A questão do lixo no Brasil/A questão da reciclagem no Brasil

  • 1

       Gregório de Matos ficou conhecido como “Boca do Inferno”, por denunciar, de maneira ácida, os problemas que o assolavam no século XVIII. É bem provável que, ao se deparar com a questão atual do lixo no Brasil, o autor produziria críticas a respeito desse assunto. Nesse sentido, convém analisarmos que essa realidade é fruto do descaso governamental e da ausência educacional.

Em primeira análise, é preciso salientar que a ineficiência do governo é uma causa latente do problema. Consoante ao pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, porém não é o que ocorre no país, pois a falta de cuidado com o descarte de resíduos afeta, diretamente, no saneamento básico e consequentemente, na qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Diante disso, é visto que o problema necessita ser solucionado.

Em segundo plano, outra causa para a configuração desse impasse é a carência de ensino sobre a importância do ato de reciclar e de reduzir o consumo de supérfluos. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve, ou seja, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Sob essa lógica, verifica-se uma forte influência desse fundamento, uma vez que a escola não tem cumprido o seu papel no sentido de reverter e prevenir esse problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversas e debates sobre o assunto, tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores e ambientalistas. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas aprendam a importância da coleta e reciclagem do lixo. A partir dessas informações, poderá se consolidar um Brasil melhor.

 

*Oi, gente! Tudo bem? Então, eu já tentei editar 3 vezes e não consigo demarcar parágrafo nos desenvolvimentos e conclusão, apenas na introdução! Portanto, para ficar melhor para vocês corrigirem e compreenderem, eu “pulei” uma linha a cada parágrafo!* :)

Compartilhar

1 Correção

  1. BOA NOITE =)

    Olha, de inicio eu gostei da sua redação, está bem estruturada.
    > A QUESTÃO DA DEMARCAÇÃO DOS PARÁGRAFOS, NÃO SE PREOCUPE, ISSO É NORMAL.

    *Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    * Consegui identificar a sua tese.
    * Usou correto os conectivos.
    * Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    *Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.

    * CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
    # Competência I :180
    # Competência II :200
    # Competência III: 180
    #Competência IV: 200
    # Competência V: 180 ( NÃO CONSEGUI ENCONTRAR SOMENTE O MEIO DA SUA CONCLUSÃO, OU SEJA, ONDE ESSA AÇÃO SERÁ REALIZADA ? )

    CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.