinas, a troca da mão de obra humana pela tecnológica está cada vez mais comum. Segundo Subhash kak,  engenheiro em computação, o emprego é responsável por providenciar às pessoas uma maior autoestima, ele afirma que esse benefício será perdido com o tempo por causa da substituição de humanos por robôs no mercado de trabalho. Diante de tal exposto, é evidente que as máquinas estão gradativamente substituindo os humanos em várias áreas do trabalho, essa situação pode se agravar ao ponto do desemprego se elevar a um nível catastrófico e prejudicar a vida de vários cidadãos, por isso é necessário atenuar essa situação.

Ademais, o sedentarismo é um dos pontos negativo da tecnologia na atualidade, uma vez que induz o indivíduo a não praticar atividade física e, consequentemente, prejudica a saúde. O pesquisador em ciências da atividade física Dr.Turíbio Leite, afirmou que o sedentarismo é considerado a doença do próximo milênio, isso se dá devido aos hábitos da vida moderna e a tecnologia é grande incentivadora do sedentarismo no mundo moderno. Dessa forma, é notável que a afirmação do Dr.turíbio está ,cada vez mais, presente no cotidiano do ser humano, e tende a perdurar enquanto não houver medidas contra esse problema.

Portanto, é imprescindível encontrar formas de contornar esses malefícios que a tecnologia causa. Para isso, é mister que as Mídias, junto com o governo, criem um grupo de conscientização com objetivo de convencer as pessoas a serem menos dependentes da tecnologia, isso seria feito através de campanhas e com programas televisivos que possam atingir um vasto público, a fim de diminuir o número de sedentários e taxa de desemprego. Somente assim, será possível para a humanidade contrariar a afirmação de Albert Einstein.

 

TENTEM DÁ A PONTUAÇÃO.

Compartilhar

3 Correções

  1. Na introdução do texto você citou “Se tornou aparentemente óbvio que a nossa tecnologia superou a nossa humanidade” e depois sinalizou que isso seria uma crítica à tecnologia, não acho que Albert Einstein tenha criticado a tecnologia nessa frase.
    Achei muito legal você ter citado aqueles 2 pontos no comecinho e depois introduzir eles no desenvolvimento, arrasou!
    Sou aluna também e sou nova aqui, mas parabéns pelo esforço, acho que você está no caminho certo.

    • 1
  2. Primeiramente, olá, tudo bem?
    Bom, certamente voce observou que sua redação possua alguns erros de concordancia. Uma vez que voce cita Einstein talvez queira que adotemos seus pensamentos. De modo que venha a cumprir com o relacionado.
    Ficou evasiva suas ideias sobre citar um engenheiro em computação. Voce deveria ter dito de onde ele é e no que ele foi e é importante para serem adotadas suas ideias em no Brasil, assim sem fugir do tema proposto na redação. Contudo, ficou muito legal de ler sua indagações sobre o contexto tecnológico, seria um grande destaque citar o filme ” A fantástica fábrica de chocolate”. Onde o pai de Charlie perde seu trabalho porque as máquinas o substituem. Enfim espero ter ajudado voce. Sua nota para essa redação é (870).

    • 1
  3. INTRODUÇÃO:

    “homens vem vivenciando” troque o uso do gerúndio por “uma realidade que os seres humanos vivenciam” fica bem melhor!

    “esse avanço também está causando” uso do gerúndio novamente, troque por “esse avanço causa” fica bem melhor também!

    “podemos citar”: em um texto dissertativo argumentativo não fica legal o uso do sujeito “nós”

    “humanidade está apresentando”: gerúndio novamente

    Três “erros” de gerúndio em um só parágrafo. O uso do gerúndio empobrece a sua estrutura argumentativa.

    Desenvolvimento 1 e 2:

    Conectivo “antes de tudo” não se configura como conectivo inter-parágrafo. Exemplo de um ótimo conectivo inter-parágrafo: “Diante dessa perspectiva”.

    “Segundo o engenheiro em computação Subhash kak”: ao legitimar seu repertório prefira fazer da seguinte forma: “Segundo Subhash kak, engenheiro em computação, …”. Dessa forma, seu texto fica bem mais atraente e organizado aos olhos de quem corrigirá sua redação!

    “O pesquisador em ciências da atividade física Dr.Turíbio Leite, DISSE”: você não está contanto uma fofoca do Dr. Turíbio Leite, NÃO USE “DISSE”, use “afirma”.

    “a tecnologia é grande incentivadora dessa situação que se aproxima.”: ARGUMENTE! ESSA É A HORA! QUE SITUAÇÃO É ESSA QUE SE APROXIMA? O seu desenvolvimento é para desenvolver então explique os termos que você coloca.

    “está cada vez mais presente”: o uso de cada vez mais é entre vírgulas

    CONCLUSÃO: proposta de intervenção muito vaga.

    DICA: Antes de iniciar sua redação escolha duas causas para o problema a primeira causa desenvolva no desenvolvimento 1 e a segunda causa no desenvolvimento dois.

    Qual é a estrutura de um desenvolvimento modelo enem?
    TÓPICO FRASAL + REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL + DESENVOLVIMENTO DO SEU ARGUMENTO (pesquise sobre como coloca-los da melhor maneira mas você está no caminho certo, faltam ajustes).

    Qual a estrutura de uma conclusão?
    ANÚNCIO DA PROPOSTA + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA + PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INCOMPLETA + RETOMADA DA INTRODUÇÃO

    Seus 5 elementos (agente, ação, meio, detalhamento e finalidade) estão muito vagos. A competência 5 do ENEM avalia APENAS seu parágrafo de conclusão, ou seja, a cada elemento desse que você deixa de colocar ou algum que você coloque e seja inválido, você já perde 40 pontos dos 200 pontos da competência. ENTÃO CUIDADOOOO! (Recomendo o vídeo do canal “Matheus Vitorino” o nome do vídeo é “CONCLUSÃO PARA QUALQUER TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM – AQUECIMENTO MARATONA REDAÇÃO 900+”, o vídeo é sensacional e depois dele eu consegui melhorar MUITO nessa parte, o vídeo começa no minuto 7:48).

    Na conclusão, você precisa OBRIGATORIAMENTE apresentar soluções para as duas causas para não perder pontos na sua competência 3 do enem (você pode apresentar uma só proposta que resolva os dois problemas, ou 2 propostas: uma completa, que apresente os 5 elementos, e outra incompleta, que não precisa apresentar os 5 elementos) uma dica é deixar o argumento que você sabe menos pro parágrafo 2 assim a sua proposta 2 vai ser a incompleta fica bem organizado.

    NÃO DESISTE OK? A dor passa mas a aprovação fica!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.