A questão do tabagismo na contemporaneidade

  • 0

Na série “Peaky Blinders” é retratado o uso excessivo do cigarro no decorrer dos episódios. Fora da ficção, percebe-se que hodiernamente muitas pessoas utilizam o tabaco, causando assim um infortúnio no Brasil, seja pelo fato que o tabagismo contribui com os problemas de saúde, seja também pela intensa glamourização do cigarro.

 

A princípio, vale ressaltar que a utilização do cigarro causa diversos malefícios à saúde não só dos fumantes ativos, como também causa impactos negativos à quem convive com o fumante e inala a fumaça tóxica. Sendo assim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde-OMS, o tabaco vem colaborando cada vez mais com o aumento do número de vítimas, matando mais de 8 milhões de pessoas por ano decorrente das complicações de saúde causadas, como os problemas no sistema cardiorrespiratório.

 

Outrossim, é importante destacar também que com a glamourização do tabaco, o número de usuários fumantes vem crescendo cada vez mais. Dessa forma, em um dos episódios do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, o protagonista Chris é influenciado a fazer uso do cigarro para se incluir no grupo “descolado” da escola. Analogamente ao que é exibido no seriado, no Brasil contemporâneo muitos indivíduos (principalmente jovens) começam a utilizar o cigarro cedo como forma de se encaixar na sociedade tendo influência de outros jovens ou até mesmo da mídia.

 

Destarte, a fim de solucionar o problema é importante que o Estado, por meio do Ministério da Saúde-MS, promova campanhas que demonstre o risco que pode ser causado pelo tabagismo. Isso pode ser feito através das mídias e propagandas publicitárias nas redes sociais, visando atingir mais facilmente a população. Desse modo, a sociedade poderá alcançar o bem-estar e situações como a da série “Peaky Blinders” poderão ser evitadas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Uma redação nota 10!!! Ainda com poucos desvios argumentativos e excelente domínio interpretativo e sociocultural.
    Gostei muito do uso diversificado do seu repertório sociocultural, uma vez que usou na introdução de forma bem análoga e bem comparativa na argumentação também.
    Achei o órgão da proposta de intervenção sem necessidade do (MS), mas a sua redação está ótima, se eu fosse um corretor da banca eu te daria 980!!!

    • 1
  2. Introdução. Gostei muito da sua introdução, achei a sua indrotução bem criativa e contextualizada e com uma boa apresentação da sua tese.

    1 desenvolvimento. Achei que faltou resaltar a sua opinião com mais ênfase. Vc só colocou alguns dados, vc podia ter deixado a sua tese mais explicita.

    2- O segundo parágrafo de desenvolvimento já foi bem melhor, vc retomou a tese da intrudução. Além disso, gostei muito do seu repertório sociocultural.

    Conclusão. Achei uma conclusão boa e bem detalhada.

    • 1
  3. Gostei da introdução, achei a contextualização pertinente e a apresentação da tese e dos argumentos boa! No primeiro argumento, senti falta de mais explicação, já que você só colocou um tópico frasal e um dado, faltou o desenvolvimento de forma efetiva. No segundo argumento, também acho que poderia haver mais desenvolvimento, apesar de você ter feito um período final trazendo a questão pro cenário brasileiro. Cuidado com o meio que você usou na conclusão, não acredito que o Ministério da Saúde possa ser considerado um meio do Estado…
    Em geral, achei a redação boa! Basta ser mais cuidadosa com alguns detalhes…

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.