**faz bastante tempo que escrevi essa redação, mas relendo hoje não gostei de como foi escrita, por isso gostaria de que vocês pudessem corrigir e mandar suas opiniões sobre ela, para que eu possa fazer uma outra sobre o tema (e também utilizar as dicas em outras redações)**
Um assunto que vem gerando bastante controvérsia no Brasil é a redução da maioridade penal, tema que ganhou maior audiência a partir de 2015 com a proposta da PEC que modificaria as leis referentes a este assunto. No entanto, já desde a década de 90 a possibilidade é discutida pelo Poder Legislativo do país. Entretanto, tal debate exige uma reflexão que abarque mais que as punições, mas também as consequências destas, como a possibilidade de que o menor saia mais perigoso e envolvido com facções criminosas, e justamente por isso a redução da maioridade penal não deve ser aprovada.
Segundo pesquisas recentes do Datafolha, mais da metade da população brasileira é a favor da mudança de idade da maioridade penal. Por outro lado, a maior parte dos profissionais de psicologia é contra a aprovação da medida com a justificativa de que antes dos 18 anos o jovem ainda não tem total discernimento sobre o quão prejudicial pode ser sua ação, além do que coloca-los em presídios junto de criminosos de longa data propicia o envolvimento vitalício e perigoso destes jovens com facções.
Um outro ponto relevante é que ao ter contato com a realidade hostil dos presídios há alta possibilidade de que o menor saia de lá mais perigoso para a sociedade, uma vez que atualmente os menores infratores são direcionados para a Fundação Casa onde ficam por no máximo três anos e têm contato com possibilidades bem diferentes de punição. Assim, reduzir a maioridade penal seria uma medida que em certo ponto colocaria o povo em maior vulnerabilidade.
Ao invés de haver redução da maioridade penal, uma solução para o Brasil seria além de melhorias reais na educação e na qualidade de vida da população, mudanças na forma de punir o jovem infrator, com aumento do tempo de detenção daquele que cometer um crime mais sério, e criação por parte dos Ministérios da Educação e da Segurança, de programas de reeducação do menor, com trabalhos voluntários, psicólogos especializados, momentos de leitura e escrita, aulas não só das disciplinas do currículo comum, mas com atividades extracurriculares capazes de ampliar os horizontes daqueles que cometeram desde os crimes mais severos aos mais simples. Assim, com cultura, saúde e educação, mais do que com rudes punições, o jovem acusado pode ser devidamente punido se a necessidade de diminuição da maioridade penal no Brasil.
Hellen Geovanna
Está ótima,achei bem detalhada,bem argumentada achei o tema também bastante legal,parabéns, eu realmente achei muito boa sua redação.hahaha também tô começando agora a fazer redações. Bem complicado. Na minha opinião
Mas eu gostei bastante,não esqueça dos conectivos hahah essa me pega sempre
Aaa treine bastante redação é treino
Isabellemar
Comentários :
Introdução: Tem uma contextualização e tese. Você também deu a entender no parágrafo que iria falar sobre as consequências( falou no D2), mas não ficou claro o assunto a ser tratado no D1. Minha dica para melhorar é usar mais conectivos e diminuir o número de vírgulas para o texto não ficar confuso.
Desenvolvimento 1: Você apresentou dados estatísticos e opinião de especialistas, mas não desenvolveu os argumentos utilizados. O texto acabou se tornando expositivo e não uma dissertação-argumentativa. Minha dica é colocar o seu ponto de vista sobre cada assunto, fazendo como se fosse uma conclusão no final de cada parágrafo.
Desenvolvimento 2: Que diferentes tipos de punição? Faltou uma explicação para isso, entende que fica meio generalista?
Você fez uma conclusão final no parágrafo, isso é bom.
Conclusão faltou alguns elementos. Minha dica é procurar na internet vídeos que explicam detalhadamente como fazer uma conclusão que tenha todos os elementos.
Aconselho você a assistir a umas vídeo aulas no Youtube sobre introdução, desenvolvimento e conclusão para o ENEM. Muitos canais falam dos elementos necessários e até disponibilizam de graça modelos de redação para você seguir.
Não esqueça também de aumentar o seu repertório, veja filmes, leia livros e faça um caderninho de anotações para citações e alusões.
Bom, não sou nenhuma especialista mas espero ter te ajudado. Abraços.
lanaP
Boa tarde liviali19! 1. Na frase “. No entanto, já desde a década de 90 a possibilidade é discutida pelo Poder Legislativo do país. ” – não há necessidade do ponto antes do “no entanto”, e sim da vírgula, visto que a “possibilidade” é referente à redução da maioridade penal (citada na frase anterior).
2. “e justamente por isso a redução da maioridade penal não deve ser aprovada” – Sugiro que não deixe exposta a sua opinião em relação ao tema, procure problematiza-lo de forma subjetiva, expor argumentos, sem que haja realmente uma exposição da sua opinião.
3. “a maior parte dos profissionais de psicologia é contra a aprovação da medida com a justificativa de que antes dos 18 anos o jovem ainda não tem total discernimento sobre o quão prejudicial pode ser sua ação” – esta é uma frase bem longa e necessita de vírgula para separar as orações. Ademais, a argumentação está muito boa.
4. Utilize conectivos no início de cada parágrafo, isso ajudará a iniciar seus argumentos.
5. Sua conclusão está desproporcional aos demais parágrafos, lembre-se que os argumentos devem ser os maiores parágrafos, ou então coloque todos proporcionais a um número exato de linhas. Além disso, na frase “uma solução para o Brasil seria além de melhorias ” – não utilize o “ia”, faça com que sua proposta de intervenção esteja convicta, logo, “um solução para o Brasil, além de melhorias”.
6. “mudanças na forma de punir o jovem infrator, com aumento do tempo de detenção daquele que cometer um crime mais sério,” – não dê medidas que piore a situação humana seja qual for o crime, ou seja, melhore a situação do problema. A sua proposta em relação à intervenção educacional e cultural está muito boa e detalhada. Apenas se atente ao número de linhas, o modelo da redação é muito importante.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que sua próxima redação possa ficar muito melhor!