No que tange ao conceito de trabalho, tem-se a noção de que é o meio pelo qual garantimos o atendimento às nossas necessidades, tais como as de subsistência. Entretanto, a desigualdade econômica e social do país culmina na falta de emprego e de melhores condições de vida, uma vez que vivemos numa sociedade capitalista, na qual os gastos sobrepõem-se às receitas auferidas, e não há investimentos suficientes na especialização do profissional do mercado.
Segundo o IBGE, quase 14 milhões de pessoas estavam desempregadas, em 2018, no Brasil. Esses dados retratam a falta de maiores investimentos do Poder Público na criação de postos de trabalho e a ineficácia na distribuição equitativa dos recursos nacionais para inserir o trabalhador brasileiro no mercado de trabalho. Ademais, a insuficiente especialização e a inexperiência do profissional no ramo pertinente exigem o fomento educacional por parte das instituições de ensino, as quais devem proporcionar melhores chances do indivíduo se destacar no meio no qual for atuar.
“Falamos tanto em desperdício de recursos naturais e energia, mas e quanto ao desperdício de talentos?”, indaga o filósofo suíço Alain de Botton. As organizações, em virtude do mercado competitivo, procuram contratar pessoas experientes na área da qual fazem parte, porém, não oferecendo maiores oportunidades àquelas pessoas que buscam inserir-se no mercado de trabalho. Em decorrência disso, o mercado torna-se restrito e os índices de desemprego aumentam, provocando, portanto, a instabilidade na economia do país.
Dessa maneira, o fenômeno trabalho e os problemas associados a essa questão merecem maior atenção por parte da sociedade e do Estado. O Ministério do trabalho pode destinar maiores recursos à expansão das ofertas de emprego, oferecendo chances a toda a população, com vistas a promover a inserção do trabalhador no âmbito profissional. Além disso, as empresas podem investir em programas de treinamento, visando capacitar os indivíduos que compõem a sua estrutura, qualificando-os a atuar de modo efetivo e, por conseguinte, gerar produtividade e satisfação a todos os envolvidos. E, sobretudo, o profissional deve sempre se especializar, buscando desenvolver-se constantemente através de cursos e de trabalhos alternativos, tendo por objetivo agregar conhecimento e ganhar experiência, que é fator preponderante na seleção do profissional.
Thainara
Sua introdução está bem completa, gostei bastante. A única coisa que eu mudaria é não se incluir muito a todo tempo, ou se incluir indiretamente. Por exemplo, em vez de, “é o meio pelo qual garantimos o atendimento às nossas necessidades, tais como as de subsistência.” Porque não usar “é o meio pelo qual se garante atendimento às necessidades da sociedade”, ao meu vê é algo que enriquece qualquer redação. Agora em relação aos parágrafos de desenvolvimento, está muito bom, porém na hora de inserir algum filósofo (ou afins), procure não escrever exatamente oque ele disse, NÃO É UM ERRO, é só uma dica, tipo você colocou “Falamos tanto em desperdício de recursos naturais e energia, mas e quanto ao desperdício de talentos?”, indaga o filósofo suíço Alain de Botton. Por que não coloca “O filósofo suíço Alain de Botton indaga o porquê de se falar tanto em desperdício de recursos naturais e energia e excluir o desperdício de talentos.” Só mudaria isso, mas repito ESTÁ BOM DO JEITO QUE ESTÁ, só é uma dica que uma professora me deu, e fez toda diferença nas minhas redações. A sua conclusão está uma maravilha, eu simplesmente amei. Única coisa que eu mudaria é ao invés de usar “pode” e “podem” usaria “deve” ou “devem”.
Kauane
Amei!!! Ótima redação, respeitou todos os aspectos exigidos, além de prender e ensinar muitas coisas ao leitor.
Além de trazer um desenvolvimento coerente, a tua proposta de intervenção foi excelente!
Parabéns!
Patrick.PK
Amei sua redação e através pude aprender e compreender mais a respeito. Parágrafos bem estruturados, de acordo com a semântica estrutural. Sem repetição de palavras. Respeitando a norma culta e tudo mais rs. Parabéns!
Redação excelente! Não consegui perceber nenhum nenhum erro!
Rodrigo20
Parágrafos elaborados, de acordo com a semântica estrutural das palavras. Conectivos de continuidade e a concluão bem explicativa e além disso sucedida. Não tem repetição de palavras. Meus parabéns! O texto está um sucesso com exceção de algumas regras de pontuação.
Marlonribeiro
*Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
Correção: 200
*Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
Correção: 200
*Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
Correção: 200
*Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
Correção: 200
*Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
Correção: 200
Redação excelente! Não consegui perceber nenhum ponto incoerente e nenhum erro!
Tchau!
E até a próxima!😁
salinha_
Olá, boa noite! Que incrível sua redação.
Alguns pontos precisam ser melhorados como após apresentar sua tese na introdução, deve-se seguir com um plano de desenvolvimento do d1 e d2, como “causa e consequência” por exemplo, fica a seu dispor apresentar o que será discutido no desenvolvimentos, afim de levar ao corretor a um ponto certo para o que será discutido. Além do mais, o uso de conectivos/conectores no inicio de cada paragrafo é indispensável, já que atualmente, no enem, para fazer uma pontuação de 200 pontos na competência 4, você precisa fazer o uso desses conectivos no inicio de pelo menos 2 parágrafos seguintes, e alias, isso faz com que seu texto fique mais “ligadinho” e não com parágrafos soltos. Além do mais, lembre-se de sempre se posicionar a respeito dos dados apresentados, citando exemplos e debatendo sua tese, é essencial!
christianeaparecida938
arágrafos bem elaborados, de acordo com a semântica estrutural e das palavras. Conectivos de continuidade e conclusão bem aplicados. Sem repetição de palavras e aplicação de sinônimos. Parabéns! O texto está incrível com exceção de algumas regras de pontuação como “E, sobretudo, o…”
thainadutral
Parágrafos bem elaborados, de acordo com a semântica estrutural e das palavras. Conectivos de continuidade e conclusão bem aplicados. Sem repetição de palavras e aplicação de sinônimos. Parabéns! O texto está incrível com exceção de algumas regras de pontuação como “E, sobretudo, o…”